1247 – 6º Prêmio Grão de Música será entregue na galeria do Centro Cultural Olido, em São Paulo

Idealizado por Socorro Lira (PB) como coletânea anual para destacar quinze artistas nacionais, cada um dos escolhidos recebe uma estatueta de 30 cm, em bronze, criada pelo artista visual Elifas Andreato.

Um dos mais importantes troféus do cenário musical da atualidade, o Prêmio Grão de Música (PGM) será entregue em 19 de outubro no Centro Cultural Olido, onde fica a Sala Olido, no antigo Cine Olido, situado na cidade de São Paulo. Já em sua sexta edição continua desde 2014, o PGM neste ano contemplará cantores e compositores de dez estados brasileiros em cerimônia prevista para começar às 17 horas, com entrada franqueada ao público mediante retirada de senhas. O PGM teve início em Salvador (BA), idealizado pela cantora, compositora, escritora e produtora cultural Socorro Lira (PB) como coletânea anual para destacar quinze artistas. Cada um dos escolhidos recebe uma estatueta de 30 centímetros de altura, em bronze, criada pelo artista visual Elifas Andreato. Além da cerimônia de entrega, o evento oferece a #MostraPGM, um concerto com três artistas dentre os premiados do ano. 

Socorro Lira assina a direção artística da premiação focada, portanto, especialmente na canção brasileira. Neste ano entre os agraciados constam Rolando Boldrin, apresentador do programa Sr. Brasil, na TV Cultura, que receberá um exemplar do troféu que também irá para as estantes de Marlui Miranda, Alessandra Leão, John Mueller, Lucilene Castro e Márcia Tauil, entre outros expoentes da atual cena musical. A mineira Márcia Tauil é uma das vozes que serão ouvidas no concerto que terá, ainda, a “Deusa negra do samba rock” Geovana e Mateus Sartori.

Márcia Tauil, compositora e professora de canto, é nascida em Guaxupé (MG), mas está atualmente radicada em Brasília (DF). Dona de voz elogiada por Roberto Menescal — com quem fez apresentações por todo o país –, considerada uma das mais afinadas da MPB, em 2018 completou 20 anos de carreira contemplada com diversos prêmios, entre estes como melhor intérprete. Mococa, cidade do Interior paulista, criou um troféu com o nome de Márcia para premiar os vencedores do festival promovido pela Prefeitura local. A cantora está lançando o álbum Melhor Agora, em conjunto com a poetisa de Belo Horizonte (MG) Melissa Mundim, disco no qual canta poemas da autora.


Geovana, sambista, compositora e cantora nasceu no morro da Rocinha, no Rio de Janeiro, mas atualmente reside em São Paulo. A sambista participou de importantes movimentos da música popular brasileira e conviveu com figuras como Pixinguinha, Elis Regina e João da Baiana. Seu primeiro disco solo, Quem Tem Carinho Me Leva, rendeu a Geovana o rótulo de Deusa Negra do Samba-Rock. Com mais de 300 composições e autora de grandes sambas que se tornaram sucessos desde a década dos anos 1970,  tem músicas interpretadas por Clara Nunes, Martinho da Vila, Jair Rodrigues e grupo Fundo de Quintal. Atualmente está produzindo um novo disco,
Brilha Sol.

Mateus Sartori, de Franca (SP), reside em Mogi das Cruzes, no mesmo estado, onde, atualmente, está Secretário Municipal de Cultura. Eclético, Sartori domina o canto erudito, o popular e regência coral, atributos que já o levaram a dividir o palco com Ivan Lins, Danilo Caymmi, Jair Rodrigues, Guilherme Arantes, Flávio Venturini e Guinga, entre outros. A discografia reúne quatro discos lançados — o mais recentem de 2013, batizado Que Se Deseja Rever.

O Prêmio Grão de Música de 2019 será entregue a

Alessandra Leão (PE)/Bia Bedran (RJ)/Eliakin Rufino (RR)/Filpo Ribeiro (SP)/Geovana (RJ)/Gildomar Marinho (CE)/John Mueller (SC)/JosyAra (BA)/Lucilene Castro (AM)/Márcia Tauil (MG)/Marlui Miranda (CE)/Mateus Sartori (SP)/Rolando Boldrin (SP)/Sabah Moraes (PA)/Wilson Dias (MG)

O jornalista Marcelino Lima, produtor do Barulho d’água Música, representará o violeiro Wilson Dias, que não poderá estar presente à Galeria Olido por motivos particulares.

Wilson Dias

O mineiro Wilson Dias, natural de Olhos d’água e residente em Belo Horizonte, promoveu recentemente o lançamento de seu mais novo disco, Nativo, álbum duplo que tem apenas canções em um deles e no outro somente faixas instrumentais. Dias voltou às raízes e revela neste álbum um autorretrato, o relato de origens e de heranças ou “a cartografia de um preto velho”, como definiu a amiga e cantora conterrânea Déa Trancoso na apresentação do álbum.

O disco de canções é quase todo autoral e foi pensado palavra por palavra, reescrito, encaixado para criar sentido entre o passado do compositor e o presente conturbado do país. Entre as vozes especiais convidadas destacam-se Titane — que encena a teatral Punhadim–, Lislie Fiorinni,  — que dá leveza à Maraô, e Rubinho do Vale — que participa em Rala Coco —, todas reforçando a herança cultural do  Vale do Jequitinhonha, onde Wilson Dias despontou. Já o disco instrumental é uma inspiração continuada, que veio das audições de Mucuta, outro álbum instrumental do artista

Leia mais sobre Wilson Dias ou conteúdos a ele relacionados publicados pelo Barulho d’água Música clicando no linque: 

https://barulhodeagua.com/tag/wilson-dias/

SERVIÇO:

Cerimônia de entrega do Prêmio Grão de Música
Data: 19 de Outubro de 2019 (Sábado)
Sala Olido
Centro Cultural Olido
Avenida São João, 473, Centro, São Paulo, São Paulo
Recepção ao público e artistas no foyer da Sala Olido (exposição): 18 horas
Lançamento da coletânea e início da Cerimônia e da Mostra PGM (após a distribuição de senhas, às 17 horas): 18 horas
Grátis (com distribuição de ingresso-293 lugares)
Livre
produção@premiograodemusica.com.br
Patrocínio: https://www.facebook.com/palavraacesa
Palavra Acesa Editora
Apoio Cultural: Sala Olido, Prefeitura de São Paulo e Ritmiza Producoes
Realização: Liraprocult
Mais informações:
http://premiograodemusica.com.br/

Ouça a coletânea do 6º Grão de Música clicando neste linque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s