Álbum traz 16 sucessos do grupo que está na estrada há 45 anos, com participações dos violeiros mineiros Chico Lobo e Tavinho Moura
A Banda de Pau e Corda, uma das mais longevas e tradicionais do Brasil, fará nesta quinta-feira, 4 de julho, apresentação em Belo Horizonte (MG) durante a qual será lançado o álbum comemorativo aos seus 45 anos de trajetória. O disco do grupo de Recife (PE), lançado pelo selo Kuarup, já está tocando aqui na redação do Barulho d’água Música, gentilmente enviado pela gravadora, a qual agradecemos à toda equipe e em especial a Rodolfo Zanke. A cantoria deverá começar às 21 horas, no Teatro do Centro Cultural Minas Tênis (ver a guia Serviços).
O álbum 45 Anos Ao Vivo está disponível em lojas e nas principais plataformas digitais e foi gravado em julho de 2018, também em Beagá, no Cine Theatro Brasil Vallourec. O material captado no espetáculo se transformou no primeiro registro ao vivo da Banda de Pau e Corda e traz 16 das inúmeras e populares canções dos pernambucanos. Apontada como influenciadora de muitos músicos mineiros, a Banda de Pau e Corda escolheu gravar o disco na capital mineira por conta do carinho do público e dos artistas do estado.
Criada em dezembro de 1972¹, a Banda de Pau e Corda é parte de um dos momentos musicais mais efervescentes da música pernambucana. Com o lançamento do primeiro disco, Vivência, em 1973, iniciou sua trajetória mostrando que a música regional e a cultura popular também poderiam ser sofisticadas. Embora o álbum de estreia tenha sido gravado apenas com instrumentos de pau e de corda, o grupo atualizou sua proposta sonora a partir do segundo disco, Redenção, quando passou a adotar também a bateria convencional. Daquele disco participaram Sérgio Andrade na voz, Júlio Rangel na viola e vocais, Eric Caldas na flauta, Sérgio Eduardo no contrabaixo, Evandro Natividade na bateria e vocais, Lucas Oliveira no violão e Johann Brehmer na percussão. Conhecido pelo cuidado poético, a Banda de Pau e Corda rapidamente conquistou muitos admiradores como o escritor Ariano Suassuna e o sociólogo Gilberto Freyre, que escreveu a apresentação de Vivência, inspirando contemporâneos e futuras gerações do Brasil.

Detalhe da capa do álbum da Banda, lançado em 1975, Frevo Pelas Ruas do Recife
O novo trabalho é o décimo da discografia. Entre os clássicos recordados nas 16 canções selecionadas para este repertório especial, os fãs podem curtir Vivência, Areia, Flor D’Água — que foi trilha sonora da novela Maria, Maria, da Rede Globo – e O Trem Tá Feio — outra melodia que fez parte da trilha sonora da primeira versão da novela Cabocla, também da Globo, composta por Murilo Antunes e Tavinho Moura, letrista e músico juiz-forano que participa do disco cimemorativo na sua canção de autoria.
Outra participação especial é a do violeiro conterrâneo de Tavinho, Chico Lobo, que toca Pássaro de Rima, feita em parceria com o músico Siba Veloso. A direção musical do disco é assinada por Sérgio Andrade e os arranjos por Waltinho Andrade. O disco é dedicado aos músicos Roberto Andrade e Paulo Rezende, que foram alguns dos fundadores da Banda de Pau e Corda que faleceram em 2017, irmão e primo, respectivamente, de Sérgio Andrade.
Sobre a Kuarup
Especializada em música brasileira de alta qualidade, o seu acervo concentra a maior coleção de Villa-Lobos em catálogo no país, além dos principais e mais importantes trabalhos de choro, música nordestina, caipira e sertaneja, MPB, samba e música instrumental em geral, com artistas como Baden Powell, Renato Teixeira, Ney Matogrosso, Wagner Tiso, Rolando Boldrin, Paulo Moura, Raphael Rabello, Geraldo Azevedo, Vital Farias, Elomar, Pena Branca & Xavantinho e Arthur Moreira Lima.
Show de lançamento do CD 45 Anos Ao Vivo
Banda de Pau e Corda em Belo Horizonte
Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube
Dia 4 de julho, quinta-feira, às 21 horas
Ingressos: à venda na Eventim.com e na bilheteria do Teatro
Endereço: Rua da Bahia, 2244, Lourdes, Belo Horizonte (MG)
Participações especiais: Bárbara Barcellos, Leopoldina e Maísa Moura.
Kuarup Música
Rádio, Imprensa e TV www.kuarup.com.br
Telefones: (11) 2389-8920 e (11) 99136-0577 Rodolfo Zanke
rodolfo@kuarup.com br
Kuarup Música
(11) 2389-8920
1 A Banda Pau e Corda formou-se no Recife em dezembro 1972 com a proposta de valorizar os ritmos nordestinos, misturando música e poesia. Era constituído originariamente por Roberto Andrade, bateria; Waltinho, violão; Sérgio, voz; Paulinho, baixo; Netinho, viola e Beto Johnson, flauta.
Ao longo do tempo, sua formação foi mudando bastante, com os três irmãos Sérgio, Roberto e Waltinho ligando as origens do grupo e os dias atuais. Atualmente, Sérgio Andrade, Sérgio Eduardo, Julio Rangel, Zé Freire, Yko Brasil e Alexandre Baros seguem levando a música da Banda para todo o país. De Waltinho são quase todos os arranjos e a maior parte das composições – sempre em parceria com Roberto ou Sérgio Andrade.
Em dezembro de 2006 a Banda viajou até a Argélia onde se apresentou no Congresso Mundial dos Povos e Culturas dos Desertos, em Argel, como representante do Brasil no evento. Em 2008 representou o Brasil no Festival da Lusofonia, em Macau. Apesar de ter reduzido suas atividades ao nível local nos últimos anos, a Banda de Pau e Corda nunca parou, sendo presença constante nos carnavais e festas de São João em Pernambuco.
Um comentário sobre “1206 – Banda de Pau e Corda (PE) lança disco comemorativo, pela Kuarup, em Belo Horizonte (MG)”