1560-Grupo Raízes de Atibaia (SP) lança álbum comemorativo aos dez anos de estrada em defesa da cultura caipira

#MPB #ViolaCaipira #ViolaInstrumental #ViolaBrasileira #Atibaia #EstânciaTurísticadeAtibaia #CulturaPopular 

O Grupo Raízes de Atibaia lançará no sábado, 30 de julho, o segundo álbum da trajetória que marca já dez anos de estrada. O disco é totalmente autoral e reafirma o compromisso dos músicos de promover a defesa da música e da cultura caipiras que são traços identitários da aprazível cidade localizada no Interior de São Paulo a 66 quilômetros da Capital. Nesta década de trabalho, o Raízes de Atibaia foi premiado como Ponto de Cultura em 2018 pelo então Ministério da Cultura em reconhecimento dos seus esforços pela causa. O disco tem 10 faixas e seu concerto de lançamento será no Cine Itá Cultural em 30 de julho, a partir das 20 horas, sem cobrança de ingresso. O endereço é Rua Visconde do Rio Branco, 51, Centro,

O álbum foi gravado com recursos próprios do grupo e apoio da Prefeitura de Atibaia. A capa é assinada por Yuri Sopa.

Criado pela Secretaria de Cultura e Eventos em 2011 e inserido no projeto Educando com Música e Cidadania, o grupo Raízes de Atibaia é formado por Rafael Cardoso (regência e direção musical); Antonio Nascimento, Celi Leite, Djalma Garcia, Gabi Targa, Gil Diniz, Johnatan Bueno, Mario Júnior, Ruth Rubbo e Sergio Doratiotto (violas caipira); Eliana dos Reis (sanfona) e Rafael Cardoso e José Pereira (violões). A produção executiva é de Ruth Rubbo.

 

O foco dos músicos é o resgate, o fomento e a divulgação da música caipira, pilares que sustenta por meio do trabalho de pesquisa um repertório repleto de canções de autores paulistas em sua essência, além de obras instrumentais. Sob a regência de Rafael Cardoso, o grupo promove ensaios e aulas na Casa da Cultura Jandira Massoni (com apoio da Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura da Estância de Atibaia) para aprimorar técnicas de domínio dos instrumentos e teoria musical, além de oferecer um curso de viola caipira gratuito e aberto ao público de todas as idades.

Em 2014, o Raízes de Atibaia desenvolveu projeto pioneiro de resgate, transcrição e digitalização de peças compostas por autores nascidos em Atibaia disponíveis s desde 1932. O projeto foi selecionado pelo ProAc Edital da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O grupo já se apresentou em palcos importantes como a Virada Cultural Paulista, Museu da Casa Brasileira e Jockey Club de São Paulo. Em 2017, lançou o primeiro álbum, também premiado pelo ProAc com obras instrumentais de compositores atibaianos e ícones do cancioneiro caipira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.