1060 – Festival de Música de Barueri (SP), com prêmio de 70 mil pilas, aceita inscrições até 31 de maio

Inscrições para músicos residentes na cidade da Grande São Paulo (categoria Prata da Casa) e Livre (de qualquer cidade do país) serão aceitas até 31 de maio, pela internet ou envio da ficha cadastral pelos Correios

 

Por Marcelino Lima, com Arleno Marques

Barueri, cidade da região metropolitana de São Paulo distante 26 quilômetros da Capital pela rodovia Castello Branco (SP 280) está com inscrições abertas para o Festival de Música Popular (Femupo) que promove desde 1972 e que nesta temporada distribuirá R$ 70 mil em prêmios. Músicos de todo o país poderão concorrer a partir do preenchimento da ficha disponível na Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, que, em seguida deverá ser reenviada por Sedex até 31 de maio, habilitando-se para participar das categorias Livre ou Prata da Casa; no mesmo endereço virtual há o regulamento do certame. As eliminatórias e a final do Femupo estão marcadas para o período entre 23 e 25 de agosto.

O Femupo busca incentivar e ampliar o espaço conferido a compositores e cantores de todos os gêneros no atual cenário da música popular brasileira. Os organizadores pretendem, ainda, aprimorar e desenvolver a cultura musical, incentivar e descobrir novos talentos, além de proporcionar à população espetáculos de qualidade. O prêmio e as gratificações deste ano, de acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, dobraram em relação ao ano passado. A categoria Prata da Casa é restrita a moradores de Barueri, enquanto a Livre acolherá quem reside em outros municípios. Independentemente do endereço, cada participante poderá inscrever até duas canções, obrigatoriamente inéditas e originais — que não tenham sido gravadas em áudios comerciais, nem editadas ou divulgadas publicamente em emissoras de rádio e de televisão.

Todas as músicas inscritas passarão por seleção preliminar para apurar as cinco melhores de cada categoria, incluídas entre elas as campeãs. O melhor intérprete também será premiado, bem como a canção que conquistar a maior aclamação popular.

O regulamento completo do Femupo 2018 poderá ser conferido na edição 1.017 do Jornal Oficial de Barueri, que circulou em 10/03, ou em visita ao endereço virtual, além da página do Facebook “Cultura Barueri”.  O endereço da Secretaria de Cultura e Turismo é avenida 26 de Março, 173, Centro, CEP 06401-050.

Como foi em 2017

Jessica Sthepens, de Roraima

O Femupo já recebeu para as noites de gala, quando são anunciados os vencedores a cada nova edição, nomes como Zé Ramalho e Beto Guedes e o grupo 14 Bis. Em 2017 mais de 300 inscrições de 18 estados do Brasil chegaram à Secretaria de Cultura e Turismo, com recorde de concorrentes do Estado de São Paulo, que somaram 138, seguidas de 29 de Minas Gerais e 14 do Rio de Janeiro. A  canção vencedora da categoria Livre, entretanto, consagrou Jéssica Stephens, que nasceu em Roraima e reside no Amazonas, que faturou R$ 8 mil com Meu Teremim. “Eu já estava feliz por estar na final, imagine ser a vencedora!”, declarou a campeã. “A canção do Carlos Gomes é muito especial e cuidei como um filho. Quero agradecer ao carinho e ao respeito da equipe organizadora do evento e informar aqui que o Norte todo [do Brasil] acompanhou o festival pelo Face.” Entre os candidatos ao título da categoria Prata da Casa, o troféu ficou com Peterson Oliveira de Brito, que interpretou Minha Terra. “Foi demais, achei incrível, o evento todo envolveu vários sotaques do país.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s