1370 – Rafa Castro apresenta Teletransportar em concerto virtual do Sesc paulistano

#MPB #CulturaPopular #MúsicaIndependente

jornaslistas antifascistasO cantor, compositor e pianista Rafa Castro será a atração deste sábado, 3 de abril, do projeto virtual Sesc ao Vivo, a partir das 19 horas, em concerto que será transmitido diretamente de sua casa e estúdio pelo canal cujo linque de acesso está no final desta atualização. Mineiro de São João Nepomuceno, cidade da Zona da Mata que fica na região de Juiz de Fora, Rafa Castro atualmente transita pela cidade de São Paulo, onde mora no bairro do Bom Retiro já há cinco anos. Na apresentação online, trará ao público as músicas de Teletransportar, seu quarto disco autoral, lançado há um ano, no qual amplia sua criação também para a escrita e, em suas letras, apresenta questionamentos sobre política, meio ambiente, o poder da natureza e sua busca espiritual.

Rafa Castro costura em sua obra imagens e poesias que Adélia Prado, Guimarães Rosa e o cancioneiro mineiro sussurram em seus ouvidos desde a infância, quando descobriu o dom de cantar e tocar violão, antes de se encontrar com o piano. Neste sábado, realizará um concerto intimista ao piano elétrico, revelando a força e a beleza de como as canções de Teletransportar nasceram. O álbum tem como elemento central a água, que pode se desdobrar em rio, mar, em materialidade cristalina e também servir de correnteza para se deixar levar para outro lugar, longe dos que estampam os jornais.

Viagens para as veias abertas do Brasil, em meio aos sertões, inspiraram Rafa a compor. A música, para ele, é a possibilidade de se conectar com o sobrenatural e de contar ao outro o resultado de suas experiências de vida. Neste quarto disco ele revela sua reconstrução: o álbum, que pode ser baixado na integra de seu sítio virtual (em formatos Mp3 e Flac) é autobiográfico, mas, sobretudo, revela uma tradução coesa de um sentimento ambíguo em relação ao nosso mundo: um estado desconfortante de se sentir num futuro digital e tecnológico, porém arraigado ao conservadorismo extremo. 

A discografia de Rafa Castro é também ligada à música instrumental, pois seus dois primeiros discos, Teias (2014) e Casulo (2016), são aprofundamentos de seus estudos sobre o jazz aliado à sua formação na Universidade de Música Popular Bituca. Um dos pontos luminosos de sua história é referente ao primeiro disco, quando realizou turnês com dois pianos de cauda junto ao conterrâneo Túlio Mourão, parceiro que deixa rastros de composição no novo trabalho. Embora esse traço esteja muito presente em suas recentes músicas, a pesquisa de Rafa Castro sempre foi fincada no popular, e é esta possibilidade de criação arejada e liberta que ele entrega em Teletransportar. É como se Fronteira (2017) fosse literalmente um disco divisor de águas entre dois momentos: o do instrumental e o da canção. Rafa Castro cria músicas para seu tempo e que dialogam com a nova geração de músicos populares brasileiros. Sua mineiridade está pulverizada nos Brasis possíveis nos quais penetrou, arraigado no cinza da cidade que lhe acolhe e expele rumo ao interior do Pará e do Amazonas.

Para saber mais sobre Rafa Castro e a apresentação de sábado, 3, há os telefones 11 – 2478 5740 e 11 – 97189 – 7425 (WhatsApp)

 
Serviço:

Sesc ao Vivo Apresenta:
Rafa Castro – Pré-lançamento do CD Teletransportar
Data: 03/04 – Sábado
Horário: 19h
Onde assistir: Instagram.com/sescaovivo
                       Youtube.com/sescsp
                      @rafacastrooficial



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s