1311 – TV Aparecida programa festival com temática caipira para marcar mês das festas juninas

#Música Caipira #MúsicaDeQualidade #CulturaPopular #FestasJuninas

#Tolerância #Respeito #Diversidade #Pluralidade #Liberdade #Democracia

#ImprensaLivre #Jornalistas Antifascistas

#FiqueEmCasa #MáscaraSalva

#ForaBolsonaro

Uma homenagem às Irmãs Galvão pelos 70 anos de carreira e o documentário Viola Perpétua, ambos inéditos na telinha, fazem parte da programação da emissora católica que será fechada com  registro da visita de Gilberto Gil a arraiais do Nordeste e do Sudeste

A TV Aparecida encontrou uma maneira de promover a cultura caipira neste mês reservado às festas que celebram os santos Antônio (13), João (24) e Pedro (29), quando boa parte das nossas tradições ligadas ao gênero e a fé católica são revividas, mas que neste ano serão prejudicadas por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). Como a quarentena nos obriga a ficar em casa, longe das fogueiras e das quadrilhas, a emissora preparou uma seleção de filmes e documentários para o Festival Caipira que já está rolando desde o dia 3 e terá atrações até dia 28.

Elementos vinculados à música caipira, ao sertanejo, à arte e à lida do campo e suas mais diversas histórias estarão na tela, oferecendo entre os títulos trilhas inéditas. O elenco das produções apresenta atores e artistas consagrados como As Irmãs Galvão – que ganharam tributo pelos 70 anos de carreira, enquanto Viola Perpétua oferecerá um passeio pelo universo caipira e as sonoridades do instrumento. O pacote será completado por Viva São João, estrelado por Gilberto Gil.

O Festival Caipira da TV Aparecida começou no dia 3, com Vazio Coração, drama de Alberto Araújo que conta a história de Hugo Kari, cantor famoso que decide fazer uma pausa na agenda para encontrar o pai, o embaixador Mário Menezes. Juntos, ambos tentam ajustar uma relação despedaçada pelo tempo e por conflitos. Vazio Coração foi reprisado no domingo, 7. Murilo Rosa, Othon Bastos, Larissa Maciel, Lima Duarte, Bete Mendes e Oscar Magrini estão entre os atores escalados por Araújo.

Neste domingo, 14, a partir das 14 horas, quem perdeu a primeira exibição transcorrida no dia 10 poderá conferir o documentário Eu e Minha Irmã, filme sobre as Irmãs Galvão. Mary e Marilene estão na estrada desde a década dos anos 1940, quando despontaram para o merecido sucesso que até hoje fazem em emissoras de rádios do Interior paulista. A mais longeva dupla da música brasileira, amada pelo talento, dedicação e força de vontade, sempre espalha alegria e bom humor por onde passa já há 70 anos. O documentário retrata os mais marcantes momentos desta trajetória conduzindo o público ao Brasil das rádios, do circo-teatro e do avanço da televisão até os dias atuais, com o reconhecimento da dupla como parte do patrimônio cultural brasileiro. A direção é de Thiago Gomes Rosente. As Galvão contracenam com Chitãozinho e Xororó, Renato Teixeira e Daniel.

O diretor Mário de Almeida lança luz sobre o senso de pertencimento à cultura caipira com o documentário Viola Perpétua

Os amantes da viola caipira devem assinalar na agenda a primeira exibição de Viola Perpétua, documentário inédito e de classificação etária livre que a TV Aparecida reservou para começar às 19h30 da quarta-feira, 17. O diretor Mário de Almeida lança luz sobre o senso de pertencimento à cultura caipira, tendo como foco histórias de pessoas que encontraram no segmento musical caipira e no som da viola seus meios de contato com um ideal em comum. A reapresentação de Viola Perpétua será no domingo, 21, às 14 horas.

Viva São João, documentário de Andrucha Waddington, irá ao ar no dia dedicado aos louvores ao santo que batizou Jesus Cristo e é dos mais adorados em várias regiões do país. Está marcado para começar às 19h30 da quarta-feira, 24; quatro dias depois, no domingo, 28, voltará à grade da programação a partir das 14 horas.

Waddington registrou em 82 minutos a turnê do cantor Gilberto Gil pelas festas juninas do Nordeste e do Sudeste, em 2001. Neste périplo, o baiano encontrou-se com e entrevistou personagens, cantores e moradores dos locais, fazendo sempre um paralelo sobre a história das festas de São João e sua importância para a comunidade.

Veja como assistir ao Festival Caipira em sua cidade ou região clicando no linque abaixo, que conduzirá à tabela dos canais que exibem os conteúdos da TV Aparecida. 

Festival Caipira TV Aparecida 

Leia também no Barulho d’água Música:

1083 – CIS Unicamp abre roteiro de exibições em São Paulo de Viola Perpétua, de Mário de Almeida (SP)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s