1331- Riendas Libres apresenta Peteco Carabajal em apresentação virtual única

*Com Luis Pires Varinha e Rosana Valdez 

O consagrado músico argentino Peteco Carabajal vai fazer apresentação em sala virtual na noite desta quinta-feira, 19,  concerto para a qual a entrada já pode ser reservada em https://hausticket.com/detalle/PETECO-CARABAJAL/; os que fizerem reserva antecipada concorrerão ao sorteio de uma guitarra (violão) da marca Peteco. O espetáculo se chama Peteco por Peteco e será transmitido em conexão online pelo linque https://www.facebook.com/arshowlive/, da Argentina Show Live, a partir das 21 horas naquele país.

Em Peteco por Peteco o cantor estabelece uma conexão única e intimista com o público, para o qual recorda toda sua trajetória musical narrando, simultaneamente, anedotas e contos. Sempre que sobe aos palcos, Peteco Carabajal reafirma de forma candente seu amor pelas cultura e tradições dos povos da América Latina, revelando desde muito jovem uma sensibilidade musical apurada e influenciada diretamente por composições folclóricas que o embalaram e marcaram a sua infância.

O nome de batismo de Peteco Carabajal é Carlos Oscar Carabajal Correa. Nasceu em 25 de maio de 1956, em Santiago del Estero (uma das 23 províncias da Argentina), filho do casamento entre Carlos e Zita e em uma frondosa família na qual todos tocam bumbo e violão. Aos 18 anos lançou seu primeiro disco com o Santiago Trio — que formava com um dos primos e um dos amigos, Roberto Carabajal e Shalo Leguizamón, respectivamente; Peteco Carabajal também passou por grupos históricos como o que reunia o amigo Jacinto Piedra e Juan Saavedra (Los Santiagueños) ou o MPA, em conjunto com Chango Farías Gómez, Verónica Condomí e “Mono” Izaurralde até chegar ao atual trio junto com os filhos Homero e Martina Urlich. Em suas sessões solo ou ao lado dos filhos, brinda o público com um cancioneiro contemporâneo que mescla sucessos clássicos e novas obras.

Em 1990 , com Los Santiagueños , Peteco ganhou o Prêmio de Consagração no Festival de Folclore Cosquín . Em 2000 arrebatou o Prêmio Konex Platinum como o Melhor Compositor Folclórico da década na Argentina, feito que repetiria em 2005 com o Prêmio Konex – Diploma de Mérito como um dos cinco melhores compositores argentinos da década, honraria que obteve novamente em 2015. Em 1991 , após a morte de Piedra, ele iniciou a fase solo e lançou Encuentros. Depois, participou como violonista de dois álbuns com Mercedes Sosa “La Negra”,  ao lado da qual fez turnê como convidado pela Alemanha , Áustria , Bélgica , Holanda e Suíça , durante três anos. Seu repertório foi executado por diversos artistas argentinos populares: Mercedes Sosa , Jacinto Piedra , Verónica Condomí , Los Chalchaleros , Los Fronterizos , Los Cantores de Quilla Huasi , Horacio Guarany , Soledad , Los Tucu Tucu ,Teresa Parodi .

Peteco Carabajal é autor de temas clássicos, entre eles  a interpretação do poema de Antonio Esteban Agüero , o falecido poeta de San Luis, Say the Mazamorra . Mas talvez sua obra mais emblemática seja A Estrela Azul , um poema autobiográfico em cujos versos relata seus sentimentos depois que foi separado do filho Juan, quando o garoto tinha apenas 5 meses de idade. Ele o viu novamente seis anos depois, na África, mas não pode dizer que era seu pai. Só após Apenas dezenove anos voltou a ter contato com Juan, que hoje mora em Viena, capital da Áustria.

Entre os discos mais admirados de Peteco Carabajal destacam se Apagando fronteiras e Sou Santiageño, sou Chacarera;  e como se não bastasse, o músico também se aventurou no tango, como uma oferenda à cidade de Buenos Aires, que o acolhe há anos. Ao longo dessa trajetória, conquistou inúmeros prêmios, mas sem dúvida a maior prova de seu sucesso público são canções como As mãos de minha mãe, A Estrela Azul ou Minha avó dançou zamba, campeãs de preferência  entre dezenas de outras em todos os festivais e quem toca violão. 

Peteco Carabajal é incansável: seu trabalho não acaba e o seu espírito é livre como o vento e forte como o verão da sua província.

Ouça Peteco Carabajal em https://open.spotify.com/album/5L3qG8INcTj54NNWD2uUY2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s