#MPB #MúsicaCaipira #ModaPaulista #ViolaBrasileira #ViolaCaipira #Sanfona #Violão #BarãoGeraldo #Campinas #CulturaPopular
Composições reúnem clássicos da música caipira que revisitam Angelino de Oliveira, Tonico e Tinoco, Cascatinha & Inhana, Arlindo Pinto e Mario Zan, Josino Medina, Doroty Marques, mais canções autorais dos dois mais recentes anos
Ritmos tradicionais como cururu, toada e chamamé vestem a poesia brejeira de Origens, álbum autoral que o Quarteto Caipira Paulista lançará com entrada franca neste domingo, 18 de setembro, a partir das 11 horas, no Centro Cultural Casarão de Barão Geraldo, situado em Campinas (SP). Formado por Daísa Munhoz (voz), Levi Ramiro (viola caipira), Manu Saggioro (violão e voz) e Rogério Plaza (sanfona), o Quarteto Caipira Paulista surgiu em 2020 e interpreta clássicos da música caipira com a proposta de resgatar e preservar a história raiz do Interior de São Paulo. Contemplado pelo ProAc Editais 2021, Origens já está disponível nas plataformas digitais.
O repertório inclui clássicos caipiras que marcaram as décadas entre 1940 e 1970 como Tristeza do Jeca (composta em 1918 por Angelino de Oliveira, da cidade de Botucatu); Chico Mineiro (famosa composição de Tonico e Tinoco, nascidos nas cidades de Pratânia e São Manuel); Chalana (obra conjunta de Arlindo Pinto com Mário Zan, crescido em Catanduva); e o trio clássico das lendas paraguaias: Índia, Meu Primeiro Amor e Anahí (recolhido por José Fortuna, cidadão de Itápolis, e eternizado por Cascatinha & Inhana, dupla das cidades de Araraquara e de Araras, respectivamente).
Para além de resgatar tradições da música caipira paulista, Origens é uma aposta no futuro, uma proposta de reinvenção e de criação que traz toda essa riqueza cultural para composições contemporâneas, com assuntos urgentes como preservação do meio ambiente e luta indígena pela terra. Canções do como Mãe nas Manhãs (Levi Ramiro/João Arruda), Céu de Belezas (Manu Saggioro/Levi Ramiro), Tawaraná (Josino Medina) e Origens (Doroty Marques) também fazem parte do repertório do concerto em Barão Geraldo.
O Centro Cultural Casarão (Casa de Cultura de Barão Geraldo) fica na Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Barão Geraldo, Campinas.
Assista o Quarteto Caipira Paulista: https://youtu.be/BTjpzgkx9WU?t=368 ou https://youtu.be/fMojfYlRpsE
Ouça Origens nas plataformas digitais: https://tratore.ffm.to/origens-album
Acompanhe no Instagram @quartetocaipirapaulista