#MPB #MúsicaCaipira #ViolaCaipira #ViolaInstrumental #Campinas #ConchaAcústicaTaquaral #ProjetoOficinasdeMúsica Caipira #ProgramaRevoredo #USPFM
Apresentação do Projeto Oficinas de Música Caipira terá participação especial de João Paulo Amaral Trio
Os alunos do projeto Oficinas de Música Caipira, realizado na Escola Estadual Francisco Barreto Leme, situada no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP), realizarão apresentação gratuita na Concha Acústica do Taquaral neste sábado, 27 de novembro, a partir das 17 horas. O público poderá ouvir clássicos como O Menino da Porteira, Chico Mineiro, Romaria, e conhecer também o trabalho do João Paulo Amaral Trio. João Paulo Amaral é professor de viola caipira e coordenador artístico do projeto Oficinas de Música Caipira. Neste concerto levará ao palco algumas músicas do seu álbum mais recente, Aço da Terra, gravado com seu trio formado por Alberto Luccas (baixo acústico) e Cleber Almeida (bateria), além de receber outros convidados. O músico natural de Mogi das Cruzes (SP) está completando 20 anos de carreira dedicados à viola caipira (viola de 10 cordas) e possui experiência nacional e em palcos de Portugal, Espanha, México, Inglaterra e Estados Unidos. É pesquisador e compositor que se destaca por propor novos caminhos musicais para esse instrumento centenário. Pós-graduado em Música pela Universidade de Campinas, defendeu o primeiro mestrado sobre a viola caipira do país, com pesquisa sobre o violeiro Tião Carreiro.
Desde 2017, ano de criação do projeto, alunos da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, escola do distrito de Joaquim Egídio, também em Campinas, recebem aulas gratuitas de violão e de viola caipira. O projeto envolve também a Oficina Divertimentos Musicais, que ensina música por meio de jogos e atividades que auxiliam o aprendizado dos instrumentos, e aulas de canto coral, abertas à comunidade e sem limite de idade. Além de João Paulo Amaral, a equipe de professores é formada por Ricardo Matsuda, professor de violão, e pelo regente Jairo Silveira.
O projeto é uma idealização da Kalithéa, empresa do mesmo grupo da Direção Cultura, que desde 1999 presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos, e conta com patrocínio da Aviagen por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com o fechamento das escolas no início da pandemia de Covid-19, as aulas do projeto passaram ao formato virtual e só foram retomadas presencialmente, aos poucos, a partir de outubro. “O evento será também uma grande comemoração por podermos retomar as apresentações públicas. Em 2019 o projeto fez um show na Concha Acústica, que foi muito marcante, e esperamos que esta retomada seja ainda mais especial para todos”, comentou Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura.
RESPONSABILIDADE SOCIAL, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
Sediada em Campinas, desde 1999 a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, Organizações Não Governamentais (ONG) e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, os projetos do grupo – que incluem também a empresa Kalithéa, em São Paulo – alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.
Desde 1923, a Aviagen tem sido a empresa global preferida em genética avícola, com a missão de ajudar seus clientes – produtores mundiais de carne de frango – a fornecer uma proteína saudável e sustentável para suas comunidades em constante crescimento. Aplicando seus valores corporativos de “Breeding Sustainability”, a Aviagen implementa ferramentas que promovem a produção comercial de frangos com foco no meio ambiente e na responsabilidade social, além do benefício econômico dos produtores, ao mesmo tempo em que promove o rendimento, a saúde e o bem-estar das aves.
Para satisfazer as diversas demandas de mercado, a Aviagen oferece um completo portfólio de reprodutoras sob as marcas Arbor Acres®, Indian River® e Ross®. O Rowan Range® e o Specialty Males® têm como objetivo o crescimento mais lento e são indicados para nichos específicos de mercado. A sede da Aviagen fica em Huntsville, no estado norte americano do Alabama, e detém operações no Reino Unido, Europa, Turquia, América Latina, Índia, Austrália, Nova Zelândia, África e Estados Unidos da América, além de joint ventures na Ásia. A empresa tem aproximadamente 8.000 colaboradores e atende a clientes em 100 países.
AÇO DA TERRA NO REVOREDO
O álbum Aço da Terra foi destacado no programa Revoredo apresentado em 10 de junho pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo nas emissoras das cidades paulistas de São Paulo e de Ribeirão Preto da Rádio USP FM, da Universidade de São Paulo. O trabalho celebra os 20 anos de carreira de Amaral com repertório de composições autorais, conta com a participação de outros músicos e também do pai do violeiro, Valdo, aos 82 anos, com quem celebra o lado afetivo da convivência familiar. O projeto foi financiado com recursos do ProAC Edital (SP), reunindo além das músicas próprias novos arranjos de canções conhecidas, que exploram gêneros como arrasta-pé, polca, chamamé, pagode caipira, moda de viola, cateretê, toada, samba e jazz em diferentes afinações da viola. O programa tem as músicas: De Abaeté a Campo Grande; Tempero goiano; Suíte Tião Carreiro; Grito Tupi; Linha motriz; Refugiados da luz; A mulher e o mar; Vamo virá um chapéu véio?; e Sete Luas. Clique no linque abaixo , baixe e ouça o programa, na íntegra, com comentários de José Gustavo.
Leia mais sobre João Paulo Amaral ou conteúdos a ele relacionados aqui no Barulho d’água Música ao visitar o linque abaixo:
https://barulhodeagua.com/tag/joao-paulo-amaral/
Serviço:
Oficinas de Música Caipira na Concha Acústica do Taquaral, com João Paulo Amaral Trio/Data: 27 de novembro de 2021, horário: 17h/Local: Concha Acústica do Taquaral – Avenida Dr. Heitor Penteado, s/n, Parque Taquaral – Campinas/SP/Entrada franca
Informações: https://www.facebook.com/oficinasdemusicacaipira/