1419 – Tuia (SP) lança novo álbum ao vivo com interpretação intimista de seu repertório

#MPB #MúsicaIndependente #CulturaPopular #GravadoraKuarup #Jacareí

Disco Ao Vivo e Só traz canções da carreira solo de dez anos e ganha edição exclusiva nas plataformas digitais

O álbum Tuia, Ao Vivo e Só que estreia nas plataformas digitais pela Produtora e Gravadora Kuarup, é o segundo disco ao vivo da carreira do cantor e compositor Tuia, o primeiro deles em formato voz e violão. O disco que traz canções em formato intimista com acústica “folk” foi gravado com versões exclusivas de várias músicas e fases da carreira solo de Tuia, entre 2010 e 2020, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, em abril de 2021 no estúdio AS. O registro foi feito em uma única sessão para evidenciar ora a delicadeza, ora a aspereza do violão de aço e a interpretação doce e rasgada do músico Tuia. São nove faixas ao todo, entre as quais músicas que não são muito tocadas nas apresentações os com a banda por terem estilo mais intimista, caso das canções À Mexicana, música do primeiro disco de 2010 que tem influência flamenca misturada com música regional; Bar de Beira, De Repente, canção inédita e mais pop folk atual, além da recente Flores da Manhã, parceria com Guarabyra, lançada como single e que conta com a participação de Zeca Baleiro.

O destaque de Tuia, Ao Vivo e Só fica por conta da versão do clássico de Rolando Boldrin, Vide Vida Marvada. Ao interpretá-la, Tuia carrega na emoção e faz das melodias líricas e caboclas de Boldrin um folk rock com poderosa pegada aviolada. A ideia da gravação que recebeu registro em vídeo é inspirar e formatar um novo concerto com essa “vibe” mais crua para evidenciar o perfil folk e rock rural, porém intimista, que deve adotar em 2022 simultaneamente ao lançamento do novo disco de estúdio com a sua banda, Horizonte em Queda Vertical, com previsão de lançamento para o segundo semestre.

Cantor e compositor, Tuia é de Jacareí, cidade do Vale do Paraíba paulista. Despontou na década dos anos 1990 com a banda Dotô Jéka que já em 1993 ousava ao propor a inovadora misturara de rock com música caipira, o que fez a banda se destacar pela sua sonoridade e originalidade. O primeiro trabalho, Tia Marieta, que contou com Beto Machado, produtor da banda Raimundos, saiu pela Virgin Music, abrindo as portas para apresentações em programas de televisão, alcançando também os primeiros lugares nas rádios do interior de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e estados do Nordeste. A versão de Romaria, uma das músicas mais importantes do disco, clássico de Renato Teixeira, acabou ganhando um clipe com execução na MTV e foi pauta de diversas matérias em veículos imprensa, incluindo a conceituada revista norte-americana Billboard.

Tuia lançou em 2011 seu primeiro trabalho solo com CD e DVD, Tuia ao Vivo. O trabalho ficou entre os 20 mais vendidos da distribuidora Tratore; a faixa O Céu tornou-se campeã de pedidos em emissoras de rádios do Nordeste e cidades de Minas Gerais. Já em 2013 os fãs celebraram o primeiro disco de estúdio, Jardim Invisível, que trouxe versão mais intimista e leve do seu som folk rock. Este álbum foi decisivo para conquistar a primeira turnê nacional. Três anos depois, o terceiro disco, Reverso Folk, ganhou o selo da Sony Music. Em 2018, ao lado de Ricardo Vignini, Zé Geraldo, Guarabyra e o saudoso Tavito, Tuia criou Encontro de Gerações, que fez várias apresentações em unidades do SESC paulistano e transformou-se em registro de áudio e vídeo que permitiu o lançamento do quinto trabalho do músico, Nós do Rock Rural, pela Kuarup. A gravadora e produtora paulistana, em 2019, também assinou Versões de Vitrola Volume 1, com várias regravações de sucessos da MPB e canções próprias, com Tuia recebendo alguns convidados.

BADEN POWELL, RENATO TEIXEIRA, NEY MATOGROSSO.

Especializada em música brasileira de alta qualidade, o acervo da produtora e gravadora Kuarup concentra a maior coleção de Villa-Lobos em catálogo no país, além dos principais e mais importantes trabalhos de choro, música nordestina, caipira e sertaneja, MPB, samba e música instrumental em geral, com artistas como Baden Powell, Renato Teixeira, Ney Matogrosso, Wagner Tiso, Rolando Boldrin, Paulo Moura, Raphael Rabello, Geraldo Azevedo, Vital Farias, Elomar, Pena Branca & Xavantinho e Arthur Moreira Lima, entre outros.

Além desta eclética galeria de cantores e duplas cujos trabalhos já lançados formam o acervo de álbuns, também é possível ao internauta que visita o portal da Kuarup, entre outras atividades no campo da produção cultural, saber pela guia Notícias as novidades que estão chegando para reforçar este precioso catálogo e, ainda, ouvir 52 seleções de músicas disponíveis na plataforma Spotify (playlists) apresentadas por temas e recortes dos mais diversificados, revelando a riqueza de sonoridades e de gêneros que a empresa guarda. Uma das preferidas aqui na redação do Barulho d’água é Nova Geração Kuarup (clique no nome da lista para ouvi-la). 

Leia mais sobre Tuia ou conteúdos a ele relacionados aqui no Barulho d’água Música ao clicar nos linques abaixo:

https://barulhodeagua.com/tag/tuia-lencioni/

https://barulhodeagua.com/tag/tuia/

Kuarup Música, Rádio e TV

www.kuarup.com.brTelefones: (11) 2389-8920 e (11) 99136-0577Rodolfo Zanke rodolfo@kuarup.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s