1491- Priscila Rosa protagoniza último episódio de 12 Histórias no canal do Festival das Marias*

*Com Verbena Assessoria, Eliane Verbena/João Pedro

O Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino apresentará o último episódio da série musical 12 Histórias nesta sexta-feira, 17 de dezembro, com transmissão a partir das 11 horas no canal YouTube/Festival das Marias. O microdocumentário trará a cantora e compositora Priscila Rosa que lançará o single Alento nas plataformas digitais. Esta atividade integra a programação paralela do Festival, que transcorreu em novembro.

Ao longo do semestre, a série audiovisual vem destacando doze artistas da cena musical, em publicação simultânea ao lançamento de seus respectivos singles. Os doze documentários, bem como os singles, foram produzidos e gravados no estúdio O’Sete Arte, situado em Diadema, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, com a direção artística de Letícia Aoki e produção musical do baterista Gudino Miranda, idealizadores do projeto. O Festival das Marias entrou como parceiro para dar palco à música dessas cantoras/compositoras, difundir suas histórias e contemplar o fazer feminino na arte.

Em 12 Histórias as artistas falam sobre particularidades de suas composições e sobre o papel da música em suas vidas, evidenciando suas relações pessoais com a arte. Um videoclipe da canção – com cenas captadas em estúdio – completa cada produção. Todos os episódios podem ser conferidos no canal do Festival das Marias: Amanda Temponi (Não Estou Artista); Segue (Você Diz que a Vida Passou); Re Chandra (Infinity Voice); Julia Pagano (Repara); Eva Treva (Barata); Nathalie Alvim (Outro); Tabatha Sanches (Sinais); Flávia Ellen (Um Tanto Bom); Stela Nesrine (Sonho Preto); Funmilayo Afrobeat Orquestra (Vazante de Verão) e Priscila Rosa (Alento).

Priscila Rosa & Alento

Composta em diferentes estágios da vida de Priscila Rosa, Alento é um misto de sensações que transita nas melodias intensas do piano e se soma à sonoridade da música instrumental brasileira. Com elementos do neo soul, da música brasileira e do lo-fi hip hop, a composição é dividida em duas partes com atmosferas distintas. Alento Parte I é embalada pela conversa harmoniosa entre piano e guitarra e uma batida suave de bateria acompanhada pelo baixo. Os elementos de melodia e harmonia são introduzidos de forma leve, estabelecendo um clima ameno e aconchegante. Já Alento Parte II traduz uma ideia oposta, explorando acordes suspensos, guitarras distorcidas e efeitos digitais. As nuances da composição são acentuadas pela inquietude e busca divergir da leveza anterior.

A paulistana Priscila Rosa é bacharel em piano popular pela FMU/FIAM-FAAM desde 2020 e estudou com Beba Zanettini e Liliana Bollos. O fascínio pela música surgiu na infância quando já ouvia os mestres da música popular, deixando-se influenciar por Milton Nascimento, Tom Jobim, João Donato e César Camargo Mariano. Em suas composições o popular brasileiro vai de encontro ao R&B e ao soul. Sua primeira obra, Quatro Vozes (2020), combina estes estilos, e é, ainda, uma investigação necessária para se afirmar como pianista compositora. Atualmente, a pianista está lançando o segundo single Alento, composto especialmente para o projeto 12 Histórias, evidenciando a persistência de suas influências ambíguas.

 

HOLOFOTES PARA O FEMININO

Nascido em Portugal, em 2019, o Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino, apresenta-se como palco do feminino, trazendo discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher e colocando criações femininas sob os holofotes. As protagonistas são brasileiras que atuam na música, nas artes cênicas, na literatura e nas artes visuais, entre outras áreas artísticas. O objetivo é incentivar e difundir o fazer nas artes pelo feminino, provocando reflexões sobre o impacto das desigualdades na vida das mulheres. A primeira edição no Brasil, realizado pela Belic Arte Cultura,  em novembro de 2020, teve formato online, partir da cidade de São Paulo. Em 2021, o Festival das Marias no Brasil ocupou a semana entre 18 e 25 de novembro, a partir das cidades paulistas de São Paulo, São José do Rio Preto e São Bernardo do Campo, sequente à realização em Portugal.

 

Informações à imprensa | Verbena Assessoria/Eliane Verbena / João Pedro

Tel.: (11) 2548-38409 / (11) 99373-0181- verbena@verbena.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.