1176 – Sidnei de Oliveira ministra aula introdutória à filosofia da viola caipira na Casa do Saber (SP)

Mário de Andrade em diálogo com Nietzsche, Schopenhauer e Adorno para a elucidação e entendimento da filosofia que reveste a viola caipira e os elementos desta cultura é a proposta da aula aberta programada para ser ministrada pelo compositor, arranjador e violeiro Sidnei de Oliveira em 3 de maio, entre 20 e 22 horas, na Casa do Saber (clique para acessar o portal) situada na cidade de São Paulo. A inscrição é gratuita, mas precisará ser efetivada com antecedência pelo portal da Casa do Saber. Como as vagas serão limitadas e sujeitas à lotação do espaço, no dia do evento a ocupação dos lugares  respeitará a ordem de chegada  e não haverá reserva de assentos. Após Sidnei iniciar, os lugares ainda disponíveis serão cedidos àqueles  que estiverem aguardando por vaga, por isso recomenda-se aos que se inscreverem procurarem se organizar e evitar atrasos.


O músico redigiu texto para a apresentação da aula no qual adiantou que a partir de filósofos como Nietzsche, Schopenhauer e Adorno, juntamente com o historiador Mário de Andrade, é possível construir uma reflexão filosófica musical, uma vez que os quatro pensadores discorrem em suas teorias sobre cultura popular, identidade e originalidade, e cultura de massas, entre outros assuntos. Mesmo que o pensamento destes autores em suas obras seja em algum momento divergente, é importante extrair o que é significativo para discorrer e discutir sobre a cultura popular brasileira, principalmente na esfera da viola caipira e do violeiro.

O encontro apresentara nesta perspectiva uma filosofia da viola caipira, considerando elementos como a importância da Folia de Reis e demais festas populares na caracterização de uma identidade cultural, a diferença entre cultura e representação da cultura, assim como algumas palavras muito utilizadas nos dias de hoje que são atribuídas à cultura, tais quais resgate, resistência, fomentação, entre outras.

A aula aberta será totalmente gratuita, destinada a apresentar um novo professor ao público da Casa do Saber e, para os novos alunos, também uma oportunidade de ter contato com o ambiente e a dinâmica das aulas. O tema, geralmente panorâmico, serve como  porta de entrada para assuntos a serem aprofundados em um futuro curso ministrado pelo professor da aula aberta. 

A Casa do Saber na cidade de São Paulo fica na rua Doutor Mário Ferraz, 414, no bairro Itaim Bibi. O telefone para mais informações é +55 11 3707 8900.

Sidnei de Oliveira abordará conhecimentos relativos aos pensadores, no sentido horário, Mário de Andrade, Adorno, Nietzsche e Schopenhauer 

Sidnei de Oliveira

Sidnei de Oliveira, gaúcho de São Francisco de Paula radicado em São Paulo é músico, compositor e instrumentista com Graduação em Música (Universidade de São Paulo/Claretiano); Graduação em Filosofia (Unifran); Mestre em Filosofia (Unifesp); Doutor em Filosofia (Unicamp) com estágio de pesquisa na Universität Leipzig, na Alemanha; Pós-doutorando em Música (USP),  autor dos álbuns Prólogo e Utopia e vencedor do  Prêmio Syngenta com a música instrumental Esplendor.

Leia mais sobre Sidnei de Oliveira e conteúdos a ele relacionados aqui no Barulho d’água Música e em outras páginas clicando nos linques abaixo:

https://www.picbon.com/tag/violaefilosofia
https://barulhodeagua.com/tag/sidnei-de-oliveira/
https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/508476/sidnei-de-oliveira/
http://usp-br.academia.edu/SidneiOliveira

Opções de condução para a Casa do Saber paulistana:

https://moovitapp.com/index/pt-br/transporte_p%C3%BAblico-Rua_Doutor_M%C3%A1rio_Ferraz-Sao_Paulo-site_25940067-242

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s