1542 – Leyde &Laura (MT) são destaque do projeto Viola Encanto de Mulher, homenagem a pioneiras do gênero caipira

MPB #MúsicaCaipira #MúsicadeViola #MulherVioleira #VioleirasdoBrasil #CulturaPopular

Dupla de irmãs mato-grossenses e revelações como Lizandra e Victória e Mel Moraes vão se apresentar a partir de 1º de junho em teatros e em praça no bairro paulistano da Penha, sem cobrança de ingresso. Concertos serão tributos a Inezita Barroso, Helena Meirelles e As Galvão, entre outras vozes femininas. Com Cristina Aguilera, Midia Brazil Comunicação Integrada

Com objetivo de dar voz ao gênero feminino na música e como instrumentista de viola caipira, será promovido no sábado, 4 de junho, a partir das 14 horas, o projeto Leyde e Laura – Viola Encanto de Mulher. O espetáculo sem cobrança de entradas levará ao público relevantes expoentes do gênero na atualidade como as irmãs  Leyde & Laura reconhecidas pela crítica e pelos fãs como um dos mais aplaudidos duetos femininos da história da música caipiraCarol Viola & Duda Cintra, revelações da música de raiz; Lizandra e Victória, meninas violeiras da cidade de Nova Odessa (SP); Jéssica & Juliana, que participaram do programa Esquenta (Rede Globo) e foram finalistas do concurso Esquentanejo, revelador de novos talentos da música sertaneja; e  Mel Moraes, selecionada no Festival Viola da Terra, com a composição instrumental Primavera dos Pássaros. Os concertos da série terão por palco a Praça do Rosário, no bairro da Penha, reconhecido ponto turístico da Zona Leste da cidade de São Paulo, onde está a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, construída no século XIX, patrimônio histórico tombado. 

Com mais de 30 anos de carreira e 18 álbuns gravados, as irmãs Lucineide Rocha (Leyde) e Marinilza Silva Rocha nasceram em Guiratinga e Pedra Pedra, ambas cidades mato-grossenses. Na Capital paulista conduzirão espetáculo de cerca de três horas de duração. No repertório da dupla há músicas como Milagre no Caixa 7 (Deluccas e Lucian); Cutuca Peão (Jesus Belmiro, Paraíso); Semente do Amor (Ronaldo Adriano, Luiz de Castro, Muniz Teixeira); O Amor do Sol e a Lua (Laura Rocha e Luiz Fernando); Não tenho Mágoa (Tião Procópio, Leyde Rocha), Ainda Amo (Diego Dias); Filhas de Mato Grosso (Divisor, Osvaldo Galhardi); Outra Vez (Weltom Martins); A Força do Amor (Jesus Belmiro, Paraíso); Passarinho Verde (Paraiso) , além de releituras de grandes clássicos.

O projeto Leyde & Laura  Viola Encanto de Mulher propõe dar voz ao gênero feminino na música caipira homenageando as cantoras que desbravaram esse gênero em um universo tipicamente masculino”, afirmou Laura. “Queremos mostrar o talento da nova geração que continua demarcando esse espaço.”

Mel Moraes abre a série de concertos na Penha. Foto Vinícius Suzuki

Carol Viola & Duda Cintra, Lizandra e Victória, Jéssica & Juliana e Mel Moraes dividirão o palco com Leyde & Laura, apresentando canções autorais e a força e o talento da nova geração. Durante todo o concerto haverá homenagens às mulheres pioneiras na canção caipira, entre elas Inezita Barroso, madrinha dos violeiros; As Galvão, irmãs que cantaram juntas por quase 75 anos; Helena Meirelles, que iniciou as apresentações no cenário musical já aos 65 anos e aos 69 anos entrou na galeria das 100 melhores guitarristas eleitos pela revista norte-americana Guitar Player, entre outras.

Obras que fizeram sucesso na década dos anos 1950 na voz de Inezita Barroso como Marvada pinga e Lampião de gás serão relembradas. Assim como Beijinho doce (Nhô Pai, 1945), clássico caipira lançado pelas Irmãs Castro, mas que ganhou o amor do público interpretado pelas As Galvão. De olho no telão, o público poderá conferir fotos de cantoras e de duplas que demarcaram e desbravaram a música caipira. 

Para antes do espetáculo com Lady & Laura, estão programas três apresentações na “faixa” (entrada franca). Em 1º de junho, a partir das 18 horas, Mel Moraes estará no Centro Cultural da Penha. No dia 2 de junho, às 18h30, será a vez de Lizandra e Victória, no Teatro Flávio Império. Por volta das 17 horas de 3 de junho, os holofotes passarão a iluminar Jéssica e Juliana, no Teatro da Subprefeitura da Penha.

Carol Viola & Duda Cintra, umas das grandes revelações da música de raiz. Foto: Gustavo Napoleão

Pioneiro no Estado de São Paulo no incentivo ao protagonismo da mulher no cenário da música caipira de raiz, o projeto Leyde & Laura – Viola Encanto de Mulher propõe o diálogo entre o novo e o já consagrado neste gênero dentro do cenário feminino. Em sua primeira edição, o projeto foi idealizado por Volmi Batista e realizado pelo Clube do Violeiro Caipira, em Brasília (DF). A ideia é destacar violeiras de várias gerações, e de todo o Brasil, e as suas lutas para cantar e tocar viola, e ajudar a mostrar a a beleza, a diversidade e a pluralidade das duplas caipiras. Leyde & Laura – Viola Encanto de Mulher foi contemplado pelo Edital de Apoio a Projetos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Lizandra e Victoria vão representar Nova Odessa, cidade paulista

Serviço:

Projeto Leyde & Laura – Viola Encanto de Mulher

04/06 sábado às 14h , Leyde e Laura – Viola Encanto de Mulher/Local: Praça do Rosário, Penha, São Paulo: atrações: Mel Moraes, Lizandra & Victória, Jéssica & Juliana, Carol Viola & Duda Cintra e Leyde & Laura

01/06 – quarta-feira  às  18h,  Mel Moraes, Centro Cultural da Penha, Largo do Rosário, 20

Quinta-feiraàs 18:30Lizandra & Victória, Teatro Flávio Império,  Rua Professor Alves Pedroso, 600, Cangaíba, São Paulo

03/06 – sexta-feira  às 17h,  Jéssica & Juliana no Teatro Subprefeitura da Penha, Rua Candapuí, 492, Vila Marieta, São Paulo

Acessibilidade : Intérprete de Libras

Transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube: https://www.youtube.com/c/LeydeeLauraa  

Acompanhe as Redes Sociais:

Facebook:https://www.facebook.com/leydeelauraviolaencantodemulher/?ref=pages_you_manage

Instagram: https://www.instagram.com/leydeelauraoficial/?hl=pt-br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.