1601 – Valdir Verona (RS) regrava em dois epês, com novos arranjos, composições de seus dois primeiros álbuns da carreira

#MPB #MúsicaInstrumental #MúsicaGaúcha #ViolãoBrasileiro #Viola10Cordas  #Viola9Cordas  #ViolaInstrumental #CaxiasdoSul #CulturaPopular

O cantor e compositor Valdir Verona, violeiro dos mais tarimbados do país, residente em Caxias do Sul (RS), brindou amigos e fãs no apagar das luzes de 2022 com o lançamento de novos epês nas plataformas digitais. Primeiras Composições – gravações originais, traz temas instrumentais extraídos de Acordes ao Vento (1995) e Tons da Terra (2000), discos com as primeiras obras compostas por Verona, na década de 1990 e começo de 2000.  Primeiras Composições – regravações apresenta músicas instrumentais e canções rearranjadas e regravadas, agora de álbuns posteriores a 2009 (Ad Libitum – Ária Trio; Uma Viola ao Sul, 2010; Na Estrada, 2013; e O Violeiro e o Poeta, 2017).

Em mais de três décadas de trajetória, Valdir Verona se consolidou no cenário nacional como músico capaz de resgatar a força e a beleza da viola nos pampas, atuando simultaneamente como pesquisador, produtor musical e professor dos mais requisitados do instrumento, gravando canções ou músicas instrumentais tanto em dez, como em nove cordas, mas sem jamais deixar de valorizar ritmos nativos. Afora trabalhos em parceria com Rafael de Boni (Duo Viola e Acordeon) e, mais recentemente, com o grupo Violas ao Sul, entre outros projetos que vão desde recitais, shows, composições, arranjos, gravações, edições de partituras e tablaturas.

Verona foi contemplado com o Prêmio Excelência da Viola Caipira em duas edições, indicado ao Prêmio Açorianos de Música em três oportunidades (pelos discos Encontro das Águas, Uma Viola ao Sul e Na Estrada); participou em diversos festivais, tanto regionais, quanto nacionais, e gravou sete álbuns solo mais discos portanto, que os títulos brasileiros conquistados pelo Internacional que, aliás, está na seca há 43, 43 anos!

O violeiro Verona também é autor de livros didáticos voltados aos cordofones, com destaque para seus 14 Estudos Progressivos  Violão Campeiro, publicado em 2002, hoje referência para o violão brasileiro; Gêneros Musicais Campeiros no Rio Grande do Sul ensaio dirigido ao violão; e Ritmos Campeiros no Rio Grande do Sul Viola de 10 Cordas, além de outras obras de partituras para violão e viola brasileira.

A discografia de Valdir Verona é rica,  quer seja pelos discos autorais, quer pelas participações em outros projetos, como o Ária Trio (Ad Libitum) ou o Duo de Viola e Acordeon, juntamente com o músico Rafael De Boni, e também do projeto Violas ao Sul. Recentemente lançou Viola de 9 Cordas Rio Abaixo, este para viola de dez cordas, e Girassol, cujas faixas gravitam em torno de um sol neste caso, a nota Sol, que é a tônica da afinação Rio Abaixo usada na viola de 10 cordas. As composições em Girassol, embora em diferentes modos e estilos, têm essa particularidade e foram lançadas em formato de singles— entre os quais uma adaptação para viola da peça Españoleta, de Gaspar Sanz, composta originalmente para guitarra barroca e uma versão solo do Chamamé Blues #2, composta com Oly Jr, parceiro de Verona, ao lado de Angelo Primon e Mario Tressoldi, do quarteto Violas ao Sul. Valdir Verona toca viola de 10 cordas em todas as faixas, cujo repertório reúne, ainda, além das duas citadas acima, Melodia Insistente, Aires de Andalucia e Dunas. A arte da capa é de Katya Teixeira, a partir de fotografia de João Evangelista Rodrigues. A formatação da capa do e-book coube a Marcos Malacarne, com produção de Valdir Verona e realização da Viola Sul Produções. O técnico de gravações, Eleandro Stuermer, é do E-Music Estúdio.

Saiba mais sobre Valdir Verona e leia ouros conteúdos a ele relacionados aqui no Barulho d’água Música ao visitar o link abaixo. 

https://barulhodeagua.com/tag/valdir-verona/

Clique na palavra destacada abaixo e ouça o programa Revoredo, com Valdir Verona, levado ao ar pela USP FM, em 8 de abril de 2022, com apresentação do maestro José Gustavo Julião Camargo:

Ritmos Campeiros

Projeto Primeiras Composições: Gravações Originaishttps://tratore.ffm.to/-vp5

Regravaçõeshttps://tratore.ffm.to/-vp6

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.