1421 – Canções de Elomar Figueira Mello serão interpretadas em concerto ao vivo na Casa Museu Ema Klabin(SP)*

#MPB #CulturaPopular #Elomar #MúsicaRegional #CasaMuseuEmaKlabin #SãoPaulo #SP

*Com Cristina Aguilera

Tiago Fusco e Verlucia Nogueira abordam a obra do compositor no show Estradar. O CD homônimo da dupla contou com a direção artística de João Omar, filho e parceiro musical de Elomar

Neste sábado, 7 de agosto, a partir das 16h30, a Casa Museu Ema Klabin, situada na cidade de São Paulo, terá como atração do programa #TardesMusicaisEmCasa o duo Tiago Fusco e Verlucia Nogueira. Direto da Casa Museu, com transmissão pelo seu canal do YouTube, a dupla apresentará Estradar,  um concerto que promove um mergulho investigativo e criativo na música do poeta e compositor Elomar Figueira Mello.

Tiago Fusco e Verlucia Nogueira, que lançaram recentemente pelo selo SESC um álbum com canções de Elomar homônimo ao concerto, abordam a obra do compositor a partir de uma formação inédita para este cancioneiro: o piano e a voz feminina. No repertório, eles brindam os admiradores do baiano com clássicos como Bespa, Cavaleiro Do São Joaquim, A Pergunta , Curvas Do Rio, O Pidido, Clariô, História De Vaqueiros, Cantada , Função , Campo Branco , Retirada, Incelença Pro Amor Retirante e Na Quadrada Das Águas Perdidas.

Fusco conduz a transposição da obra, originalmente escrita para violão, de forma inventiva, transitando ora pelo estilo popular regional e rítmico, ora pelas possibilidades narrativas do instrumento. Já a cearense Verlucia, tendo familiaridade com a linguagem dialetal proposta pelo autor, explora o regionalismo, a dramaticidade e o lirismo das falas e das melodias propondo nuances às canções, personagens e paisagens deste repertório.

Para aproximar a abordagem criativa do duo às características e à essência da obra, no processo de gravação do álbum Estradar, a dupla contou com a direção artística de João Omar, filho e parceiro musical de Elomar.

Dos sofreres e ânsias do sertanejo à festa. O repertório de Estradar conduz uma grande viagem pela estética sertânica, por meio das narrativas épicas, causos de mistérios e valentia; dos lamentos de retirantes; das canções de amor e da festa, elementos presentes no cancioneiro elomariano.

O espetáculo, gratuito, conta com apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Klabin S.A.

O piano utilizado nesta edição do Programa Tardes Musicais é cedido pela Fritz Dobbert, parceira da Casa Museu Ema Klabin.

Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária em nosso site.

Leia mais sobre Tiago Fusco e Verlúcia Nogueira e sobre a obra de Elomar aqui no Barulho d’água Música ao clicar nos linques abaixo ou acesse pelo QR Code

https://barulhodeagua.com/2019/12/23/1272-selo-sec-lanca-estradar-disco-de-verlucia-nogueira-e-tiago-fusco-com-releituras-da-obra-de-elomar-ba/

https://barulhodeagua.com/tag/elomar/

 

 

 

 

Conheça mais e compre originais da obra de Elomar no endereço abaixo:

http://rossanecomunicacao.com.br/locanda/loja.html

Ouça entrevista de Tiago e Verlúcia à Rádio Universitária:

https://www.radiouniversitariafm.com.br/entrevista/universitaria-entrevista-44-verlucia-nogueira/

Assessora de Imprensa: Cristina Aguilera: Mídia Brazil Comunicação Integrada (11 99539-8589/11 3721-1202) cristina.aguilera@midiabrazil.com.br / @midiabrazilcomunicacao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s