#FiqueEmCasa #UseMáscara #EviteMuvuca #MPB #CulturaPopular #RN
A insônia, o medo e a insegurança provocados pela quarentena e as medidas de isolamento doméstico abalam geral, mas a cantora e compositora potiguar encontrou inspiração onde há pânico e angústia e em seu confinamento teceu três belas canções
*Com Franco Mathson, da Frika Records
O momento difícil pelo qual a humanidade passa por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) geram angústia e impotência, mas também tem inspirado vários músicos a produzir. A cantora e compositora potiguar de Natal Thazya Regina é mais uma artista que conseguiu canalizar o abatimento de estar longe dos palcos, dos amigos e dos fãs e, apesar das incertezas, nesta quarta-feira, 20, está lançando um EP com três músicas criadas durante a longa quarentena.
As canções revelam sentimentos e sensações aflorados durante o desgastante período de isolamento — que continua, mas o qual tantos insistem em burlar apesar da escassez de vacinas e da gravidade do momento, ainda mais agudo do que o da chamada “primeira onda”. Estados de (des)ânimo que a maioria já sentiu ou vivencia tais quais transtornos de ansiedade como insônia, medo e insegurança — ainda que o lado bom destas experiências possa ser o aprender a lidar com emoções desagradáveis –, resumem o que aperta em cada coração e abalam o dia a dia confinado, improdutivo e marcado pelo risco de adoecer e de morrer.
As músicas de Thazya Regina não deixam de ser um desabafo de como a dor e o cansaço que nos assaltam em momentos difíceis exigem esforços constantes para nos sentirmos alegres, além de tentar motivar o próximo a também procurar ficar bem; embora muitos prefiram fechar os olhos e continuem tocando suas vidas alheios aos mais sensíveis e às recomendações sanitárias, principalmente às do distanciamento social que evitaria aglomerações.
Para a cantora, absorver os problemas do mundo não é saudável, como revela Insônia, a primeira faixa do EP, mas ao menos impulsiona o cultivo da própria paz. Este exercício interior de Busca, nome da segunda composição, se não favorece o otimismo, ajuda a afugentar a apatia comum àqueles que creem somente no pior por vir. Por fim, a terceira música, Em Casa, dá nome ao EP: trata-se de uma mensagem de esperança, apesar de toda perplexidade e temores que continuamos sentindo com o coronavírus ainda a solta.
As músicas foram gravadas na casa de Thazya, em formato simples, ao violão, pois privilegiam o conteúdo sem a intenção de oferecer uma superprodução musical, “pois um grito de vez em quando é necessário”. As três também ganharam a gravação de um vídeo caseiro, disponíveis no canal do youtube: https://youtube.com/playlist?list=PL7vbjsCIG9CTcGWLMX7n6Gevu9sz6Tui1
Ouça o EP em https://sl.onerpm.com/6398729076
Leia também aqui no Barulho d’água Música:
1330 – Chico Lobo lança Alma e Coração, disco criado na pandemia, pela Kuarup
1326 – A viola caipira como antídoto para dias difíceis
https://barulhodeagua.com/2020/10/16/1328-a-viola-caipira-como-antidoto-para-dias-dificeis/
1288 – Compositor e poeta Wescley Gama (RN) apresenta no Dia da Poesia “Cantigas da Aldeia”, quatro disco da carreira*
1292 – Segundo disco da banda potiguar Mamute Sound completa dez anos
1290 – Pedro Rhuas (CE/RN) lança música para divulgar com lançamento conjunto do seu primeiro livro
1253 – Caio Padilha (RJ/RN) lança segundo título dedicado à “santíssima trindade” dos instrumentos da música nordestina
881- Conheça a Orquestra Filarmônica de Cruzeta (RN), banda formada por jovens que é orgulho da cidade e terceira melhor do país
2 comentários sobre “1349 – O “lado bom” da pandemia: Thazya Regina (RN) lança single com mensagem de esperança em dias melhores*”