1061 – Orquestra de refugiados é atração especial do MCB (SP) para Dia das Mães

Grupo que tem liderança de Carlinhos Antunes reúne músicos de vários países e apresenta repertório próprio e de canções tradicionais com instrumentos típicos como kanun, cítara chinesa e bouzouki, dentre outros

Marcelino Lima

O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, receberá o músico Carlinhos Antunes e a Orquestra Mundana Refugi para uma apresentação especial do projeto Música no MCB que celebrará o Dia das Mães neste domingo, 13, a partir das 11 horas. O grupo reúne músicos refugiados de diversos países e tem repertório formado por composições próprias e temas tradicionais da Palestina, do Irã, da Guiné, do Congo e do Brasil, além de cantos árabes e persas. Os integrantes utilizam instrumentos como kanun, acordeom, piano, violino, cítara chinesa e bouzouki, dentre outros.

A Orquestra Mundana Refugi deriva da formação original da Orquestra Mundana, que reunia músicos profissionais de diferentes localidades que residiam ou estavam em São Paulo. Após 15 anos, o Refugi se constituiu por meio de oficinas musicais oferecidas pelo Sesc São Paulo para imigrantes e refugiados, projeto idealizado pelo próprio diretor musical Carlinhos Antunes, cujo currículo é enriquecido por diversas viagens ao redor do mundo experimentando, compartilhando e descobrindo novas sonoridades, e pela assistente social Cleo Regina Miranda. O objetivo é acolher e integrar aqueles que escolheram morar em São Paulo, seja por vontade própria ou não.

A Orquestra ganhou destaque devido à relevância social e, no início deste ano, a Agência Nacional da ONU para Refugiados (Acnur) realizou uma matéria internacional a respeito de seu cotidiano em ensaios e apresentações. Os concertos também brindaram os públicos do Sesc Pompeia e de casas de espetáculos paulistanas. Em janeiro de 2019 já está acertada a participação da Orquestra no I Festival internacional, na Bahia.

Sobre o projeto Música no MCB

Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a concertos de grupos e músicos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca, Traditional Jazz Band, Pé no Blues, Neymar Dias e Igor Pimenta, Guilherme Ribeiro e Wilson Teixeira, dentre outros. As apresentações transcorrem em palco montado no terraço do MCB entre os meses de março e dezembro, e reúnem, em média, cerca de 400 espectadores em média a cada domingo.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Serviço:

Música no MCB – 19ª temporada/Maio
13/05 – Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana Refugi
20/05 – Bora Barão com Pedro Assad
27/05 – Ensemble Brasileiro
Dia e Horário: Domingos, sempre às 11h00
Entrada gratuita
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, telefone (11) 3032.3727

VISITAÇÃO

De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local, com bicicletário com 40 vagas
Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | http://www.mcb.org.br

Leia também no Barulho d’água Música:

864 – Abraço Cultural abriga em São Paulo 2º Sarau pró refugiados com filmes, música e dança
648 – Tenha em seu acervo álbum do Sexteto Mundano e de Sarah Abreu em homenagem a Violeta Parra!
Anúncios

3 respostas para “1061 – Orquestra de refugiados é atração especial do MCB (SP) para Dia das Mães”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s