1071 – “Café, Causo e Viola”, do Sesc São José dos Campos (SP), presta tributo a Inezita Barroso

Cantoria em homenagem à rainha da música caipira é uma das atrações de junho, mês que terá ainda naquela unidade apresentações de Victor Batista, Duo Purunga e Acordais, sem cobranças de entradas

Marcelino Lima

Oficinas, vivências, passeios, cinema e apresentações musicais compõem as atividades que o Sesc São José dos Campos promove a cada nova edição do projeto Café, Causo e Viola, que tem por meta integrar elementos marcantes da cultura regional e das tradições caipiras. Os concertos e cantorias são oferecidos ao som de violas e procuram tanto abrir espaços para músicos que estão começando suas trajetórias, como se verá no lançamento do álbum Viola Paulista (objeto de matéria na atualização anterior), quanto prestar tributos a expoentes nacionais que contribuem ou contribuíram para a divulgação, preservação e afirmação das modas de viola e seus gêneros correlatos. Dentro deste propósito, o mês de junho naquela unidade do Sesc do estado de São Paulo estará repleto de boas atrações, entre as quais um dos destaques é o tributo à rainha da música caipira Inezita Barroso, programado para o sábado, 9, e que porá a partir das 20 horas, no palco do Ginásio, Marcelo Jeneci, As Galvão, Maria Alcina, Consuelo de Paula e Claudio Lacerda. Em Canta, Inezita!, eles relembrarão sucessos consagrados pela ex-apresentadora do programa Viola, Minha Viola,  acompanhados por Ana Rodrigues (piano / acordeão), Zafe Costa (clarinete), Davi Martin (contrabaixo), Rafael Mota (bateria/percussão), Samuel Lopes (violoncelo) e Paulo Henrique Serau (violão/viola caipira/direção musical e arranjos).

O Ginásio do Sesc de São José dos Campos comporta público de até 650 pessoas. O ingresso para maiores de 16 anos está à venda nas bilheterias da unidade a preços que variam de R$9,00 e R$30,00.

Maria Alcina, Cláudio Lacerda, As Galvão, Marcelo Jeneci e Consuelo de Paula protagonizarão a homenagem a Inezita Barroso

Confira as demais atrações musicais do Café, Causo e Viola em junho

Victor Batista

Dia 15, sexta-feira, às 19h30

Cantor mineiro radicado em Pirenópolis (GO), o violeiro e arte educador Victor Batista está celebrando 20 anos de carreira com o lançamento do ótimo álbum Coração Caminhador, o terceiro da carreira que conta ainda com Além da Serra do Curral e Manchete do Tico-Tico. O repertório do mais recente trabalho traz composições inéditas, algumas inspiradas no livro do poeta do século XIX Nhô Musa, de Avaré (SP), com arranjos que fundem a sonoridade da viola caipira com o guitarron e o violão de 7 cordas. Apresentação programada para a área de convivência, recomendada para maiores de 10 anos e sem cobrança de entrada.

Dia 16, sábado, às 18 horas

Duo Purunga (Levi Ramiro e Carlinhos Ferreira )

 

Levi Ramiro e Carlinhos Ferreira

Beira de Mato, beira de Rio é o nome da cantoria que o duo protagoniza e que explora timbres e sonoridade de instrumentos artesanais, cordofones e de percussão, em sua maioria, de fabricação própria, posto que Ramiro e Ferreira são artesãos dos mais esmerados. O repertório entremeado por contação de causos (o violeiro de Uru, cidade do Interior paulista, nasceu em 1º de abril, mas assegura de pés e mãos juntos que todas as histórias que contam são verdadeiras) que celebram a simplicidade e a poesia da vida ma roça. Apresentação gratuita reservada para a área de convivência e não recomendada para menores de 10 anos.

Dia 22, sexta, às 19h30.

Acordais

O casal Alex Rocha e Joyce Carvalhaes, dois dos integrantes do Acordais, foram recebidos pelo Sr.Brasil, Rolando Boldrin, quando o grupo lançava seu primeiro álbum. (Foto: Marcelino Lima/Acervo Barulho d’água Música)

Grupo paulistano que está na estrada há pouco menos de cinco anos e cujo álbum de estreia encantou Rolando Boldrin, apresentador do programa da TV Cultura Sr.Brasil, o Acordais baseia o repertório em modas consagradas e composições próprias que trazem influências de música caipira, chamamé pantaneiro e Folia de Reis, sem deixar de lado os causos. As recomendações são as mesmas válidas para as apresentações de Victor Batista e do Duo Purunga: entrada gratuita, mas restrita a menores de 10 anos, e cantoria na área de convivência.

As atrações divulgadas nesta atualização podem sofrer alterações e até mesmo serem canceladas à critério do Sesc de São José dos Campos. Recomenda-se antes consultar a entidade cujo endereço e telefone para mais informações são Avenida Doutor Adhemar de Barros, 999,Highlights info row image (12) 3904-2000, São José dos Campos, São Paulo.

Dica do Barulho d’água para por na agenda:

24 de junho, dia de louvor a São João Batista, Inezita Barroso ganhará outra homenagem em São Paulo, desta vez no Auditório Oscar Niemeyr do Ibirapuera. A partir das 19 horas a mineira Ceumar, o cantor e violoncelista carioca Lui Coimbra e o violeiro paulista Paulo Freire, que formam o coletivo Viola Perfumosa, estrearão concerto que visa a  resgatar e reciclar a genialidade e a sofisticação das melodias e da poesia da música que se convencionou chamar “caipira”, compondo um mosaico comovente e alegre do Brasil “de dentro ”, “ dos interiores ” , ressaltando a singularidade desta obra poético-musical que é um retrato fiel deste país profundo. Selecionado pelo Natura Musical , o Viola Perfumosa lançará  seu primeiro CD (selo Circus), no qual ilumina a importância da presença feminina na música sertaneja de raiz homenageando uma das mais emblemáticas artistas da música popular brasileira : Inezita Barroso.

Em breve, voltaremos a tratar deste show para o qual já há venda de entradas pelo Sistema Ingresso Rápido ( http://www.ingressorapido.com.br) e pontos de venda espalhados por todo o Brasil. Para mais informações há o telefone (11) 4003-1212.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s