#MPB #Samba #Ubatuba #Atibaia #SãoJosédosCampos # SãoPaulo #SãoLuizdo Paraitinga #Taubaté #CulturaPopular
*Com Luciana Gandelini (11) 99568-8773
Projeto com apresentações gratuitas circulará por diversas cidades paulistas para enfatizar a pouco valorizada influência feminina na história do gênero
O Parque Vicentina Aranha, localizado em São José dos Campos, cidade da porção paulista do Vale do Paraíba a cerca de 100 quilômetros da Capital, pulsará a partir das 10h30 de domingo, 26 de março, ao som do Grupo Luara Oliveira e as Comadres, protagonistas do projeto Samba de Maria. O palco para acolher a apresentação gratuita de 80 minutos será um dos seis pelos quais ela passará até 19 de maio, após ser levada a Ubatuba (onde estreou) e Atibaia, em 4 e 11 de março, respectivamente. A temporada circulará neste período contemplada pelo Edital 16/2022, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e ProAC.
Samba de Maria presta tributo à influência das mulheres e quer aumentar a visibilidade da força feminina na música popular brasileira, notadamente no samba. O projeto foi idealizado em rodas de samba promovidas na Ilha dos Pescadores, na cidade litorânea de Ubatuba (SP), pelo grupo Luara Oliveira e as Comadres com o objetivo de cantar e celebrar a vida e a contribuição de compositoras, ritmistas, intérpretes e trabalhadoras do samba. Elas são Ivones, Jovelinas, Ciatas e tantas Marias que não podem ser apagadas ou esquecidas, defende a cantora, compositora e multi-instrumentista Luara Oliveira, que atua em parceria com as instrumentistas cofundadoras Marilua Azevedo, Raquel Nascimento e Ludmila Santos.
A participação das mulheres na história do samba “sempre foi essencial, mas muitas vezes pouco reconhecida”, ponderou Luara, que lamenta ainda ser preciso “provar” que elas podem ocupar espaços tradicionalmente dominados por homens. Para tentar quebrar este paradigma, Samba de Maria é organizado e realizado majoritariamente por mulheres, as quais se revezam como produtoras, cenógrafas, instrumentistas, cantoras e compositoras. “Somos sensíveis e fortes, mulheres que se juntaram para homenagear outras como nós que se tornaram referências para a música popular brasileira, deixando seu legado para que novas gerações pudessem obter mais e mais êxito, espaço e reconhecimento”, prosseguiu Luara. “Reconhecer que a mulher está inserida em todo o processo do samba, não como coadjuvante, é um passo essencial para a diminuição da descriminação no meio artístico.”
Além das apresentações sempre com entrada franca e que também chegará às cidades de São Paulo, São Luiz do Paraitinga e Taubaté, Samba de Maria pretende ajudar a fortalecer a cadeia produtiva do gênero que constitui uma das identidades do Brasil à medida que revelará sambistas, remunerará profissionais capacitadas e reafirmará o sentimento de pertencimento dessas artistas à cultura popular. “A mulher está onde ela quiser”, orgulha-se Luara. “E elas estão, como nunca, no samba.”.
Para mais informações sobre o projeto Samba de Maria, cuja produção executiva e a coordenadoria geral cabe a Luciana Passarini, consulte: www.instagram.com/luaraoliveira_oficial/
AGENDA DO PROJETO SAMBA DE MARIA
26 de março, domingo, 10h30
Parque Vicentina Aranha/Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302, Vila Adyana, São José dos Campos (SP)
8 de abril, sábado, 22h
Praça Oswaldo Cruz (Coreto Elpídio dos Santos, São Luiz do Paraitinga (SP)
14 de abril, sexta-feira, 22h
Centro Cultural Os Capoeira/rua Belmiro Braga, 186, Pinheiros, bairro de São Paulo (SP)
19 de maio, 20h
Sesc Taubaté/avenida. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Taubaté (SP)
Ficha Técnica: Musicistas – Luara de Oliveira, Raquel Nascimento, Ludmila dos Santos, Marilua Azevedo Soares, Laura Do Cavaco e Raquel D’Ávila | Produção Musical: Luara Oliveira | Produtora executiva e coordenadora geral: Luciana Passarini| Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini
SANTA AJUDA! Ajude o Barulho d’agua Música a se manter ativo: colabore, a partir de R$ 20, com nossa campanha pela Catarse em busca de assinantes! Ou envie um PIX de acordo com suas possibilidades!
Link da campanha:
https://www.catarse.me/barulhodeaguamusica
Leia também aqui no Barulho d’água Música: