#MPB
* Com Eliane Verbena, Verbena Assessoria
O SESI de São Paulo reservou dois dos seus palcos para nos dias 29 e 30 de outubro promover o espetáculo presencial Filó Machado 60 Anos de Música, com o Filó Machado Sexteto, ambos começando às 20 horas e sem cobrança de ingressos. Na primeira noite, o concerto será promovido na unidade do bairro A.E. Carvalho, na cidade de São Paulo; a segunda rodada está prevista para Piracicaba, no Interior do estado. O ingresso deverá ser reservado pelo portal sesisp.org.br.
Com direção musical de Thiago Espírito Santo, Filó Machado 60 Anos de Música marca a comemoração dos 60 anos de carreira e 70 anos de vida do multi-instrumentista natural de Ribeirão Preto (SP), completados em fevereiro de 2021. No palco, Filó Machado (voz e violão) estará acompanhado por Felipe Machado (violão e voz), Thiago Espírito Santo (baixo), Sergio Machado (bateria), Raphael Ferreira (sax) e Lissandro Massa (piano).
Filó Machado é reconhecido não só pelo virtuosismo como multi-instrumentista ou pela originalidade e criatividade nas composições: sua interpretação encanta pelo timbre personalíssimo e pela força de seu canto. O roteiro ilustra sua rica e longa trajetória de parcerias em paralelo à sua busca pela originalidade: acordes inspirados no que aprisiona e na liberdade despretensiosa, usando as linhas melódicas como elementos de ligação entre as perspectivas e as influências recebidas. Filó Machado 60 Anos de Música promete emocionar o público pelos acordes, pelas melodias e pelas canções.
No programa estão elencadas músicas autorais compostas ao longo da carreira, incluindo parcerias com Sérgio Ricardo (Por Onde Andávamos), Aldir Blanc (Carmens e Consuelos), Cacaso (Amar a Maria), Michel Legrand (Je Viens te Dire la Verite) e Judith de Souza (O Polvo e Diamante Negro). Completam o roteiro as composições Marco Zero; L’habitant du Ciel; Iara-Iuri; Campagne de Dedè; Forró na Vovó; Plano de Voo; Improvisation. e Tarde de Novembro.
Filo Machado, que começou a tocar aos 10 anos, é cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor. Em seus mais de 60 anos de carreira lançou 13 discos e recebeu uma indicação ao Grammy Latin Jazz. Considerado um mestre da música, entre discos e palcos, realizou trabalhos com Michel Legrand, Jon Hendricks, Dory Caymmi, Gal Costa, João Donato, Raul de Souza, Arismar do Espírito Santo, Leny Andrade, Os Cariocas, Tetsuo Sakurai, Hermeto Paschoal, Andreas Oberg, John Patitucci, Djavan, Jorge Vercílio, Rosa Passos, SWR Big Band Stuttgard e Warvey Waynapel, entre outros.
Apresentou-se em teatros e festivais no exterior em cidades e países como Paris, New York, Toronto, Montreal, Jacarta, Bruxelas, Quito, Kiev, Seattle, Ilhas Canárias, Venezuela, Estocolmo e no Brasil nos Lençois Jazz & Blues, POA Jazz Festival, Santos Jazz, Natal Fest Bossa & Jazz. No ano de 2011, ministrou aulas na Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos da América.
Em 2015, participou do programa Ensaio, com Fernando Faro. Em 2017, foi o vencedor da categoria melhor autor/compositor do Prêmio Profissionais da Música e realizou turnê e workshop pela Ucrânia, Bielorrússia, Inglaterra e França. Também protagonizou o 1º Fundinho Jazz Festival em Uberlândia (MG) e foi jurado do FENAE, em Curitiba (PR). Em 2018, participou do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga (CE), realizou turnê com seu neto Felipe Machado, o irmão Celso Machado e o baterista canadense Alan Hetherington pelo Canadá (Toronto, Vancouver, Sydney e Montreal), abrilhantou o Toronto Jazz Festival e realizou o show Gerações com seu filho, o baterista Sergio Machado e o neto Felipe ao lado de Arismar do Espírito Santo e Thiago Espírito Santo, na unidade paulistana Belenzinho do SESC e foi atração do Curitiba Jazz Festival, no Paraná.
Em 2019, esteve no Brasil Music Summit, na cidade de São Paulo (SP) e no HUA HIN Jazz Festival (Tailândia), além do Brazilian Day (Estocolmo/Suécia) e do Choro Jazz 10 Anos (Jericoacoara/CE). Em 2020, Filó Machado realizou um show online em comemoração aos 40 anos do Teatro Sergio Cardoso, além de outros virtuais com seus músicos em formações diversas: Brooklinfest pela AEMB, Dia da Consciência Negra pela Vila Itororó, Dia do Samba pela Casa de Cultura Hip Hop Sul, Dia da Bossa Nova pelo Clube da Bossa de Brasília e outros.
Em 2021, comemorou suas duas marcas com shows virtuais e lançou Filó Machado 60/70 Songbook para ser baixado gratuitamente e dirigiu show do neto Felipe Machado. Também passou pelo Festival SP Choro in Jazz, do qual também foi diretor musical, entre outras atividades.