1371 – Osni Ribeiro (SP) apresenta Arredores, baseado em seu mais recente disco, em seis concertos virtuais*

#MúsicaCaipira #MúsicaDeViola #ViolaCaipira #ViolaBrasileira # #CulturaPopular #Botucatu

* Com Graciela Binaghi e Lígia Sanches

jornaslistas antifascistasAs tradições audições matinais aos sábados aqui no Solar do Barulho, em São Roque, Interior paulista, começaram neste sábado de Aleluia, 3 de abril, com Arredores, disco que o cantor e compositor violeiro Osni Ribeiro, paulista de Botucatu, lançou em 2019 e que será a base do repertório que ele apresentará em seis concertos virtuais, entre 6 e 25 de abril. Ribeiro foi beneficiado pelo Edital ProAc Expresso Lei Aldir Blanc (por meio do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa/ProAc). e poderá ser acompanhado por canais online em transmissões com produção executiva Abacateiro Produção & Arte cujos linques e horários estarão disponíveis ao final desta atualização.

Durante as cantorias Osni Ribeiro estará acompanhado por Arnaldo Silva (violão e vocais), Rodrigo Pinheiro (baixo e vocais), Marcos Lopes (acordeon), José Cláudio Lino (flauta e pífanos) e Moisés Shalon (percuteria). O objetivo é conduzir o público por canções e temas instrumentais compostos nas quase quatro décadas da trajetória musical de Ribeiro, um dos mais desenvoltos músicos do atual universo caipira, mas que também brinda amigos e fãs com outros gêneros da música brasileira . Entre seus mais admirados sucessos estão, por exemplo, Paixão Violeira, Mais um Rei de Cantoria, Quadrinhas de Boi e Viola Santa, que revelam o olhar poético do músico corintiano e sua paixão por temas, tradições e valores fundamentais da cultura da roça.

Em Arredores, Osni Ribeiro irá reverenciar, ainda, expoentes do cancioneiro popular e interpretará, por exemplo, Tocando em Frente (Almir Sater e Renato Teixeira), Cabocla Tereza (Raul Torres e João Pacífico), Gostei da Morena (Raul Torres), Vou Buscar Boiada (Rosalvo Libardi e Serrinha), Romaria (Renato Teixeira), Peito Sadio (Raul Torres e Rubens Bueno), Menino da Porteira (Teddy Vieira e Luisinho), Você Vai Gostar (Elpídio dos Santos), além de Prece de Caboclo, do conterrâneo Angelino de Oliveira, compositor de Tristezas do Jeca. É possível identificar na apresentação blocos de canções relacionadas a partir de temas como a história e a beleza da música caipira, a saudade, a presença dos bois e das boiadas na cultura de diferentes regiões do país, além da religiosidade, tão presente no imaginário e nas manifestações culturais do Interior do Brasil.

msf

Osni Ribeiro, como bom caipira, não poderia deixar de entremear às canções causos e histórias de sua carreira em que lançou três discos solo (Gênesis e Bebericando, antes de Arredores), participou de festivais e coordenou projetos musicais, sem contar parcerias com nomes importantes da música brasileira independente; Osni Ribeiro também integra o rol dos violeiros que participam do volume I das coletâneas Viola Paulista, coleção do selo Sesc com curadoria de Ivan Vilela. “Arredores é para celebrar a viola caipira, a natureza, a amizade e a esperança”, afirmou Ribeiro. “As canções percorrem o nosso entorno, as paisagens, os sentimentos, as emoções que nos rodeiam”, emendou. “É um repertório que aproxima o público da música caipira com um estilo contemporâneo, ao mesmo tempo acaricia os corações saudosos da beleza da cultura interiorana.

Leia mais sobre Osni Ribeiro ou conteúdos a ele associados aqui no Barulho d’água Música visitando o linque abaixo:

https://barulhodeagua.com/tag/osni-ribeiro/

Datas, horários e linques para acompanhar Arredores, sem sair de casa, observando as restrições de isolamento social preconizados pelas autoridades sanitárias para evitar novos contágios pelo coronavírus:

Terça-feira, 6/4, às 20h: Transmissão pela Sacada Cultural – Santos e Baixada Santista (SP)
www.facebook.com/sacadaculturalbr
www.youtube.com/channel/UCUm0Wo2YlN_QvfktUpZf4rA

Sexta-feira, 9/4, às 20h: Transmissão pelos canais da Fundação Cultural e Diretoria de Cultura de Ilha Solteira (SP)
www.facebook.com/ricardo.vissotto.77
www.youtube.com/user/culturaisa

Terça-feira, 13/4, às 20h: Transmissão pelos canais do Centro de Tradições Caipiras de Atibaia
www.facebook.com/ctcatibaia
www.youtube.com/channel/UCROklMFNCvpv9WSk57tg9KQ

Quarta-feira, 14/4, às 19h: Transmissão pelos canais da TV Câmara de Botucatu – canal 31.3 da rede aberta e canal 2 da Claro Net TV na cidade de Botucatu
www.youtube.com/channel/UCYHeCIH84emGfTzWDvXNETw

Terça-feira, 20/4, às 21h
Transmissão pelos canais do coletivo Kabocl@ Cultural que abrange todo o
Sudoeste do estado de São Paulo
www.facebook.com/kaboklacultural
www.youtube.com/channel/UC8MZzT2kkFLx37mRm7deJPQ

Domingo, 25/4 às 10h: Transmissão pelos canais do Centro Max Feffer de Cultura e Sustentabilidade de Pardinho (SP)
www.facebook.com/CentroMaxFeffer
www.youtube.com/centromaxfeffer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s