1244 – Presenteie sua criança interior com “Um Sonho de Rabeca …”, de Caio Padilha, lançado pela Kuarup

Álbum homenageia a cultura nordestina e mestres da música como Luiz Gonzaga e Antonio Nóbrega e é um excelente presente tanto para o público infantil, quanto para marmanjos que curtem fábulas populares

A gravadora Kuarup está lançando um disco que se dado no próximo dia 12 será uma excelente presente para as crianças, tanto aquelas que de fato ainda experimentam esta gostosa fase da vida, quanto aquelas interiores que sempre devem habitar dentro de nós, adultos, Trata-se de  Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada, do músico e ator Caio Padilha. O projeto envolve parceria com o Grupo Estação do Teatro e se baseia em contação de histórias para valorizar a cultura popular centrada nos temas da fauna nordestina e fábulas que se encontram com a música de rabeca, instrumento lúdico que celebra os elementos da natureza. O repertório homenageia, ainda, os grandes mestres da música nordestina como Luiz Gonzaga, Elino Julião e Antônio Nóbrega, entre outros e dialoga com Os Saltimbancos,  peça de teatro musical infantil, inspirada no conto Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm, que na versão em Português ganhou canções adicionais, de Chico Buarque. 

O álbum de Caio Padilha é inspirado no espetáculo de mesmo nome que circulou por várias cidades brasileiras e que encerrou a programação infantil do Festival Literário de Paraty (Flip), no Rio do Janeiro. Em 2018, o jovem rabequeiro ganhou o Prêmio Culturas Populares da Funarte, e Prêmio Grão da Música Brasileira (2018) e este que é seu quarto projeto carreira está disponível em lojas e em plataformas digitais. Entre as faixas de Sonho de Rabeca (…) destaca-se logo de saída a abertura, inspirada nos menestréis da cultura popular, como um pedido de licença para entrar num terreiro, para cantar ao dono da casa, para iniciar o brinquedo. Por meio de Carcará Virou Corisco o artista homenageia o compositor João do Vale, autor do clássico Carcará, um tema símbolo da coragem nordestina, uma ave de rapina do sertão que ganha na melodia um caráter misterioso, pois as cores se misturam com o chão, o céu e as penas de nosso protagonista numa jornada inusitada. 

A direção do álbum é assinada por Caio Padilha e traz sofisticada ilustração de capa e encarte com produção e projeto gráfico desenvolvidos pela Kuarup. O disco tem as participações de Sami Tarik na percussão, John Fidja na bateria, Carol  Benigno na sanfona e Júlio Lima no baixo elétrico, além de Ananda Krishna, Rafaela Brito, Nara Kelly e Manu Azevedo nos vocais. O projeto é apoiado pelo Sebrae-RN por meio  do edital de Economia Criativa 2019. 

Caio Vitor Gonzaga Padilha, ator do grupo Estação de Teatro, em Natal no Rio Grande do Norte, é músico, rabequeiro, poeta e compositor. Nascido em 1986 na cidade do Rio de Janeiro (RN) e radicado na capital potiguar desde 1994, o jovem artista que está envolvido com teatro, música e cultura popular é também cientista social e ator, nascido em família de músicos. Desde 2011 ministra oficinas de rabeca para jovens e adultos em diversas instituições dentro e fora do Brasil já tendo recebido dois prêmios Funarte pela Iniciativa (2012 e 2018). Em 2012 e 2013 foi solista com sua rabeca numa série de apresentações com a Orquestra Sinfônica da UFRN (Parcerias Sinfônicas 100 anos de Gonzagão – gravado pelo SESC TV- SP).

O músico tem experiência internacional com shows realizados pelo Oriente Médio e apresentações solo na Europa: França, Suíça e Áustria, além de diferentes cidades dos Estados Unidos da América em 2015, 2016 e 2017. O jovem cantor carioca tem três álbuns gravados: Arrivals: Rabecas e Arribaçãs (2016), disco de estreia com Overland: Violas e Veredas (2018) segundo álbum de uma trilogia nordestina disponível em todas as plataformas digitais.

O primeiro CD foi citado por site especializado entre os 50 principais lançamentos independentes do Brasil naquele ano. Em 2019 apresenta seu novo disco Violas e Veredas depois de ser agraciado com o Prêmio Grão da Música Brasileira em 2018. Caio Padilha também circula pelo projeto SESC Palco Giratório com o espetáculo Meu Seridó e pelo SESC Arte da Palavra 2019, categoria Oralidades, falando sobre o rabequeiro potiguar pioneiro Fabião das Queimadas. 

Sobre a Kuarup 

Especializada em música brasileira de alta qualidade, o seu acervo concentra a maior coleção de Villa-Lobos em catálogo no país, além dos principais e maís importantes trabalhos de choro, música nordestina, caipira e sertaneja, MPB, samba e música instrumental em geral, com artistas como Baden Powell, Renato Teixeira, Ney Matogrosso, Wagner Tiso, Rolando Boldrin, Paulo Moura, Raphael Rabello, Geraldo Azevedo, Vital Farias, Elomar, Pena Branca & Xavantinho e Arthur Moreira Lima, entre outros.

CAMPANHA VIRTUAL

Você sabia que o Barulho d’água Música está promovendo campanha colaborativa para arrecadar fundos visando à compra de um pacote de armazenamento de imagens, áudios e vídeos, que permitirá um número ilimitado de postagens, sem corrermos riscos de perdemos as imagens das postagens mais antigas do blogue?

Temos mais de 1200 publicações ao longo de cinco anos;neste tempo contamos com um pacote limitado (gratuito) de 3GB que já está se esgotando e poderá ficar inacessível a qualquer momento, além de inviabilizar novas atualizações e o bloqueio do domínio.

O blogue Barulho d’Água Música é produzido sem nenhum financiamento oficial, de forma espontânea e gratuita, e é um importante meio de divulgação de músicos, compositores e produtores independentes que não encontram espaço na grande mídia.

Você sabia que sua eventual colaboração para este trabalho prosseguir poderá custar apenas o equivalente ao valor de um CD?

Veja mais detalhes no linque abaixo e desde já obrigado!

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/blogue-barulho-d-agua?utm_campaign=facebook&fbclid=IwAR2iEa-tlcEpgdv-hHbMWWRvdFMErC3YMIK4HSAdoq1G9-R-V1-6PNV9Gys

#ninguémsolteamãodeninguém
#diversidade
#tolerância
#pluralidade
#respeito
#resistência
#amor
#liberdade
#democracia
#PAZ

Leia também no Barulho d’água Música:

1140 – Nelson da Rabeca e esposa, com Thomas Rohrer, lançam álbum “áspero”, mas que encanta pelo tom festivo*

1020- Wescley J. Gama, compositor e poeta potiguar, volta à lista dos melhores discos do sítio Embrulhador com “Campos Grandes Reunidos”

881- Conheça a Orquestra Filarmônica de Cruzeta (RN), banda formada por jovens que é orgulho da cidade e terceira melhor do país

785 – Espetáculo do Nhambuzim coloca jacaré, arara e até sucuri no palco do Sesc Vila Mariana (SP)

 

Uma resposta para “1244 – Presenteie sua criança interior com “Um Sonho de Rabeca …”, de Caio Padilha, lançado pela Kuarup”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s