1497- Rafa Castro (MG) apresenta Teletransportar, seu mais recente álbum, na unidade Belenzinho do Sesc paulistano

Rafa Castro, cantor, compositor e pianista brasileiro nascido em São João Nepomuceno (MG), atualmente residente na cidade de São Paulo (SP), protagonizará a partir das 18 horas do domingo, 16 de janeiro, o primeiro concerto presencial de apresentação do álbum Teletransportar, lançado em abril de 2020 e disponível nas plataformas digitais. Castro ocupará o palco da unidade Belenzinho do Sesc paulistano acompanhado de todos os músicos que participaram da gravação do disco de 11 faixas que promovem em suas letras questionamentos sobre política, meio ambiente, o poder da natureza e sua busca espiritual.

Teletransportar tem como elemento central a água, que pode se desdobrar em rio, mar, em materialidade cristalina e também servir de correnteza para se deixar levar para outro lugar, longe dos que estampam os jornais. Viagens às veias abertas do Brasil, em meio aos sertões, inspiraram Rafa Castro a compor. A música, para ele, é a possibilidade de se conectar com o sobrenatural e de contar ao outro o resultado de suas experiências de vida. O disco, produzido durante os primeiros impactos à vida global da pandemia de Covid-19, além de uma atitude de reconstrução de si próprio, é autobiográfico, mas sobretudo a tradução coesa de um sentimento ambíguo em relação ao nosso mundo: revela um estado desconfortante de se sentir num futuro digital e tecnológico, porém arraigado ao conservadorismo extremo. 

Há cinco anos radicado em São Paulo, os mais recentes interesses de som, imagem e poesia de Rafa Castro aparecem costurados ao que Adélia Prado, João Guimarães Rosa e a cancioneiros mineiros sussurram para ele desde a infância, período no qual descobriu a voz e o violão, antes de se encontrar com o piano. Teletransportar é o seu quarto disco autoral e reforça uma biografia também muito ligada à música instrumental. Os dois primeiros discos, Teias (2014) e Casulo (2016), são aprofundamentos de estudos sobre o jazz aliado à sua formação na Universidade de Música Popular Bituca.

Um dos pontos luminosos de sua história é referente ao primeiro disco, quando realiza o concerto com dois pianos de cauda junto ao conterrâneo Túlio Mourão, parceiro que deixa rastros de composição no novo trabalho. Embora esse traço esteja muito presente em suas recentes músicas, a pesquisa de Rafa Castro sempre foi fincada no popular, e é esta possibilidade de criação arejada e liberta que ele entrega em Teletransportar. Como se Fronteira (2017) fosse literalmente um disco no limite entre dois momentos: o do instrumental e o da canção. Rafa Castro cria músicas para seu tempo e que dialogam com a nova geração de músicos populares brasileiros. Sua mineiridade está pulverizada em Brasis possíveis que encontrou, arraigado no cinza da cidade que lhe acolhe e expele rumo ao interior do Pará e do Amazonas.

VÍDEO PREMIADO

O vídeo de Teletransportar, dirigido por André Inácio, cuja música abre o álbum homônimo de Rafa Castro, é um dos 27 vencedores entre concorrentes nacionais e internacionais do 9º m-v-f-awards. A noite de premiação transcorreu em 15 de dezembro de 2021, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), na cidade de São Paulo. Castro levou o troféu de melhor videoclipe nacional gravado na cidade de São Paulo em parceria com a Spcine, conforme a escolha do júri.

SÓ ENTRAM VACINADOS

Para garantir acesso ao auditório do Sesc Belenzinho pessoas com mais de 12 anos de idade deverão apresentar o comprovante das duas doses ou da dose única da Janssen de vacinas contra Covid-19, físico ou digital e um documento com foto. O uso da máscara será obrigatório durante toda a permanência na unidade e será exigido a apresentação do ingresso com QR Code à entrada. Os promotores do evento recomendam consulta antecipada ao portal  sescsp.org.br sobre o funcionamento do estacionamento e demais serviços oferecidos ao público. O Sesc Belenzinho fica na Rua Padre Adelino, 1.000, nas imediações da estação Belém da linha 3/Vermelha do Metrô e estipulou o valor do ingresso para a apresentação de Rafa Castro em R$ 20 (meia) e R$40,00. Para mais informações há o telefone (11) 2076-9700. Para comprar  pela internet visite https://www.sescsp.org.br/programacao/rafa-castro/ 

Baixe grátis o álbum Teletransportar nos formatos Mp3 e FLAC: https://www.rafacastro.com.br/

Acesse o videoclipe de Teletransportar pelo link abaixo:https://www.youtube.com/watch?v=A-OmDYV0KK0

Leia também no Barulho d’água Música:

https://barulhodeagua.com/2021/10/31/1463-disco-de-tulio-mourao-que-comemora-50-anos-de-carreira-do-pianista-mineiro-concilia-experimentacoes-e-antagonismos/

https://barulhodeagua.com/2019/09/20/1235-vania-bastos-tulio-mourao-e-rafa-castro-voltam-a-sampa-com-tons-de-minas/

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: