#MúsicaBrasileira #CulturaPopular #Dança #Poesia
O premiado Dandô – Circuito de Música Dércio Marques expandiu ainda mais a sua atuação artística com o lançamento em 16 de agosto da TV Dandô, um novo veículo para divulgação de conteúdos inéditos que serão disponibilizados pelo canal Youtube (http://youtube.com/circuitodandobr), sempre a partir das 20 horas. A programação é das mais ecléticas e oferecerá novidades sobre os concertos que o Dandô oferece, espetáculos virtuais exibidos na íntegra, entrevistas exclusivas com os artistas participantes do circuito e convidados, depoimentos, homenagens, clipes, lives, curtas-metragens e oficinas, entre outras ações e manifestações culturais.
O público poderá conferir o que corre nos bastidores dos músicos que compartilharão momentos de sua rotina, detalhes de suas cidades de origem (o Circuito Dandô atua em todas as regiões do país) e curiosidades sobre a concepção de seus trabalhos. Além do destaque para o cenário musical, a TV Dandô abrirá espaços para a apresentação de outros gêneros de expressão, com assuntos específicos sobre literatura, dança e audiovisual, por exemplo.
“A TV Dandô vai gerar ainda mais visibilidade e mostrar a amplitude do Circuito como movimento cultural, dará voz e cara às pessoas que integram essa iniciativa– e realmente são muitas pessoas! — entre artistas, público, produtores, enfim, gente que gosta, faz e divulga arte”, informou Kátya Teixeira (SP), cantautora, idealizada do Circuito Dandô e coordenadora geral da TV Dandô. “Buscamos trazer uma discussão mais plural, sobre o Brasil profundo e sua importância cultural na e para a América Latina.”

Kátya Teixeira (SP) é cantautora, idealizada do Circuito Dandô e coordenadora geral da TV Dandô (Foto: Elisa Espíndola)
PROGRAMAS
Os primeiros programas prestarão homenagens a Dércio Marques (1947-2012), um dos expoentes da cultura popular brasileira, que inspira, influencia e empresta seu nome ao Circuito Dandô. Em 19 de agosto, data em que se comemora o aniversário do menestrel e ele faria 72 anos, a TV Dandô exibiu um especial enfatizando a sua arte, além de depoimentos de pessoas que conviveram com ele como o cantautor Renato Teixeira, Juan Falu (Argentina), membros do grupo Tarancón (Miriam Mirah e Emilio de Angeles) e Hilton Accioly (músico e compositor).
Mostra Circuito Dandô Minas Gerais – O programa especial será transmitido entre 23 e 31 de agosto. O objetivo é promover intercâmbio entre os artistas das regiões de Minas Gerais (Central de Minas, Triângulo Mineiro e Vales do Jequitinhonha e Mucuri) com as cidades que fazem parte do Dandô. Serão oito concertos, duas oficinas e uma Roda de Conversa com o coletivo. Cada cidade receberá um artista do Dandô, que terá como anfitrião um artista local (veja a programação completa em Serviço).
Dandô Saberes (semanal): Vídeos-aulas, oficinas, palestras de variados temas do universo artístico-cultural. Nesta segunda, 23 de agosto, será transmitida a oficina “Elaboração de Projetos Culturais”; para 30 de agosto está programada a oficina cujo tema é “Construção de Tambores”. Em setembro, Ney Couteiro (cantador, compositor, produtor musical e fotógrafo) ministrará a oficina sobre produção audiovisual. Já está agendada também a oficina sobre construção de instrumentos musicais.
Coluna Dandô (semanal) – Ana Maria Stinghen (percussionista e produtora) e Francisco Prandi. (cantor, compositor e multi-instrumentista) revelarão o trabalho dos artistas dandeiros, convidados e parceiros que fazem parte desse universo cultural.
Dandô à Prosa (semanal) – Em formado de bate-papo descontraído com o artista que e fará o show do mês, com convidados e mobilizadores do circuito. A apresentação será revezada por Ligia Araújo (poeta e professora de Literatura), Kris Pires (cantora e compositora), Mercedes Cumaru (jornalista) e Larissa Vasconcelos (jornalista).
Dandô à Letra (segundas, quartas e sextas-feiras) – Este programa mesclará vários quadros e com conteúdos sobre literatura, poesia, contação de história, curiosidades sobre a Língua Portuguesa, dicas de Gramática, entre outros. Esta atração será comandada por Lígia Araújo (poeta e professora de Literatura), Nani Braun (contadora de história, atriz e apresentadora), Grazi Nervegna (cantora, compositora e poeta) e Paulo Nunes (poeta) e coordenador do Instituto Juca de Cultura, na cidade de São Paulo.

Francisco Prandi será o roteirista do programa quinzenal de clipes (Foto: Nalu Fernandes)
Curta Dandô (mensal) – Kris Pires (cantora e compositora) compartilhará histórias coletadas durante sua circulação pelo Brasil com os concertos do Circuito Dandô. A primeira produção homenageará Dércio Marques (1947-2012), no mês de seu aniversário.
Clipes (quinzenal): Luma Aiub (cantora e atriz) divulgará os videoclipes dos artistas que compõem o Circuito Dandô, com curadoria dos coordenadores regionais. O programa tem roteiro de Francisco Prandi.

Anabel Andrés, cantautora, performer, pesquisadora do movimento e arte educadora (Foto: Nalu Fernandes)
Dançô (quinzenal): as canções dos dandeiros servem de trilha sonora para as apresentações de dança, conduzidas por Mariah Oliveira (professora de dança do ventre e do grupo de Jongo Iracema), Mônica Gouveia (bailarina), Andrea Leoncini (Rodas e Varandas), Anabel Andrés (cantautora, performer e pesquisadora do movimento, arte educadora), Mara Muniz (produtora cultural), entre outros convidados.
Dandô Internacional: Terá duas atrações distintas. A “Rádio 220” trará pílulas musicais com ênfase em produções ao redor do mundo, com apresentação de Marie Villalobo, do Dandô A Petit Pas – Circuit des Troubadours en France, circuito francês parceiro do Dandô. O segundo programa, quinzenal, abordará dos circuitos parceiros do Dandô no mundo. Em 29 de agosto, haverá a apresentação do Ciudad Canción, circuito parceiro do Dandô da Venezuela, coordenado por José Delgado, cantautor e agitador cultural José Delgado.
EQUIPE DE PRODUÇÃO DA TV DANDÔ
A TV Dandô tem produção coletiva que reúne os artistas do Circuito Dandô e outros profissionais da área cultural: Kátya Teixeira (coordenação geral, designer e edição audiovisual), Ana Maria Stinghen (produção geral e redes sociais), Danilo Costa (designer, criação do logotipo da TV Dandô e redes sociais), Danilo Nunes (podcast), Kris Pires (edição audiovisual), Mercedes Cumaru (assessoria de imprensa), Larissa Vasconcelos (assessoria de imprensa), Lígia Araújo (redes sociais e revisão textual), Luma Aiub (redes sociais), Murilo Silvestrim (edição audiovisual), Ney Couteiro (edição audiovisual) e Osni Ribeiro (edição audiovisual).

Dércio Marques, inspirador do Circuito Dandô
Em atividades desde setembro de 2013, o “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques” reúne músicos de diversas cidades brasileiras. O nome do projeto é uma homenagem a Dércio Marques, um dos artistas que mais fez pela arte nos “Brasis”.
De maneira coletiva e colaborativa, os participantes do circuito protagonizam concertos, encontros, trocas de experiências e reflexões sobre o universo cultural e social.
Em oito anos, o Circuito Dandô promoveu mais de 1500 apresentações pelo Brasil e, mais recentemente, alcançou a América Latina e a Europa.
Em parceria com a gravadora Tratore, lançou dois álbuns coletâneas de artistas do circuito nacional e latino-americano. O Dandô foi contemplado com o Prêmio Brasil Criativo e com o Prêmio Profissionais da Música.
Programação de shows do mês
28 de agosto, Belo Horizonte ¦ Artista: Beatriz Farias (cantora, compositora, diretora artística e produtora cultural)
Anfitrião: Marcelo Borges (músico, ator e poeta) – participação de Diego Borges (cantor, compositor e instrumentista)
Contagem
Artista: Tau Brasil (cantor e compositor) ¦ Anfitrião: Augusto Cordeiro (cantor, compositor e instrumentista)
29 de agosto, Moeda ¦ Artista: Giancarlo Borba (cantautor, multi-instrumentista e arte educador)
Anfitrião: Janan Lazo (músico, cantor e compositor)
Belo Vale
Artista: Marcelo Taynara (cantor, compositor e percussionista) ¦ Anfitrião: Domingos (cantor, intérprete e compositor)

Marcelo Taynara, cantor, compositor e percussionista, será anfitrião em Belo Vale (Foto: Acervo Barulho d’água Música/Uberaba-MG/Fevereiro 2015)
Mateus Leme
Artista: Nádia Campos (cantora, compositora, pesquisadora, educadora e produtora) ¦ Anfitriã: Ana F. (cantora, compositora e instrumentista) – participação de Rogério dos Santos (músico)
30 de agosto, Araçuaí
Artista: Sol Bueno (cantora e compositora) ¦ Anfitrião: Dêner Pinheiro (músico, instrumentista e arte educador)
Teófilo Otoni
Artista: Carlos Farias (cantor, compositor e produtor cultural) ¦ Anfitriã: Letícia Leal (violeira, cantora e compositora)

André Salomão, anfitrião do Dandô em Uberaba (Foto: Acervo Barulho d’água Música/Uberaba-MG/Fevereiro 2015)
31 de agosto, Uberaba, Araguari, Conceição das Alagoas
Artistas: Kátya Teixeira (cantautora e idealizadora do Circuito Dandô), Marcelo Taynara, Nádia Campos, Tau Brasil, Beatriz Farias, Giancarlo Borba, Sol Bueno e Carlos Farias
Anfitrião: André Salomão (cantor e compositor)
Leia mais a respeito do Dandô Circuito de Música Dércio Marques ao visitar o linque abaixo:
https://barulhodeagua.com/tag/dando-circuito-de-musica-dercio-marques/