1379 – Valdir Verona (RS) lança Girassol, epê com cinco temas instrumentais que acompanha e-book

#MúsicaInstrumental #MúsicaIndependente #Viola10Cordas #Viola9Cordas #MúsicaBrasileira #CulturaPopular #ValdirVerona #CaxiasdoSul #RioGrandedoSul

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está privando o público das apresentações ao vivo dos artistas de um modo geral, mas alguns têm aproveitado o tempo de recolhimento forçado para dar vida a novos projetos, trazendo para quem os admira novidades das mais interessantes. E, neste cenário, as mídias sociais vêm sendo um palco dos mais recorrentes para lançamentos e concertos online, criando uma nova forma de interação entre eles e os fãs. Um dos mais conceituados cantores e compositores do país, o gaúcho de Caxias do Sul Valdir Verona também está se valendo do tempo em casa para criar e anuncia já para a próxima quinta-feira, 22, o lançamento de Girassol, um epê com cinco temas instrumentais para viola, acompanhado de um e-book com as partituras e tablaturas, mais vídeo aulas, que já pode ser pré-salvo pelo linque que estará ao final desta atualização.

Em Girassol as músicas gravitam em torno de um sol — neste caso, a nota Sol, que é a tônica da afinação Rio Abaixo usada na viola de 10 cordas.  As composições, embora em diferentes modos e estilos, têm essa particularidade e foram lançadas em formato de singles nos últimos meses, entre as quais uma adaptação para viola da peça Españoleta, de Gaspar Sanz, composta originalmente para guitarra barroca e uma versão solo do Chamamé Blues #2, composta em parceria com Oly Jr, parceiro de Verona, ao lado de Angelo Primon e Mario Tressoldi, do quarteto Violas ao Sul. Valdir Verona toca viola de 10 cordas em todas as faixas do epê, cujo repertório reunirá, ainda, além das duas citadas acima, Melodia Insistente, Aires de Andalucía e Dunas. A arte da capa é de Katya Teixeira, a partir de fotografia de João Evangelista Rodrigues. A formatação da capa do e-book coube a Marcos Malacarne, com produção de Valdir Verona e realização da Viola Sul Produções. O técnico de gravações, Eleandro Stuermer, é do E-Music Estúdio.

girassol verona

Em três décadas de trajetória, Valdir Verona se consolidou no cenário nacional como músico capaz de resgatar a força e a beleza da viola nos pampas, atuando simultaneamente como pesquisador, produtor musical e professor dos mais requisitados do instrumento, gravando canções ou músicas instrumentais tanto em dez, como em nove cordas, mas sem jamais deixar de valorizar também os ritmos nativos. Afora trabalhos em parceria com Rafael de Boni (Duo Viola e Acordeon) e, mais recentemente, com o grupo Violas ao Sul , entre outros projetos que vão desde recitais, shows, composições, arranjos, gravações, edições de partituras e tablaturas.. Verona foi contemplado com o Prêmio Excelência da Viola Caipira em duas edições, indicado ao Prêmio Açorianos de Música em três oportunidades (pelos discos Encontro das Águas, Uma Viola ao Sul e Na Estrada), participou em diversos festivais, tanto regionais, quanto nacionais, e gravou sete álbuns solo – mais discos portanto, que os títulos brasileiros conquistados pelo Internacional que, aliás, está na “seca” há 42, 42 anos!

80741992_3278056748936259_3575252917470363648_n

Valdir Verona também é autor de livros didáticos voltados às cordas, com destaque para seus 14 Estudos Progressivos – Violão Campeiro, publicado em 2002 e que virou referência para o violão brasileiro; Gêneros Musicais Campeiros no Rio Grande do Sul – ensaio dirigido ao violão; e Ritmos Campeiros no Rio Grande do Sul – Viola de 10 Cordas, além de outras obras de partituras para violão e viola brasileira.

A discografia de Valdir Verona é rica,  quer seja pelos discos autorais, quer pelas participações em outros projetos, como o Ária Trio (Ad Libitum) ou o Duo de Viola e Acordeon, juntamente com o músico Rafael De Boni, e também do projeto Violas ao Sul. Recentemente lançou Viola de 9 Cordas e Rio Abaixo, este para viola de dez cordas. Com esta produção desenvolve um trabalho de resgate da viola de 10 cordas na música do Sul.

Saiba mais sobre Valdir Verona e leia ouros conteúdos a ele relacionados aqui no Barulho d’água Música ao visitar o linque abaixo. 

https://barulhodeagua.com/tag/valdir-verona/

Veja como fazer a pre salvamento e os vídeos do projeto Girassol em https://tratore.ffm.to/girassol-ep

Clique na palavra destacada abaixo e ouça o programa Revoredo, com Valdir Verona, levado ao ar pela USP FM, em 8 de abril, com apresentação do maestro José Gustavo Julião  Carmargo:

Ritmos Campeiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s