Os músicos do projeto Roda de Mestres convidam amigos e admiradores para mais duas rodadas de apresentações, uma na sexta-feira, 13, em Itu (SP), a outra no sábado, 14 de abril, em Caldas (MG), ambas a partir das 20 horas. As cantorias têm como objetivo valorizar os mestres da música popular brasileira, representados por Sinhá Rosária, João Bá e Tião Mineiro, divulgar nossas raízes musicais, resgatar o respeito aos nossos anciões e fomentar a genuína cultura do nosso país. O descontraído encontro reúne três mestres cantadores e jovens artistas e pesquisadores — todos de origens e tradições musicais distintas que, juntos, e no dia a dia e nos palcos, celebram a união entre a sabedoria do mais velho e a inquietude do mais novo.
Tudo aponta para uma experiência artística inesquecível, pela riqueza de trajetórias e visões de mundo envolvidas. O espetáculo é um maravilhoso encontro de gerações com música e prosa. A ideia dessa singular conversa musical foi do violeiro, cantor, percussionista e produtor fonográfico João Arruda, incansável pesquisador da cultura popular. Este encontro de gerações é resultado dos trabalhos de direção musical feitos por Arruda nos álbuns autorais dos três artistas: Acordar com os Passarinhos, de Tião Mineiro (2012); Cavaleiro Macunaíma, de João Bá (2013); e Eu sou Sinhá, de Sinhá Rosaria (2015).
“Por meio de suas músicas e de suas histórias cada artista desta roda nos leva a uma paisagem diferente, a um universo cultural e existencial próprio”, segundo Arruda. “Com Sinhá Rosária nos embalamos na alegria do samba de bumbo e samba de lenço paulista; com Tião Mineiro vamos aos giros de Folias de Reis e modas de viola caipira; e com João Bá somos levados à poética encantada dos sertões nordestinos e do norte de Minas”, apontou o violeiro, frisando que, com suas artes, os três mestres partilham sabedoria e conhecimentos e “espalham a mais leve alegria anciã”.
João Arruda entra em cena munido de violas, craviola, violão e instrumentos de percussão. Com sua peculiar descontração, o jovem músico deixa irrecusável o convite ao embarque para um passeio pelas águas que formam estes três grandes rios, ao passo que costura o repertório que concentra e revisita várias das mais ricas tradições da cultura popular do Brasil.
Sinhá Rosária (82 anos, Campinas/SP), João Bá (84 anos, Crisópolis, Bahia), Tião Mineiro (74 anos, Boa Esperança, Minas Gerais), um jovem violeiro, pesquisador da cultura popular João Arruda (31 anos, Campinas, SP) e as musicistas Esther Alves (flauta, sanfona e percussão) e Yandara Pimentel formam esta roda por onde giram cantorias, prosas, poesia e muita alegria e que em 2017 passou pelo Centro Cultural Casarão
de Barão Geraldo, em Campinas, pelas unidades Jundiaí, Campinas e Pompeia (bairro de São Paulo) e Sítio Rosa dos Ventos, em Caldas (MG).
Leia também no Barulho d’água Música:
917 – Dois Joãos conhecidos pela alegria são atrações em tarde de sábado na Casa de Mário de Andrade
839 – Três mestres e um pupilo inquieto promovem roda de cantoria em Barão Geraldo, distrito de Campinas (SP)
Tião Mineiro comemora 50 anos de estrada