1269 – André Fernandes e Vinícius Paes lançam PAR em três cidades da região de Sorocaba (SP)

Álbum com 12 faixas, tocadas ao violão, celebra a parceria iniciada durante uma viagem  dos músicos entre o Espírito Santo e São Paulo, em 2013, e tem participações de Selma Fernandes, Matheus Pezzotta, Fabio Gouvea

Os cantores e compositores André Fernandes e Vinícius Paes, cumprindo agenda de lançamento do disco PAR, protagonizarão neste final de dezembro três apresentações em cidades da região de Sorocaba, município situado a cerca de 90 quilômetros da Capital de São Paulo, todas sem cobrança de ingresso, com colaborações espontâneas ao final de cada uma delas. Um destes locais é São Roque, no qual ambos serão atração neste sábado, 21, a partir das 20 horas, da Casa Rosa Manjericão (ver guia Serviços). Com 12 faixas, PAR celebra a parceria que brotou durante o 8º Festival Nacional da Viola promovido na capixaba Itapina, em 2013. Ambos se tornaram amigos na viagem de volta a São Paulo, quando Paes ofereceu carona para Fernandes e assim descobriram as múltiplas afinidades e referências musicais em comum, atributos que os levaram a promover vários shows em dupla, desde então.

Fernandes é de São José do Rio Preto, cidade na qual faturou o título em 2009 (com a música Zé Maria) e repetiu a dose em 2012 (com Bicho Menino), tornando-se bicampeão do concorrido festival local, concurso que sempre atrai concorrentes de todo o país. Um dos shows de lançamento de PAR levou-o de volta ao palco do certame em Rio Preto, r em outubro, no Teatro Paulo Moura, onde o novo disco foi apresentado pela primeira vez ao público, amigos e fãs. Ele também é autor dos independentes Dia de Lua (2007) e Vicissitudes (2012).

Paes é natural de Alumínio, que fica entre São Roque e Sorocaba. Ao comentar a parceria com Fernandes — em entrevista concedida a Harlem Félix, da versão eletrônica do Diário da Região de São José do Rio Preto — observou que “somos sujeitos com personalidades diferentes”, mas que respeitam a forma como cada um exerce seus ofícios, o que dá a “liga” e sustenta o duo. Fernandes observara ao mesmo jornalista que ele e Paes aprenderam “com os mesmos caras” e citou Aldir Blanc, João Bosco, Caetano, Gil, Gonzaguinha e Clube da Esquina antes de observar que o parceiro é um admirável letrista. “Não é só um olhar poético que ele tem; é uma forma muito original de se apropriar da palavra, da linguagem. O Vinícius consegue criar imagens muito fortes com sua poesia”.

PAR tem de dez letras do aluminense musicadas pelo amigo. “PAR é um projeto que valoriza a canção, que coloca a composição como destaque e faz a celebração da amizade e da parceria, com letras elaboradas com todo cuidado poético que se juntam a melodias profundas, em arranjos minimalistas, com o objetivo de apresentar ao ouvinte a canção em sua forma bruta”, afirmou Paes. “É um disco de voz e violão porque foi dessa forma que as canções nasceram no palco”, emendou. “É um formato que evidencia a nossa parceria, que valoriza tanto a letra como a música. Quando entramos em estúdio, em 2016, depois de inúmeros shows, não tinha como ser diferente. Era algo que já estava definido.”

Música campeã

Duas das canções presentes em PAR foram defendidas por ambos em outubro em festivais. Borboletar entrou na 1ª Mostra da Canção de Suzano e Dono Só de Mim arrebatou em Araraquara o primeiro lugar do 2º Festival de Musica Autoral (FEMA).

Produzido de forma independente e com recursos próprios, gravado em Sorocaba, PAR conta com as participações de Selma Fernandes, Matheus Pezzotta, Fabio Gouvea e com a colaboração da artista visual Amanda Barros, que assina a arte do encarte. Distribuído pela Tratore, já está disponível nas plataformas digitais.

Serviço

Shows de lançamento do disco PAR

20/12, 19h30, Oca dos Nativos Terra Rasgada: Rua Gustavo Magalhães, 302, Jardim Faculdade, Sorocaba

21/12, 20 horas, Casa Rosa Manjericão: Rua Antonio Cavaglieri, 15, Centro, São Roque

22/12, 20 horas, Pacha Centro CulturalRua José Pinto do Amaral, 57, Jardim Cruzeiro, Mairinque

Entradas gratuitas, com contribuição voluntária ao chapéu

Leia também no Barulho d’água Música:

https://barulhodeagua.com/tag/sao-roque/

1022 – Acervo do Barulho d’água Música recebe os álbuns do são-roquense Edson D’áisa

1119 – Conheça João Bid, cantor e compositor de Mairinque (SP), autor de “Ensaio sobre nossas coisas”

Uma resposta para “1269 – André Fernandes e Vinícius Paes lançam PAR em três cidades da região de Sorocaba (SP)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s