1372 – Picuá Produções e Wilson Dias promovem segunda rodada do Viola de Feira 4

#ViolaCaipira #ViolaBrasileira #ViolaInstrumental #ModaDeViola #ModadeViola #VioladeFeira #ViolaDeFeira #Cultura Popular

No domingo, 11, a partir das 11 horas, será a vez dos concertos virtuais dos mineiros Letícia Leal, Padre Paulo Morais, Zaak Porto, Chico Lobo e do paulista Paulo Freire

jornaslistas antifascistasA Picuá Produções Artísticas promoverá neste domingo, 11, a segunda rodada da quarta edição do projeto Viola de Feira, que teve início em 4 de abril e terá concertos virtuais até 25 de abril, com apoio do Ministério do Turismo e do Governo do Estado de Minas Gerais, agora contemplado pelo Edital da Lei Aldir Blanc (Edital Nº 16/2020  processo nº 1397)l. Violeiros consagrados se revezarão a cada domingo deste período a partir das 11 horas e suas apresentações poderão ser acompanhadas pelo canal https://m.youtube.com/user/picuaproducoes, sem a necessidade, portanto, de sair de casa e promover aglomerações neste grave momento da pandemia de Covid-19 em todo o país. O projeto Viola de Feira é idealizado por Wilson Dias com o apoio da esposa Nilce Gomes à frente da Picuá Produções. O casal entende do riscado e convidou conterrâneos mineiros e de outros estados para embalarem a hora do almoço com música de raiz e com ambiente de feira de eventos, o que unirá boa comida e ótima companhia.

Os concertos do projeto Viola de Feira sempre lotaram o Centro Cultural Padre Eustáquio, em Belo Horizonte (MG), formato agora inviável devido à expansão do coronavírus. Em 2021, apesar de hoje o palco ser virtual, não faltará a qualidade que já popularizou o evento. Os microfones estarão abertos para Pereira da Viola, Paulo Freire, Chico Lobo, Fernando Sodré, Sol Bueno, João Arruda, Ivan Pestana, Rodrigo Delage, Letícia Leal, Padre Paulo Morais, Zaak Porto, Jéssica Soares, Gustavo Guimarães, Felipe Dias, Josino Medina, Ivan Vilela, Nádia Campos, Levi Ramiro, Jorge e Lívia Viola e o próprio Wilson Dias. Espera-se que a cada nova cantoria e exibição não apenas a preservação de valores da cultura tradicional, mas, ainda, que se mantenham aquecidas as conexões entre o público amante da cultura caipira em tempos de distanciamento e isolamento sociais, promovendo um “calorzinho” capaz de juntar gerações ao som de estilos variados que revelam a versatilidade e a riqueza da viola caipira sob a ótica de cada convidado.

A programação do 4º Viola de Feira, em 4 de abril, começou com Sol BuenoJoão Arruda, Ivan Pestana, Rodrigo Delage e Pereira da Viola. Neste domingo, 11, a viola estará nas mãos de Letícia Leal, Padre Paulo Morais, Zaak Porto, Paulo Freire e Chico Lobo.

Letícia Leal é violeira, cantora e compositora, natural de Teófilo Otoni e se destaca pelo arranjo que aplica à viola na música instrumental ou cantada. Sem se prender à tradição, flerta com a música brasileira instrumental, o pop e a MPB. Em 2012, foi uma das três primeiras colocadas no concurso de viola da TV Globo Minas, entre mais de 800 inscritos.

Padre Paulo Morais é missionário Redentorista de Ipatinga. Dedica-se ao estudo da viola caipira e o universo e religiosidade popular. Em 2017, lançou seu primeiro trabalho, Fé e Folia, com participações de Maurício Tizumba, Rubinho do Vale, Wilson Dias, Chico Lobo e Zé Geraldo.

Zaak Porto é cantor e compositor autodidata, nascido em Almenara. Cresceu sob influência de diversas atmosferas musicais, como forró, blues, rock e música caipira, entre outros.

viola 4

Paulo Freire é violeiro, escritor e contador de histórias de Campinas (SP) e assina trilhas sonoras, canções, romances, biografias, livros de causos e álbuns de viola. É considerado um dos mais importantes violeiros da atualidade.

Chico Lobo nasceu em São João del Rei, apresentou-se em palcos do Brasil e do mundo e é considerado como violeiro de notas choradas, compositor de obras que ultrapassam barreiras do preconceito musical. Em seus concertos Chico Lobo costuma entreter o público com folias, catiras, lundus, reisados, modas, cateretês, além de causos que contam com a participação do público.

Saiba mais sobre o projeto Viola de Feira e leia outros conteúdos relacionados visitando o linque abaixo:

https://barulhodeagua.com/tag/viola-de-feira/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.