Troféus para 67 artistas, profissionais, produtores culturais e representantes de empresas ou projetos do segmento foram entregues em Brasília (DF), em cerimônia promovida no Clube do Choro
O cantor, compositor, violeiro e luthier paulista Levi Ramiro é um dos contemplados com o Troféu Parada da Música, entregue em Brasília (DF) na noite de domingo, 3 de novembro, aos vencedores de 67 categorias do 5º Prêmio Profissionais da Música (PPM). Ramiro se tornou o campeão da categoria Violas e Violeiros da modalidade Criação, em cuja final concorreu com nomes respeitados no universo da viola caipira, entre os quais o mineiro Chico Lobo, vencedor nas edições de 2015, 2016 e 2017 e finalista também em 2018, Pedro Vaz (DF), Victor Batista (GO), Mazin Silva (SC), João Triska e André Siqueira, ambos do Paraná, mais a famosa dupla brasiliense Zé Mulato e Cassiano. A cerimônia de entrega dos troféus transcorreu no Clube do Choro, uma das mais conceituadas casas de espetáculos do Planalto Central.
Geralmente realizado em abril para coincidir com o aniversário da Capital federal, em 2019 o 5° PPM por pouco não foi cancelado devido ao súbito contingenciamento de verbas públicas anteriormente a ele destinadas, previstas em lei, no momento em que os organizadores e patrocinadores preparavam os eventos paralelos à noite de premiação. Neste ano o PPM atraiu 1436 inscrições para as modalidades Criação (901), Produção (376) e Convergência (159). Depois de várias etapas de votação, chegaram à final 490 artistas, profissionais ou projetos, assim distribuídos: Criação (250), Produção (158) e Convergência (82).
O Barulho d’água Música, a exemplo do que ocorrera em 2018, esteve entre os sete finalistas da modalidade Convergência (Canal de Divulgação de Música), cujo vencedor foi o Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB); neste ano os organizadores também entregaram o Troféu Parada da Música a um artista ou projeto indicado pelo voto popular e nesta categoria quem o levou foi a paulistana Sêla – Mulher na Música, finalista nas categorias Startup. Melhor Produtora Executiva. Melhor Plataforma de Negócios. Melhor Festival Independente e Melhor Projeto Cultural Musica.
A GRV (Gustavo Ribeiro de Vasconcellos) Midia, Media & Entretenimento e os parceiros do Prêmio Profissionais da Música, como vêm fazendo desde a primeira edição, em 2019 homenagearam expoentes do mercado da música. Neste ano os nomes foram Ronaldo Bastos (Criação), Genildo Fonseca (Produção) e Claudio Santoro (Convergência) Os organizadores ainda não divulgaram se promoverão a sexta edição, em 2020, cujas inscrições normalmente seriam abertas nesta época.
Clique no linque abaixo e veja a lista completa dos ganhadores do 5º PPM, que traz entre outros o maestro Jaques Morelenbaum (melhor arranjador), Antônio Nóbrega (Cultura Popular), Lívia Nestrovski (melhor cantora), Yamandu Costa (Instrumental) e Clara Sverner (Clássico).
http://ppm.art.br/os-campeoes-2019/
ACLAMADO E QUERIDO
Levi Ramiro conquistou o Troféu Parada da Música para consagrar a carreira de um dos mais aclamados e queridos violeiros paulistas e do Brasil no momento em que prepara a gravação de um novo disco (o 11º), com as participações de Antônio Galba, Carlinhos Ferreira e Poli Brandani. Natural de Uru, pequena cidade do interior paulista, vive em Pirajuí, também em São Paulo, e é conhecido por tocar em instrumentos que ele próprio fabrica utilizando em larga escala violas de cabaça. Com base nos valores da cultura popular e misturando elementos que formam nossa música brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições a poesia e simplicidade da vida interiorana. Suas músicas estão registradas em dez álbuns autorais e em álbuns de outros artistas.
