João Brasileiro traz as participações especiais de Zeca Baleiro, Chico Lobo, Robério Molinari e Laura Souza e será apresentado, de graça, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional

Foto: Elmo Alves
O músico mineiro Tatá Sympa será atração na sexta-feira, 6 de março, de um pocket show previsto para começar às 19 horas, sem cobrança de entrada, no piso deck da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, situado na cidade de São Paulo (veja a guia Serviços). Durante a apresentação, Sympa lançará o seu disco de estreia pela gravadora Kuarup, João Brasileiro, o primeiro de sua carreira. Um exemplar de João Brasileiro, gentilmente nos foi gentilmente enviado pelo diretor cultural da Kuarup, Rodolfo Zanke, ao qual agradecemos, e abriu neste dia 22 de fevereiro as audições matinais que o Barulho d’água Música promove aos sábados, a primeira no nosso novo boteco, aqui em São Roque, no Interior de São Paulo.
Artista de formação erudita e popular, intérprete, compositor e instrumentista, Sympa nasceu em Caeté, cidade a cerca de 35 quilômetros de Belo Horizonte, Capital de Minas Gerais. Trabalha com música regional e folclórica há mais de 30 anos e costuma promover uma leitura própria entre o regional e a MPB com arranjos livres e um canto “crossover”, colocando em prática a paixão que traz desde menino, quando, ainda aos seis anos, começou a estudar violão e cedo estava tocando em corais de igrejas. Formado em canto lírico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Tatá Sympa também estudou regência de orquestra e coro e sua musicalidade já foi registrada com participações em mais de 50 discos, tocando, cantando ou dirigindo.
Em João Brasileiro ele canta, toca piano e acordeon, passeando por ritmos mineiros como o cateretê em Menininha, o congado e o reisado em Bem Vinda, que se misturam com o xote nordestino de Asa do Vento, na qual conta com a participação da cantora Laura Souza; além da canção Maria da Cidade e Sertão, de Zé Alexandre e Chico Lobo.O toque moderno vem da música Berrante, canção inédita de Zeca Baleiro com letra de Sergio Natureza que recebe a participação especial do artista maranhense: “Em arranjos acústicos cheios de engenho onde transbordam violas, acordeons e pianos com o canto emocionado e aberto, Tatá Sympa mostra um belo rosário de canções, toadas, xotes e modas, ligando o Nordeste às Gerais, o Norte ao Sul do Brasil“, elogiou Baleiro.
O disco , com esta receita, celebra a brasilidade em vigorosas interpretações deste tenor com um pé no canto lírico e o resto do corpo e da alma no canto popular. O ouvinte ainda degustará as participações do pianista Robério Molinari em Senhorinha, obra de Guinga em parceria com Paulo César Pinheiro, e do violeiro Chico Lobo em Cantiga de Beira D’Água, que assina também a produção e direção musical do trabalho. Há ainda Solidão de Amigos, de Eunice Barbosa e Mário Maranhão, que ficou consagrada em interpretação do saudoso Jessé, e O meu país, de Ivan Lins e Vitor Martins.
Choro, música nordestina, caipira…
Especializada em música brasileira de alta qualidade, o acervo da Kuarup concentra a maior coleção de Villa-Lobos em catálogo, além dos principais e mais importantes trabalhos de choro, música nordestina, caipira e sertaneja, MPB, samba e música instrumental em geral, com artistas como Baden Powell, Renato Teixeira, Ney Matogrosso, Wagner Tiso, Rolando Boldrin, Paulo Moura, Raphael Rabello, Geraldo Azevedo, Vital Farias, Elomar, Pena Branca & Xavantinho o Arthur Moreira Lima, entre outros.
Álbuns da Kuarup, tanto os lançamentos, quanto os que estão no catálogo, podem ser encontrados na loja Pop’s Discos, situada na rua Teodoro Sampaio, 763, loja 4 (telefone 11 3083-2564), situada em Pinheiros, na cidade de São Paulo, e tanto na capital paulista, quanto na cidade do Rio de Janeiro e Niterói, também nas lojas integrantes da rede Blooks.
Outro endereço em Sampa é o do Canal 3 Distribuidora, na avenida Ipiranga, 1216, região central. A Capital do Paraná tem um ponto da Distribuidora Curitiba de Papéis e Livros na avenida Sete de Setembro, 2775 – Centro, com telefone (41) 3013-4966
Kuarup Música (11) 2389-8920
Repertório de João Brasileiro
Bem Vinda (Gil Damata/Matusalém Vieira)/Solidão de Amigos (Eunice Barbosa/Mário Maranhão)/Cantiga de Beira D’água (Sirlan/Paulo César Pinheiro)/Na Asa do Vento (Chico Lobo)/Berrante (Zeca Baleiro/Sérgio Natureza)/Maria da Cidade e Sertão (Zé Alexandre/Chico Lobo)/Senhorinha (Guinga /Paulo César Pinheiro)/Saudade (Chico Lobo)/Menininha (Edson Morais/Tatá Sympa)/O Meu País (Ivan Lins/ Vítor Martins)/De Formiga e Cigarra (Chico Lobo/Jorge Fernando dos Santos)
Serviço:
Pocket show de lançamento do álbum João Brasileiro em São Paulo
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Piso Deck)/ Sexta-feira. 06/03, às 19 horas. Avenida Paulista, 2.073, Cerqueira César, São Paulo, telefone: (11) 3170-4062. Entrada franca.
Leia também no Barulho d’água Música:
1254 – Kuarup lança “Mário Sève”, disco em comemoração aos 60 anos …
1217 – Época de Ouro lança “De pai pra filho” em teatro do Sesc de São Paulo…