1084 – 49º Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP) recebe Neymar Dias tocando Bach na viola caipira

Arranjador e multi-instrumentista de São Paulo vai se apresentar no dia 21, às 17 horas, com entrada franca
Marcelino Lima

O compositor, arranjador e multi-instrumentista Neymar Dias será uma das atrações que o 49º Festival de Inverno de Campos do Jordão oferecerá no sábado, 21 de julho, aos moradores e turistas da aprazível cidade da Serra da Mantiqueira, encravada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A apresentação, gratuita, está prevista para começar às 17 horas na Capela do Palácio Boa Vista do Governo , com distribuição de pulseiras a partir de uma hora antes do concerto, na portaria do Palácio, limitada à capacidade do local, de 120 lugares. O acesso à Capela se dará com até 5 minutos de antecedência antes de Neymar Dias ocupar o palco; neste horário também será permitida a entrada de fila de espera, limitada à lotação do espaço. Não será permitida entrada após o início do concerto no qual o paulistano executará transcrições na viola caipira de Johann Sebastian Bach (ver programa em Serviços) e composições autorais.

Neymar Dias é um dos mais conceituados violonistas e violeiros brasileiros da atualidade e recentemente lançou álbum no qual promove releituras da obra de Bach para a viola brasileira, produzido em parceria com André Mehmari. Neymar Dias Feels Bach reúne 20 composições divididas em três movimentos, mais três peças avulsas, impecavelmente executadas pelo autodidata que desde criança encanta seu público e domina com maestria viola caipira, guitarra, violão, baixo elétrico, contrabaixo, guitarra havaiana e bandolim, habilidades que esmerou ao se formar em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) e integrando orquestras respeitadas tais quais a Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) e a Experimental de Repertório.

Filho de um compositor caipira, Neymar Dias, na definição do maestro Gil Jardim, dá substância musical às suas composições com cores decididamente autorais. “Naturalmente sua música revela, também, um forte traço antropofágico unindo gestos do universo da música sertaneja com gestos do universo metropolitano e cosmopolita; fundindo as poéticas de um Tião Carreiro e de um Ralph Towner na sonoridade das cordas duplas de sua viola”, apontou Jardim. Juntando as raízes com a formação acadêmica, Neymar Dias é dono de uma bagagem que consegue colocar em benefício do jazz à música erudita, com especial propriedade à música regional brasileira. Desta forma, sempre é destacado por sua profundidade e musicalidade ímpares.


O Festival

0 49° Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão teve início em 30 de junho e prosseguirá até 29 de julho, com diversos concertos em Campos do Jordão e na Capital paulista, além de vagas para  até 200 bolsistas no núcleo pedagógico da Sala São Paulo.

A programação pedagógica e artística oferecerá apresentações nos palcos da cidade serrana que fica a pouco mais de 170 quilômetros da Capital (Auditório Claudio Santoro, Praça do Capivari, Capela do Palácio Boa Vista e Igreja de Santa Terezinha) e na  Sala São Paulo e Sala do Coro, ambas no município de São Paulo.  A maioria dos concertos do maior evento de música clássica do país terá ingresso gratuito para interessados em acompanhar  a participação de prestigiados artistas nacionais e internacionais, dos grupos do Festival (formados pelos bolsistas – a Orquestra do Festival, a Camerata do Festival e o Grupo de Música Antiga do Festival), além das apresentações de câmara com professores e alunos.

Serviço

Neymar Dias no 49º Festival de Inverno de Campos do Jordão
Transcrições de Johann Sebastian Bach
Prelúdio Em Mi Bemol Maior, BWV 998
Partita Nº 3 Em Mi Maior, BWV 1006
Suíte Nº 1 Em Sol Maior, BWV 1007
Neymar Dias
Barroca
Sobre Bach E Beatles
Sábado, 21 de julho
17 horas
Capela do Palácio Boa Vista do Governo do Estado de São Paulo
Endereço: Rua Adhemar De Barros, 3.001, Vila Alto Da Boa Vista, Campos Do Jordão, SP

 

Leia também no Barulho d’água Música sobre Neymar Dias

https://barulhodeagua.com/2017/10/05/1000-neymar-dias-transcreve-para-a-viola-obra-que-passeia-pela-mente-de-deus-e-lanca-album-novo-no-mcb-sp/

Seja um voluntário virtual MSF e ajude nesta campanha. Acesse http://www.msf.org.br/voluntario-virtual
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s