De formação autodidata, iniciou-se na música tocando violão popular. No começo da década do anos 1990 adotou a viola como principal instrumento, absorvendo seu universo cultural que veio ao encontro com suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical, tanto na arte de tocar como fabricar este instrumento. Participou recentemente da 18ª edição do projeto Sonora Brasil (tema Violas Brasileiras, do biênio 2015/2016) promovido pelo Sesc e conhecido como o maior projeto de circulação musical do Brasil, ao lado do amigo e também violeiro Paulo Freire, representando a Viola do Sertão e a Viola Caipira por todos os Estados do Brasil.
Levi Ramiro recebeu o Prêmio Rozini Excelência da Viola Caipira de 2010 junto com os violeiros Rogério Gulin, Índio Cachoeira e Marcos violeiro na categoria Violeiro Solo. Após chegar à final do Festival Syngenta de Viola Instrumental, em 2004, foi anfitrião da série Circuito Syngenta de Viola Instrumental em 2009 e em 2010, tocando em inúmeros teatros pelo Brasil e dividindo o palco com músicos e violeiros de expressão nacional.
Em 2005, foi selecionado para o projeto Rumos Musicais do Itaú cultural com material registrado em CD e DVD que tem por objetivo mapear e divulgar a produção musical brasileira em todas as tendências. Além de se apresentar por todo o Brasil com diferentes formações, promove oficinas de iniciação da viola, oficina de Ritmos Caipiras, a oficina Convivência com a Viola e a oficina Fabricação da Viola de Cabaça. Tem participação em discos de vários artistas tocando sua viola e na direção musical dos discos de amigos como: João Bá, Socorro Lira, Daniel de Paula, Júlio Santin, Carlos Vergalim, Jackson Ricarte e Adriano Rosa.
Discografia:
Maracanãs (Independente)1997/Viola de todos os cantos (Devil discos) 2001/Mais uma saudade (Devil discos) 2005/Nosso quintal (Independente) 2008/Trilha dos coroados (ProAC SP) 2009/Prosa na base do ponteio (ProAC SP) 2013/Capiau (Independente) 2014]/Remanso (Independente) 2015/Purunga (Independente) 2017/Duas pontes (Independente) 2018
Ouça discos de Levi Ramiro destacados no Programa Revoredo, apresentado pelo violeiro e maestro José Gustavo Julião de Camargo na Rádio USP FM clicando nos linques abaixo:
https://jornal.usp.br/radio-usp/radioagencia-usp/violeiro-levi-ramiro-no-revoredo/
https://jornal.usp.br/atualidades/natureza-e-fonte-de-inspiracao-para-musicas-de-levi-ramiro/
Veja a participação de Levi Ramiro em programa do Globo Rural clicando no linque abaixo:
CAMPANHA VIRTUAL
COM O VALOR DE UM CD, VOCÊ AJUDA A MANTER E A MELHORAR O BARULHO D’ÁGUA MÚSICA!
Você sabia que o Barulho d’água Música está promovendo campanha colaborativa para arrecadar fundos visando à compra de um pacote de armazenamento de imagens, áudios e vídeos, que permitirá um número ilimitado de postagens, sem corrermos riscos de perdemos as imagens das postagens mais antigas do blogue?
Temos 1250 publicações ao longo de cinco anos;neste tempo contamos com um pacote limitado (gratuito) de 3GB que já está se esgotando e poderá ficar inacessível a qualquer momento, além de inviabilizar novas atualizações e o bloqueio do domínio.
O blogue Barulho d’Água Música é produzido sem nenhum financiamento oficial, de forma espontânea e gratuita, e é um importante meio de divulgação de músicos, compositores e produtores independentes que não encontram espaço na grande mídia.
Você sabia que sua eventual colaboração para este trabalho prosseguir poderá custar apenas o equivalente ao valor de um CD?
Veja mais detalhes no linque abaixo e desde já obrigado!
#ninguémsolteamãodeninguém
#diversidade
#tolerância
#pluralidade
#respeito
#resistência
#amor
#liberdade
#democracia
#PAZ