1216- Pianista e arranjador Marco Bernardo (SP) lança novo álbum pela Kuarup

Disco com direção musical de Wagner Amorosino tem releituras de clássicos de nomes como Waldir Azevedo, Pixinguinha e Jacob do Bandolim e será atração do projeto Cultura no Choro, em Sampa 

O pianista e arranjador paulistano Marco Bernardo será atração neste sábado, 3 de agosto, do projeto Cultura no Choro, quando, a partir das 20 horas, estará lançando o álbum O Pianeiro Chorão, pela produtora e gravadora Kuarup (ver a guia Serviço). O conceito de pianista popular origina-se na figura do pianeiro – designação do pianista demonstrador das antigas casas de música que comercializavam partituras e instrumentos musicais nas primeiras décadas do século passado. Alma desses estabelecimentos, o pianeiro divulgava ao público os últimos lançamentos musicais e, sobretudo quando se tratava de música popular, as partituras eram escritas em nível elementar de maneira a serem exequíveis pelo público médio, se lhes dava toques insuspeitados, desde o balanço até intervenções de caráter melódico e harmônico. Não podia ser diferente: graças às artes do pianeiro, as pessoas se agradavam das músicas e adquiriam três exemplares, com a ilusão de, chegando em casa, fazer algo parecido com o que tinham acabado de ouvir na loja. Só o talento de cada um diria.

O álbum O Pianeiro Chorão, de Bernardo, é resultado de décadas de devoção e de dedicação do músico a todo esse universo musical, desde seus estudos de piano, com o desenvolvimento de uma leitura própria dos clássicos do gênero, que em geral é impregnada dos maneirismos dos compositores e intérpretes que tocam essas canções, acima de tudo com respeito à tradição, porém buscando um toque de contemporaneidade. Com exceção de duas músicas, Vem Cá, Branquinha e Manhosamente, gravadas em versões originais, todas as peças têm arranjos do pianista e três delas receberam influência direta de grandes intérpretes que as abordaram: Expansiva é inspirada no arranjo de Mozart Brandão para a gravação de Jacob do Bandolim, Branca evoca a genial ousadia de Hermeto Pascoal e Jura relembra a bossa inconfundível de Carolina Cardoso de Menezes.

O encontro do artista com um piano Steinway em uma tarde chuvosa de 2008 trouxe para o repertório do álbum alguns clássicos inspirados como Pelo Telefone (Donga e Mauro de Almeida), Rosa (Pixinguinha), Noites Cariocas (Jacob do Bandolim), Pedacinhos do Céu, Delicado e Brasileirinho (Waldir Azevedo) entre outras pérolas da música popular brasileira. A produção, gravação e direção musical do álbum é assinada pelo músico Wagner Amorosino. O disco tem mixagem e masterização a cargo de Adonias Souza Júnior, com ilustração, produção e projeto gráfico desenvolvidos pela Kuarup

Sobre a Kuarup

Um exemplar de O Pianeiro Chorão, gentilmente nos enviado pelo diretor artístico da Kuarup, o amigo Rodolfo Zanke, está sendo tocado sem dó aqui no boteco do Barulho d’água Música.  Agradecemos pelo regalo e deixamos como dica aos amigos e seguidores encomendarem não apenas este disco, mas outros disponíveis no catálogo da gravadora, cujo endereço virtual segue ao final desta atualização!  

Especializada em música brasileira de alta qualidade, o seu acervo concentra a maior coleção de Villa-Lobos em catálogo no país, além dos principais e mais importantes trabalhos de choro, música nordestina, caipira e sertaneja, MPB, samba e música instrumental em geral, com artistas como Baden Powell, Renato Teixeira, Ney Matogrosso, Wagner Tiso, Rolando Boldrin, Paulo Moura, Raphael Rabello, Geraldo Azevedo, Vital Farias, Elomar, Pena Branca & Xavantinho e Arthur Moreira Lima, entre outros.

Sobre Projeto Cultura no Choro

Idealizado e dirigido pela cantora e produtora Cris Caner, o projeto Cultura no Choro, que tem por proposta apresentar gratuitamente ao público uma série de concertos musicais e literários voltados para o universo do Choro e da música instrumental brasileira, já é promovido desde 2013 entre os meses de março e novembro no Centro Brasileiro Britânico (Teatro da Cultura Inglesa), localizado no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo. O projeto Cultura no Choro já recebeu artistas ilustres e de grande expressão tais como: Trio Madeira Brasil, Joel Nascimento Trio, Laércio de Freitas, Toninho Carrrasqueira, Zé da Velha e Silvério Pontes, Duo Proveta e José Alves, Izaías e Seus Chorões, Toninho Ferragutti & Swami Júnior, João Assis Brasil, Marco Bernardo, Danilo Brito, Maestro Marinho Boffa e Luizinho 7 Cordas dentre tantos outros, homenageando compositores e músicos fantásticos que representam o gênero e seguem influenciando novos adeptos.

Serviço:
Cultura no Choro
apresenta
Show de lançamento de O Pianeiro Chorão
Data: 3 de agosto, sábado, 20
Centro Brasileiro Britânico
Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, São Paulo,telefone: (11) 3819-4120
Kuarup Música
Rádio, Imprensa e TV: http://www.kuarup.com.br
Telefones: (11) 2389-8920 e (11) 99136-0577
Rodolfo Zanke
Kuarup Música (11) 2389-8920

Um comentário sobre “1216- Pianista e arranjador Marco Bernardo (SP) lança novo álbum pela Kuarup

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.