Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

1059 – Duo Flor de Maracujá (SP) apresenta “Café com Flor” no Teatro da Rotina

1 comentário

O Teatro da Rotina, casa de espetáculos estabelecida em um dos mais icônicos endereços paulistanos, estará reservado na noite de sexta-feira, 11 de maio, para a apresentação do concerto Café com Flor, que o Duo Flor de Maracujá protagonizará partir das 21 horas. Ana Lis Marum e Esther Alves de Araújo, músicas que compõem a dupla, pesquisam, tocam e cantam juntas desde 2011 e desde então, concomitantemente ao trabalho instrumental que sempre levaram aos palcos, também foram se adentrando no ambiente da canção popular brasileira – com maiores influências e ênfase nos universos musicais paulista e das Minas Gerais — até chegar, em 2016, à formatação do Café com Flor. O texto de apresentação do Duo Flor de Maracujá sobre este projeto destaca que “café e chá quentinhos, encontros, canções que contam histórias, trazem-nos memórias e nos deixam mais próximos”. Logo, “a lembrança tão brasileira de cantar ao redor de uma mesa de café – com um repertório que perpassa o universo caipira e dos cantadores chegando aos sons de compositores amigos e da nova geração – é o que conduz o Café com Flor: um show que nos traz a leveza, a delicadeza e a força de uma boa conversa”.

As pesquisas do Duo Flor de Maracujá também se estendem às canções de amigos artistas e às composições das próprias Ana Lis Marum e Esther Alves com o propósito de unir àquilo que já agrada ao gosto público a expressão de novos compositores. E a proximidade é o fio condutor desse projeto. Por meio de arranjos delicados, simples e transparentes, o Duo Flor de Maracujá procura dar voz à riqueza desse recorte do cancioneiro popular brasileiro, alinhavando-o a um sentimento que a muitos dos amigos e admiradores soa familiar: a lembrança de cantar ao redor de uma mesa de café e permitir que quem ouve as duas também cante com elas, olhando-a nos olhos.

Ana Lis Marum e Esther Alves nos contam, também, que Café com Flor deriva do processo do show anterior, VIM, promovido em 2015, que trazia à tona reflexões acerca da profundidade e da simplicidade traduzidas pelo roteiro musical e poético do show: letras que remetessem a essas sensações, instrumentação leve e sucinta, arranjos que delineavam apenas o essencial de cada canção.

Assim, estabelecendo um elo com o anterior,  o show Café com Flor desabrochou, com o intuito de aumentar a pesquisa de repertório e realizar as apresentações em espaços com interação mais intensa com o público. Com isso, durante o ano de 2016, as integrantes se apresentaram em cafés, bares, saraus, teatros, restaurantes e espaços intimistas que acolheram essa nova proposta. Os concertos se sucederam e passaram entre outras cidades por Campinas (SP), Caldas (MG) e onde atraíram ao Teatro Prefeito Virgínio Ometto  público majoritariamente de terceira idade, Iracemápolis (SP).

O Duo Flor de Maracujá  também protagoniza o Dandô Circuito de Música Dércio Marques, idealizado pela cantora, compositora e pesquisadora paulista Katya Teixeira, que dialoga fortemente com a proposta do de Ana Lis e Esther. Como atração do Dandô, ambas já visitaram o Barracão das Artes e Criatividade, situado em Caldas, com o violeiro João Arruda, Nádia Campos e João Bá, e o Centro Cultural Casarão de Barão Geraldo, Campinas, como anfitriãs do músico mineiro Marcelo Taynara.

Em junho de 2016, algumas canções do Café com Flor foram apresentadas no programa Conversa de Botequim, levado ao ar pela Rádio Bandeirantes. Em dezembro do mesmo ano, o Duo teve a oportunidade de gravar o programa Conexão Cultural, da TV Câmara de Campinas, no qual compartilhou um pouco de sua história, referências musicais, seus arranjos e repertório.

O Duo Flor de Maracujá, inicialmente, apoiava-se em flauta e violão, primando por arranjos que priorizavam a delicadeza e o cuidado para expressar a sonoridade de canções escolhidas por meio da combinação das duas vozes. Mais tarde, a instrumentação básica ganharia os reforços  da sanfona e de percussões e o repertório passou a contar, também, com sambas, música mineira, da vanguarda paulista e de compositores da nova geração. Além dos espaços já mencionados, o Duo Flor de Maracujá apresentou se em festivais, auditórios e centros culturais promovidos e mantidos por livrarias, Unicamp, Casa do Lago, Faculdade de Arquitetura e Instituto de Artes, além de saraus em pequenos espaços da cidade de Campinas. Em 9 de março, Ana Lis Marum e Esther Alves estiveram entre as convidadas do show Bibianas, que a cantora, compositora e poetisa Consuelo de Paula levou ao Teatro da Rotina em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e a personagens femininas marcantes da música brasileira.

Um pouco de cada uma

Esther Alves (Foto: Marcelino Lima/Acervo Barulho d’água Música)

Esther Alves de Araújo iniciou seus estudos musicais aos 11 anos, em São Paulo, e aos 19 anos ingressou no bacharelado em flauta transversal pela Unicamp, concluindo o curso em 2013. Neste período passou a se interessar e a participar de rodas de choro e também de formações que privilegiam repertórios brasileiros. Atualmente atua como flautista, cantora e sanfoneira em diversos projetos (orquestras, regionais de choro, duos, coletivos orquestrais de música brasileira, gravações de trilhas para espetáculos infantis, entre outros) e ao lado de artistas de diferentes segmentos e formas de manifestação.

Ana Lis Marum (Foto: Bruno Cabral)

Ana Lis Marum iniciou seus estudos musicais em 2006 no Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos (CDMCC), em Tatuí. Em 2014 formou-se em Violão e Erudito e Licenciatura em Música pela Unicamp. Desde 2010 realiza trabalhos voltados à performance como cantora e violonista, participando de diversos festivais de música pelo Brasil.

Atualmente trabalha com Coro Infantil na Escola Municipal de Música de Campinas “Cemmaneco”, estuda Voz Popular sob a orientação da Professora Doutora Regina Machado e pesquisa a relação da voz e do violão na Canção Popular Brasileira.

Serviço:

Duo Flor de Maracujá no Teatro da Rotina
Violão e Voz: Ana Lis Marum
Flauta, Sanfona, Percussões e Voz: Esther Alves
Escolha de repertório: Esther Alves e Ana Lis Marum
Arranjos: Esther Alves e Ana Lis Marum
Duração do show: 50 minutos
Classificação etária livre
11 de maio, 21 horas
Endereço: Rua Augusta, 912, São Paulo, São Paulo
Ingresso: R$ 20 (antecipado, pelo portal teatrodarotina.org/ingressos) ou R$ 40 (na bilheteria)

Contatos:

+55 (15) 981807081
flordemaracujaduo@gmail.com
facebook.com/duoflordemaracuja
+55 (15) 981807081

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Um pensamento sobre “1059 – Duo Flor de Maracujá (SP) apresenta “Café com Flor” no Teatro da Rotina

  1. maravilha. bom saber!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s