1374 – Vozes Bugras conta trajetória de 18 anos em apresentações contempladas pela LAB

#MúsicaBrasileira #MúsicaIndependente #CulturaPopular

Episódios começam no dia 18 de abril e ficarão disponíveis por 24 horas  

jornaslistas antifascistasO grupo paulistano Vozes Bugras está completando 18 anos de contribuições para a música de qualidade e a cultura popular e para celebrar este momento e compartilhar suas inúmeras realizações, promoverá uma série de apresentações virtuais (lives) a partir do domingo, 18 de abril, retratando sempre a partir das 20 horas o repertório e as pesquisas produzidas neste período. Os conteúdos poderão ser acompanhados pelo canal cujo linque estará disponível ao final desta atualização; o projeto conta com recursos do edital ProAc Expresso Lei Aldir Blanc (LAB) 39/2020, por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além do apoio Associação de Teatro de Atibaia (ATA), onde foram promovidas as gravações.

Formado em 2002, o Vozes Bugras atualmente reúne Anabel Andrés, Anunciação Rosa, Cássia Maria, Célia Gomes, Tiane Tessaroto e Uli. Em sua carreira vem desenvolvendo pesquisas que favorecem a valorização da cultura popular brasileira e lançou os álbuns Vozes Bugras (2012) e Folia (2014), além do single Confraria das Bruxas (2020). Seus espetáculos já percorreram diversas cidades do Brasil oferecendo ao público cantos, lendas e mitos que remetem à riqueza da nossa formação cultural e reverenciam a ancestralidade dos povos originários, africanos e as influências ibéricas portuguesas. A reflexão sobre o sagrado e o feminino no nosso legado cultural permeia o repertório a partir das referências das manifestações populares e convoca, também, à transformação de atitudes e modelos culturais que perpetuam diversos preconceitos e enganos históricos.

A cada nova apresentação virtual será abordado um tema específico contendo músicas, narrações e comentários sobre os repertórios, que permanecerá disponível por 24 horas. O canal é www.youtube.com/vozesbugras.

Raízes I (18/04) e Raízes II (20/04) remeterão às matrizes fundantes da cultura brasileira, com lendas e contos das tradições indígenas e africanas, registrados no álbum Vozes Bugras. Motumbá (22/04) reverenciará a matriz africana da cultura brasileira e a sabedoria ligada à natureza e seus elementos, por meio de obras de compositoras e compositores contemporâneos.

Folia I (25/04) e Folia II (27/04) apresentarão manifestações culturais que ocorrem pelo Brasil no período natalino — como pastoril, bois, folia de reis e lapinhas, registrados em Folia. Para o encerramento estará em destaque Fertilidade (29/04), com um repertório totalmente autoral profundamente marcado por suas vivências no universo das tradições orais e espirituais da nossa cultura e que integram o repertório do que virá a ser o terceiro álbum do Vozes Bugras.

Agenda, sempre às 20h:

18/04 Raízes I/20/04 Raízes II/22/04 Motumbá/25/04 Folia I/27/04 Folia II/29/04 Fertilidade

Acompanhe Vozes Bugras na internet e leia mais sobre o grupo aqui no barulho d’água Música visitando os endereços e linques abaixo:

Blog:http://www.vozesbugras-br.blogspot.com.br/

Youtube: http://www.youtube.com/vozesbugras/

Facebook http://www.facebook.com/vozes-bugras/

Instagram http://www.instagram.com/vozesbugras/

Plataformas digitais Spotify, Deezer, iTunes, etc

https://barulhodeagua.com/tag/vozes-bugras/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s