1224 – Levi Ramiro recebe Luiz Salgado em mais uma rodada do Viola de Feira (BH/MG)

O projeto Viola de Feira, já em seu segundo ano consecutivo sendo promovido em Belo Horizonte (MG), terá nova rodada neste domingo, 25, a partir das 11 horas, no Centro Cultural Padre Eustáquio, onde as atrações serão Levi Ramiro e seu convidado, Luiz Salgado, ambos violeiros. Coordenado pela Picuá Produções, o Viola de Feira em 2019 começou no dia 7 de julho, com Chico Lobo, Pereira da Viola e Wilson Dias e em 28 de julho abriu o palco para Renato Caetano receber Dimas Soares. Em 29/9, a dupla Ramon & Rozado fará as honras para Du Santos.

As cantorias do projeto Viola de Feira têm entrada franca e são promovidas sempre a partir das 11 horas. Ao elaborar o projeto, a produtora cultural Nilce Gomes, que coordena a Picuá Produções, pensou em oferecer à plateia a oportunidades de celebrar a riqueza e a diversidade da viola de Minas Gerais, mas sem a necessidade de pagar ingresso. A cada novo encontro, os artistas desfilam cantigas e tocam sucessos de seus repertórios que levam o público a viajar pelas folias, batuques, modas, cateretês, catiras e toadas  apenas alguns dos ritmos que ocorrem com mais força no Estado e que utilizam a viola caipira como um dos seus instrumentos de transmissão.

O local escolhido para as apresentações, o Centro Cultural Padre Eustáquio, é estratégico: atende a toda a região Noroeste da Capital mineira; anexa ao Centro Cultural é promovida a Feira Coberta tradicional evento e ponto de encontro de belo-horizontinos que, portanto, constituem ótima oportunidade para feirenses e público em compras entrar em contato com a verdadeira cultura de raiz.

O projeto Viola de Feira é realizado pela Picuá Produções com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, Fundação Municipal de Cultura, Projeto nº 1487/2017. Conta com o patrocínio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e está em estudos a possibilidade de se tornar itinerante e ser levado a outras cidades mineiras. A viola caipira é patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, conforme consta desde 14 de junho de 2018 no Registro dos Saberes, Linguagens e Expressões Musicais da Viola em Minas Gerais em respeito à decisão do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep).Para saber mais detalhes, clique no linque destacado.

Luiz Salgado é um cantador do cerrado mineiro, natural de Patos de Minas e residente em Araguari. Desenvolve um trabalho fincado na expressão musical arraigada no Brasil profundo, na música que emana do que há de mais autêntico e genuíno da tradição das festas populares, da folia de reis, do congado e da viola caipira. No seu ofício faz de sua viola não só um instrumento musical de trabalho, mas também uma ferramenta de combate. Com seus acordes, ponteados e versos, canta o cerrado, o mato, a prosa, o causo, tornando sua música uma atitude diante da cultura e da vida, imprimindo uma maneira de ver o mundo e celebrar a beleza da tradição, da natureza, dos costumes e do folclore dessa região de Minas Gerais.

Para saber mais sobre Salgado, acesse o linque abaixo:

Luiz Salgado Cantador

Levi Ramiro é  natural de Uru, e atualmente vive em Pirajuí, ambas no Interior paulista. Violeiro, compositor e artesão de violas e outros instrumentos, é também conhecido por fazer e tocar violas de cabaça. Com base nos valores da cultura popular e misturando elementos que formam nossa música brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições a poesia e a simplicidade da vida interiorana. Tem músicas registradas, até aqui, em dez álbuns autorais e em discos outros artistas.

De formação autodidata, iniciou-se na música tocando violão popular antes de adotar a viola como principal instrumento, absorvendo seu universo cultural que veio de encontro com suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical, tanto na arte de tocar como fabricar este instrumento.

Selecionado e premiado em festivais e prêmios de música como Rumos Musicais do Itaú Cultural e Prêmio Rozini 2010 de Excelência da Viola Instrumental, recentemente circulou junto ao amigo e violeiro Paulo Freire por todos os estados brasileiros pelo projeto Sonora Brasil – Tema Violas Brasileiras promovido pelo Sesc Nacional.

Para mais informações sobre Levi Ramiro clique na palavra abaixo:

Levi Ramiro Violeiro

Serviço:
Viola de Feira- Edição 2019
25/8: Levi Ramiro convida Luiz Salgado
Horário: 11h
Local: Centro Cultural Padre Eustáquio
Rua Jacutinga, 821,Bairro Padre Eustáquio, Belo Horizonte, MG
Acesso Gratuito
Informações: Produção – Nilce Gomes: 31 98515-7122
picuaproducoes@gmail.com 

Próxima apresentação:
29/9 Ramon & Rozado convida Du Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s