1596 – Casa paulistana de espetáculos apresenta até 11 de dezembro musical sobre a trajetória de Sidney Magal (RJ)

#MPB #Teatro #Musical #CulturaPopular

A montagem está em cartaz no Teatro Porto Seguro e se baseia em livro que detalha os 50 anos de carreira do cantor carioca autor de sucessos como Amante latino, Sandra Rosa Madalena e Meu sangue ferve por você.

*Com Cristiane Aguilera, Mídia Brazil Comunicação Integrada

Em cartaz desde 21 de outubro no Teatro Porto Seguro, situado na cidade de São Paulo, está chegando ao final a temporada do musical Sidney Magal: muito mais que um Amante Latino . A montagem poderá ser assistida até 11 de dezembro, com abertura das cortinas às sextas-feiras e aos sábados, às 20 horas, e aos domingos, mais cedo, a partir das 17 horas, e coloca sobre os holofotes a vida do icônico cantor em espetáculo baseado na biografia de Bruna Ramos da Fonte. A obra foi lançada em comemoração aos 50 anos de carreira de Magal. O ingresso poderá ser comprado com acesso à plataforma Sympla.

Sidney Magal é o nome artístico do carioca Sidney Magalhães, que além de cantor, é ator, dançarino e dublador, atualmente com 72 anos de idade. Débora Dubois, diretora do musical, contou que o espetáculo pretende com humor mostrar um homem “de grande coração, simples e doce e que arrastou uma legião de fãs por onde passou”. Ainda segundo Débora, “nessa saga, recheada de músicas e de grandes atuações, a plateia vai se emocionar e se encantar”. Juan Alba, ator com passagens por novelas levadas ao ar pelas principais emissoras do país, ao lado de Luís Vasconcelos, interpretam Magal em diferentes fases da sua trajetória. As cenas revelam bastidores do ser humano que há por detrás do consagrado Amante Latino, uma das suas mais populares músicas .

De acordo com Caique Vandera, maestro que há 26 anos acompanha o ídolo, o público viajará não apenas por uma retrospectiva da carreira de Magal — desde os primeiros programas de televisão e de sua primeira gravadora e passagem pela Itália –, mas também descobrirá de onde vêm as influências e quem é importante dentro do círculo íntimo do autor de Meu sangue ferve por você. Entre estas pessoas, há a mãe, Dona Sônia, que apesar de brilhante cantora de rádio, abandonou a carreira para não confrontar  padrões impostos às mulheres da época.

Entre os sucessos que embalam a plateia e estimula fãs a cantarem com os atores durante o musical o repertório inclui releituras de Meu sangue ferve por você, Amante latino, Tenho, Sandra Rosa Madalena e Me chama que eu vou, que são mescladas a músicas de Maysa, Caetano Veloso, Elis Regina, Gilberto Gil e de Wanderley Cardoso, entre outros cantores. Esta trilha sonora impecável ilustra momentos vividos por Magal e, de quebra, é complementada por mais duas músicas, inéditas, escritas pela biógrafa Bruna Ramos da Fonte e musicadas pelo maestro. “Acredito que conseguimos injetar uma dose boa de Magal nos duetos que vão sensibilizar o público”, informou Vandera, responsável pela direção musical.

O elenco, além dos dois protagonistas no papel de Sidney Magal, conta também com a atriz uruguaia Yael Pecarovich (dona Sônia); Joaz Campos (Darcy, pai de Sidney Magal); Flávia Strongolli (Magali, esposa do cantor carioca); Breno Manfredini (que faz o produtor argentino Roberto Livi); Jéssica Stephens (no papel da cantora Elizeth Cardoso) e Fernando Vieira (que interpreta Vinícius de Moraes, Roberto Menescal, Chacrinha e Fausto Silva, o Faustão). “Estes artistas muito talentosos estão profundamente envolvidos com os seus papéis, com os personagens aos quais dão vida e isso resulta em uma entrega fora do comum”, disse Bruna Ramos da Fonte, que ainda é responsável pela adaptação dramatúrgica do musical.

Sidney Magal em 1979, no início de sua carreira, e atualmente (na foto acima, de Marcos Hermes) consagrado como um dos mais carismáticos cantores populares do país

O figurino é outro ponto alto do musical e busca na variedade de cores refletir o brilho de Sidney Magal, cujo modo de se apresentar vestido ditou moda inclusive entre crianças. As roupas passaram por processo de árdua e pesquisa e o conjunto é assinado por Fábio Namatame, um dos mais premiados figurinistas do teatro brasileiro. Namatame preparou um álbum como fotos de todas as fases do artista e, ao confeccionar as peças, valeu-se, sim, da sua liberdade criativa, mas se inspirou no estilo, no corte, nos tecidos, e na estrutura dos figurinos do ídolo. “Sidney Magal possui um figurino tão interessante que facilitou o trabalho, só precisei deixá-lo mais exuberante, dando um toque a mais de texturas e brilhos”. Namatame coleciona neste ofício troféus como o da Shell, da Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais (Apetesp) e o da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Sidney Magal: muito mais que um Amante Latino foi Idealizado por Paulo Del Castro, que também coordena o projeto, com direção de produção confiada a Edinho Rodrigues. A realização do espetáculo é uma coprodução da Brancalyone Produções e da Tiarajú Produções Artísticas e Culturais. “Sidney Magal faz parte do nosso imaginário e assim será para sempre. Desde a sua primeira aparição conquistou a todos com o seu carisma e talento inigualáveis. Ter a oportunidade de homenagear não apenas o ídolo, mas o ser humano, o cidadão, o pai de família, uma das pessoas mais amadas do país é uma honra, um presente e uma responsabilidade”, observou Paulo Del Castro.

O Teatro Porto Seguro fica na Alameda Barão de Piracicaba, 740, no bairro paulistano dos Campos Elíseos, no qual cabem até 508 lugares. Para assistir ao espetáculo de 2h15 é necessário ter a partir de 12 anos. O preço do ingresso varia entre R$ 25,00 e R$ 90,00, valores que incluem frisa e balcão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.