1367 – Jair Luz e Margareth Menezes gravam single para homenagear José Carlos Capinan

Chão de Pedras, lançado pela Kuarup e pelo selo Samba em Movimento, celebra a obra e os 80 anos completados em fevereiro do músico e compositor tropicalista baiano

Está disponível desde a sexta-feira, 19, nas plataformas digitais, pelo selo Samba em Movimento, Chão de Pedras, que traz Jair Luz em dueto com Margareth Menezes. O single é mais um lançamento da Produtora e Gravadora Kuarup, agora em homenagem ao poeta tropicalista baiano de Esplanada Capinan, a partir de uma ideia do primo dele, o cardiologista e compositor Ary Alves. O médico ligou para Luz dizendo que tinha uma letra para Capinan. Luz a recebeu e se apaixonou pela ideia de cantá-la. “Corri para o violão e, em dez minutos, a música estava pronta”, contou Luz. “Mas a finalização só veio quatro meses depois, com a participação da Margareth, de forma bem espontânea”, emendou. “Eu mandei a canção e ela ficou encantada. Disse no ímpeto que queria cantar e que, pelo fato de ter sido escrita para o Capinan, nada melhor. Margareth Menezes me retornou minutos depois, cantando o refrão, muito melhor que eu e o Dr. Ary Alves”.

Luz contou a Margareth que queria cantar Chão de Pedras e assinara contrato com a Kuarup, por meio do produtor Humberto Miranda, do selo Samba em Movimento, mas realizaria um sonho ao fazer um dueto com ela. “Margareth Menezes tem uma relevância muito grande na minha carreira, eu a chamo de madrinha artística por ter me descoberto e apresentado ao grande público baiano”, observou. “Margareth foi a primeira cantora a gravar uma música minha, no álbum Pra Você, indicado ao Grammy Latino, e abriu portas em algumas gravadoras, até a chegada na minha vida do notável produtor fonográfico Humberto Miranda.”

Em outro projeto a ser lançado pela Kuarup, Tuas Digitais, há uma canção de Jair Luz e do músico Paulinho Boca de Cantor, do grupo Novos Baianos, intitulada Cartola da Mangueira. Além de Paulinho, companheiro de parcerias de longa data, Luz está com um parceiro novo, Klessius Leão e, neste próximo lançamento, também haverá canções de ambos, além de outras feitas a quatro mãos com Miranda, Margareth Menezes, Ney Franco, Hugo Nunes e o Ary Alves.

Capinan completou 80 anos em 19 de fevereiro (Foto: Victor Carvalho)

O poeta, músico e intelectual baiano José Carlos Capinan, que há um mês, em 19 de fevereiro, completou 80 anos, será protagonista de uma série audiovisual prevista para estrear no segundo semestre para resgatar memórias de sua criação artística no período da ditadura militar brasileira (1964-1985). O O Silêncio que Canta Por Liberdade é dirigido por Úrsula Corona e idealizado por Omar Marzagão.

Capinan é um dos marcos da Tropicália e tem passagens pelas áreas de comunicação, gestão pública, música, cinema e artes. Formado em Teatro, Medicina, Pedagogia e Direito, também assina roteiros, letras e textos para a Sinfonia da Cidade de Salvador, produções de shows de Gal Costa, Jards Macalé e Luiz Gonzaga, além de parcerias e composições com Tom Zé, João Bosco, Caetano Veloso, Edu Lobo, Fagner, Francis Hime, Geraldo Azevedo, Gereba, Gilberto Gil, João Bosco, Macalé, Moraes Moreira, Paulinho da Viola, Robertinho do Recife, dentre tantos. Soy Loco Por Ti América, Papel Machê, Ladainha e Viramundo estão entre seus principais sucessos.

O Silêncio que Canta por Liberdade tem como pano de fundo a marcação da censura da época dos anos de chumbo às músicas de Capinam. Revelará histórias, ainda inéditas, em depoimento concedido no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, em Salvador, do qual ele é coordenador e considerado o único no país dedicado à valorização da memória Afro-Diaspórica. Os oito episódios trazem documentos originais e imagens de arquivos, com depoimentos, por exemplo, de Gal Costa e Gilberto Gil, entre outros músicos.

Sobre a Kuarup

Especializada em música brasileira de alta qualidade, o seu acervo concentra a maior coleção de Villa-Lobos em catálogo no país, além dos principais e mais importantes trabalhos de choro, música nordestina, caipira e sertaneja, MPB, samba e música instrumental em geral, com artistas como Baden Powell, Renato Teixeira, Ney Matogrosso, Wagner Tiso, Rolando Boldrin, Paulo Moura, Raphael Rabello, Geraldo Azevedo, Vital Farias, Elomar, Pena Branca & Xavantinho e Arthur Moreira Lima, entre outros.

KUARUP MÚSICA: Rádio e TV www.kuarup.com.br

Telefones: (11) 2389-8920 e (11) 99136-0577

Rodolfo Zanke rodolfo@kuarup.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s