1474 – 8º Prêmio Grão de Música será entregue a 15 cantores e intérpretes em cerimônia virtual, ao vivo, no Teatro D

#MPB #8ºPGM #CulturaPopular

Em cerimônia marcada para começar a partir das 19 horas da terça-feira, 23 de novembro, com transmissão virtual diretamente do Teatro D (pelo linque informado ao final desta atualização), serão entregues na cidade de São Paulo troféus aos 15 vencedores do 8º Prêmio Grão de Música (PGM). A idealizadora e realizadora do evento, cantora, compositora, escritora e produtora cultural Socorro Lira (PB) pretendia promover a festa em formato híbrido, mas diante tanto do risco ainda real de novos contágios pelo coronavírus, quanto do alto custo de viagens aéreas dentro do país, ela e os demais parceiros envolvidos nos preparativos optaram pela exibição online ao vivo. Ainda conforme Socorro, foi preciso ponderar vários fatores, entre os quais a presença de artistas de todas as idades e de 14 Estados. “A boa notícia é que estamos preparando um lindo espetáculo online para a ocasião e o público acompanhará de casa em segurança”, sem quebrar nenhum protocolo sanitário.

Compositores e intérpretes, de diferentes gerações e estilos musicais, levarão para suas estantes a já tradicional estatueta, em bronze, obra do artista Elifas Andreato. A programação da cerimônia ainda inclui a Mostra PGM. Nesta edição, o palco estará reservado aos cearenses Cacique Pequena e Abidoral Jamacaru para apresentações musicais gravadas previamente; já Bernadete, de São Paulo, cantará presencialmente no Teatro D. Os demais premiados participarão da por chamada em vídeo, em tempo real.

O bailarino, ator e diretor cênico Ciro Barcelos, responsável pela direção artística, fará performances de dança. O comando desta e das demais atrações caberá a Caio Padilha, multiartista carioca radicado em Natal (RN), com participações de Socorro Lira e de Andreato.

O Prêmio Grão de Música divulga os agraciados após avaliar o conjunto da obra de cada artista, possibilitando uma premiação atemporal cujo único requisito é o gênero canção; conheça o currículo de cada um em https://premiograodemusica.com.br/interpretes/. Os nomes indicados em 2021 representam 14 estados brasileiros e o Distrito Federal: Abidoral Jamacaru (CE); Bado (RO); Bernadete (SP); Cacique Pequena (CE); Cláudia Simone (PI); Cléber Eduão (BA); Djuena Tikuna (AM); Dorina (RJ); Fernanda de Paula (MG); João Ormond (MT); Lia Sophia (PA); Oliveira de Panelas (PE);Salomão di Pádua (DF​​); Silvia Sol (RN); e Zé Moreira (ES).

“Pela primeira vez na história do PGM teremos a presença indígena: Cacique Pequena, do Ceará, e Djuena Tikuna, do Amazonas”, observou Socorro Lira. “Para nós que organizamos a premiação é uma oportunidade ímpar de trazermos para nosso meio a cosmovisão indígena sobre um mundo natural original e orgânico, tão diferente do olhar predador de mercado e da velha economia com suas mazelas”, emendou. As colonizações europeias no mundo, impregnadas pela cultura da exploração e da violência deixaram um rastro de destruição que nos põe agora no limiar da extinção como espécie. Vamos reaprender com os povos originários a cuidar da nossa aldeia comum”, completou a idealizadora e realizadora do prêmio.

O Prêmio Grão de Música celebra a riqueza da canção brasileira e reafirma a missão de tentar ampliar desde a primeira mostra o olhar do país e colaborar para revelar ou destacar artistas de grande valor em meio ao imensurável cenário musical nacional, posto que a obra da maioria sofre filtros comerciais e não se torna conhecida pelo público. Nesta empreitada, conta com apoio da Consolidar, Bandeja Organizadora Inpot, Instituto Economia ao Natural e, mais uma vez, com a parceria e patrocínio da empresa Metanoia – Propósito nos negócios e Palavra Acesa editora.

Os organizadores e parceiros do 8º Grão de Música, a exemplo dos anos anteriores, também gravaram em disco a coletânea da edição de 2021, com 15 músicas contemplando todos os premiados e já disponibilizada nas plataformas digitais e no portal do PGM (http://premiograodemusica.com.br).

Assista à transmissão com acesso livre em tempo real e de graça pelo canal youtube.com/premiograodemusica. e pelo Facebook do PGM; o linque para a cerimônia é https://youtu.be/ut8M1QuxRaY

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: