#MPB #Queer #Paraíba #JoãoPessoa #CulturaNordestina #CulturaPopular #VideoGame # #CyberTropicália
*Com Carola Gonzalez
Natural de João Pessoa, cantor e compositor queer mistura em seu primeiro trabalho elementos da cultura nordestina, beats eletrônicos, filmes de terror e também se inspira em figuras como Maria Bonita, Capitu e Alaursa
O paraibano Tirezis debuta na cena musical com seu primeiro epê, intitulado Nova Constituinte, álbum no qual propõe em cinco faixas a mistura de techno, trilha de vídeo games da década dos anos 1990, de filmes de terror B e música brasileira – fusão que ele chama de Cyber Tropicália. Tudo para compor um cenário futurista, de um novo mundo, não binário, cheio de cores, de natureza exuberante. Em paralelo, Tirezis apresenta também o videoclipe de Prophecy, com a dupla de produtores paulistas TMBG. O clipe foi dirigido pelo próprio Tirezis e pode ser conferido aqui. Antes de lançar-se ao mundo com este EP, o artista apresentou os singles: Menino lindo, Error e Prophecy.
Um dos pilares do trabalho de Tirezis é sua identidade visual. Cantor, compositor e produtor, ele é também maquiador e fotógrafo e em suas obras mistura música, audiovisual e maquiagem artística. Natural de João Pessoa, em Nova Constituinte ele revela suas origens e se inspira em Maria Bonita (companheira do cangaceiro pernambucano Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião), Capitu (uma das principais protagonistas femininas da literatura brasileira, do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis) e em Alaursa (figura mítica do carnaval paraibano e pernambucano), além de outros diversos personagens da cultura nordestina e brasileira, que surgem em paisagens paradisíacas, ambientes inóspitos e xilogravuras que imprimem a imaginação do artista. Para entender o significado do som e as referências é necessário ter em mente que Tirezis é um artista queer; o feminino e o masculino são dispensáveis, pois o gênero em si já não existe no mundo de onde Tirezis vem.
Saiba mais sobre Tirezis e assista ao video Prophecy clicando nos linques abaixo:
https://tratore.com.br/smartlink/tirezisnovaconstituinte
https://www.youtube.com/watch?v=X63EirglJSI&t=1s
Saiba mais sobre a música paraibana ou conteúdos a ela relacionados ao clicar nos linques abaixo:
https://barulhodeagua.com/tag/paraiba/
Um comentário sobre “1486- Com epê Nova Constituinte, Tirezis (PB) propõe fundamentos de um mundo não binário e inaugura a Cyber Tropicália*”