1383 – Tempo de Paz, quinto álbum de Amauri Falabella (SP), já está disponível nas plataformas virtuais

#MPB #ViolaCaipira #Violão #CulturaPopular #Amor #Natureza

Cantor, compositor e multi-instrumentista residente em Guarulhos grava novo trabalho baseado em violão e voz, com parcerias de amigos que o acompanham desde o início da carreira que o consagrou como um “trovador” moderno, mas de linhagem antiguíssima

O cantor e compositor Amauri Falabella está lançando Tempo de paz, seu quinto álbum, com nove faixas, já disponível nas melhores plataformas virtuais. Tempo de Paz traz parcerias com alguns compositores que já acompanham Falabella — residente em Guarulhos, cidade da Grande São Paulo– e do cancioneiro alternativo do Brasil entre eles Levi Ramiro, Chico Branco, Marco Túlio Oliveira Reis, Helton Gomes, Marcelo Lavrador, Jozén Rique e Sol Bueno e foi gravado no formato de voz e violão. O resultado é um trabalho que pode ser classificado com síntese da música brasileira das últimas décadas, agregando fidelidade às tradições e preocupação com a natureza, sem deixar de lado a beleza e o amor.

Amauri Falabella vem de uma escola musical que conta com fortes influências de variados estilos, de diversas regiões do Brasil e tem entre seus expoentes nomes como o de Elomar, Dércio Marques, Vidal França, Xangai, João Bá e Vital Farias. Pode ser considerado um “trovador” moderno, mas de linhagem antiguíssima. Desde de que venceu, no ano 2000, o Prêmio Especial do Júri Popular do Festival da Musica Brasileira da Rede Globo, com a canção Brincos (que obteve 60% da votação), Falabella segue firme na trajetória peculiar da nova safra de valores da MPB, de artistas comprometidos em cantar o que acreditam e suas verdades interiores, as marcas que trazem da vida.

Ciranda Lunar (2001), o álbum que abre a discografia, é a concretização de um sonho acalentado por mais de 20 anos e foi produzido por ele mesmo, com o requinte e a técnica que se tornariam sua marca registrada, emoldurando de puro lirismo canções inspiradas na arte popular.

Depois, em Violeiro Urbano (2005), Amauri Falabella seguiu a trilha de Ciranda Lunar, porém com um importante diferencial: revelou sua paixão pela viola caipira, instrumento que simboliza a fidelidade às raízes mais profundas da música brasileira, inicialmente de cunho rural, posteriormente se alastrando e chegando à zona urbana. Neste disco, os arranjos são concebidos tendo como fio condutor e traço comum que une todas as músicas o respeito à natureza e o amor às coisas simples e verdadeiras. A faixa-título explica seu apego à viola caipira e o próprio título, pois Falabella sempre viveu na cidade grande. Guarulhos, álias, é a segunda maior do estado paulista, atrás apenas da Capital, São Paulo.

O terceiro disco chama-se Amauri Falabella e foi gravado ainda sob o signo da viola, em 2009, mas sobretudo sob o da Lua Nova. O tema lunar é uma constante conhecida em Amauri Falabella desde Ciranda Lunar, depois de Brincos, provavelmente sua música mais gravada por outros artistas, entre eles Dércio Marques e Dani Lasalvia.

Já em Parceria (2015), ele se juntou a um time de poetas e músicos de primeira grandeza tais quais Katya Teixeira, Consuelo de Paula, Sonya Prazeres, Chico Branco, Socorro Lira e outros para promover uma “arreunião” (tema emprestado da expressão de Chico Maranhão, eternizada por Doroty Marques) dispostos a passar o Brasil a limpo. O show de lançamento, acompanhado pelo Barulho d’água Música, fez pequeno o teatro Adamastor, em Guarulhos, no dia 22 de agosto de 2015.

Os amigos e fãs de Amauri Falabella costumam dizer, em sinal de respeito e de admiração, que ele é, ao mesmo tempo, suserano e servo da arte musical, pois empunha seu instrumento como um lavrador empunha a enxada ou um escritor a pena; é poeta do ar, das flores, das águas, dos amores, das amizades. E assim viaja mundos, reais ou imaginários, como uma ave benfazeja e encantatória. Sua música é florida, se ouve junto o marulhar de águas, cantos de pássaros; tem dentro de si o Brasil, suas cores, seus ritmos, suas melodias.

Ao final desta atualização há linques que levam a páginas e conteúdos que permitem saber mais sobre e ouvir Tempo de Paz e outros trabalhos de Falabella.

Programa Sr Brasil TV Cultura https://www.youtube.com/watch?v=z1Z4ceBxbP8Show “Parceria” no teatro Adamastor – Guarulhos www.youtube.com/watch?v=SpgghpM3sRU

https://barulhodeagua.com/2015/08/25/624-noite-de-lancamento-de-parceria- novo-album-de-amauri-falabella-lota-teatro-em-guarulhos-sp/

Programa “Na minha casa” https://www.youtube.com/watch?v=zEDo55oYDMs&t=67s SESC Joinville https://www.youtube.com/watch?v=5ZgjHDLmNbY“Andante”

http://www.sertaopaulistano.com.br/2021/04/tempo-de-paz-o-5-disco-de-amauri.html

https://barulhodeagua.com/tag/amauri-falabella/

https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/amauri-falabella/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s