1627 – Recordista brasileiro de prêmios em festivais de viola caipira, Bilora lança quinto álbum da carreira

#MPB #ViolaCaipira #ViolaBrasileira #CulturaPopular #MinasGerais #SantaHelenadeMinas #Contagem

Com 14 faixas, Viola Orgânica celebra várias parcerias, traz participações especiais e foi gravado com recursos próprios e do Fundo de Cultura de Contagem , cidade, onde será a apresentação

O cantor e compositor Bilora, um dos principais violeiros do país, será atração no domingo, 21 de maio, do Parque Ecológico do Eldorado, situado na cidade de Contagem (MG). Recordista na história dos festivais nacionais de viola caipira com mais de 150 prêmios, Bilora protagonizará a partir das 11 horas concerto de lançamento de Viola Orgânica, quinto álbum da carreira e que inclui entre as 14 faixas algumas já premiadas. Viola Orgânica traz parcerias e participações do cantador baiano Álison Menezes (Viola vai, Viola vem), do indígena maxakali Rogério Maxakali (Myn Yan Espinho) e do também violeiro e mineiro Wilson Dias (Estrela Guia). O autor destacou que o disco (em cuja capa do formato físico ele canta observado atentamente pelo simpático Chico, cão de estimação de uma sobrinha) propõe a necessidade de valorizar a simplicidade e a pureza dos universo pessoal e interpessoal, tanto no que diz respeito à saúde, por exemplo, como, ainda, à preservação do meio ambiente, passando pela relação com a cultura e as tradições que definem nossa identidade e se fundamentam como valores humanos.

Valmir Ribeiro de Carvalho/Bilora nasceu em Santa Helena de Minas, situada no Vale do Mucuri, próxima à divisa com o Sul da Bahia e do Vale do Jequitinhonha. Na região onde nasceu Bilora teve estreito contato com manifestações da cultura popular como folias, batuques, cantigas de roda, contradanças, festas juninas e cordéis, experiências que ajudaram a moldar seu perfil artístico. Atualmente, reside em Contagem, um dos mais importantes munícipios das Minas Gerais. Formado em Letras, fora dos palcos atuou como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no interior de Minas Gerais e Oficina de Música. É um dos criadores e ex-presidente da Associação Nacional dos Violeiros do Brasil (ANVB) em cujo posto colaborou Brasil afora com a promoção de encontros de violeiros e seminários em torno do instrumento de dez cordas. Em 2018 estreou como escritor ao publicar Certa Feita… Causos do Vale do Mucuri, que reúne histórias, costumes e lendas de sua região natal.

Entre os troféus arrebatados que integram a coleção (Bilora os garimpou por Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás) consta o relativo ao terceiro lugar do Festival de Compositores, o último organizado pela Rede Globo, em 2000, quando concorreu com Tempo das Águas. Outro destacado é o Canta Minas/95, no qual faturou três prêmios oferecidos pela Rede Globo Minas. Bilora também venceu as duas edições do festival Canto das Águas de Três Marias (MG), em 2008 e em 2010, e o Fampop/2005 em Avaré (SP). Em 2014 levou para casa a estatueta de campeão do Festival de MPB de Ilha Solteira (SP), três anos depois de ser um dos selecionados pelo Projeto Música Minas Intercâmbio Internacional para shows em Buenos Aires (Argentina).

Espetáculo que os seis violeiros que formavam o VivaViola apresentaram em 23 de novembro de 2013 na Sala SP da Praça das Artes. Gustavo Guimarães, Bilora, Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias e o saudoso Joaci Ornelas (Foto: Marcelino Lima/Averbo Barulho d’água Música)

Viola Orgânica abriu as tradicionais audições dos sábados pela manhã neste dia 6 aqui no Solar do Barulho, na Estância Turística de São Roque, Interior paulista. Além deste novo álbum, a discografia é formada por De Viola e Coração; Tempo das Águas; Nas Entrelinhas; e Balanciô este dedicado a composições sobre a região natal e com participações da comunidade local, do filho Djavan Carvalho (Djah) e de índios Maxakali. O disco recebeu o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira como melhor de viola em 2013.

Músicas de Bilora foram gravadas por variados músicos, grupos, corais e orquestras do país e algumas de suas composições enriquecem dezenas de álbuns coletivos. Participou como um dos ases do projeto VivaViola Sessenta Cordas em Movimento, ao lado de Wilson Dias, Gustavo Guimarães, Pereira da Viola, Chico Lobo e o hoje saudoso Joaci Ornelas. Quem seguiu o projeto Causos e Violas das Gerais do SESC/MG, que percorre o Interior do estado de Minas Gerais, também conheceu o valor do trabalho de Bilora, compositor que preza pelo valor poético de suas letras juntando-as ao universo da cultura popular e da viola caipira.

Capa de Viola Orgânica, novo disco de Bilora, com destaque para o cão Chico compenetrado no violeiro (Foto: Élcio Paraíso Bendita)

No concerto de lançamento em 21/5 Bilora tocará violas caipiras e ukulelê acompanhado por André Oliveira (baixo, violão e vocais); Analu Braga (percussão e vocais) e André Siqueira (flautas). O endereço do Parque Ecológico de Contagem é rua Paineiras, 753, bairro Eldorado, Para mais informações há o telefone 31 98891 5027e as páginas de mídias sociais ao final deste texto. Para ouvir Viola Orgânica basta visitar o link https://youtu.be/-qb4KdoVBvc

https://www.facebook.com/biloravioleiro/

Instagram: @biloravioleiro

https://www.youtube.com/c/biloravioleiro

Leia mais sobre Bilora ou conteúdos a ele relacionados aqui no Barulho d’água Música ao visitar o link abaixo:

https://barulhodeagua.com/tag/bilora-violeiro/

Leia pelo link abaixo a entrevista que Bilora concedeu ao jornalista Antonio Carlos da Fonseca Barbosa publicada pela Revista Ritmo Melodia em 1º de dezembro de 2021

https://ritmomelodia.mus.br/entrevistas/bilora/

SANTA AJUDA!  Apoie o Barulho d’água Música e o ajude a se manter ativo: colabore, a partir de R$ 20, com nossa campanha pela Catarse em busca de assinantes! Ou envie um PIX de acordo com suas possibilidades!

Link da campanha: 

https://www.catarse.me/barulhodeaguamusica

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.