#ViolaCaipira #ViolaInstrumental #BeloHorizonte #Beagá #MG #MinasGerais #MinasNovas/MG #Pirapora/MG #Turmalina/MG #CulturaPopular #MPB #MúsicaCaipira #MúsicaInstrumental #MúsicaLatinoAmericana
Cantores vão embalar a hora do almoço com canções autorais em concerto do tradicional projeto elaborado pela Picuá Produções, com entrada franca, marcado para o Centro Cultural da Lagoa, situado no bairro Itapoã
*Com Lilian Macedo
Preservar valores da cultura popular e das tradições do país se tornou cada vez mais importante à medida que desejamos manter sólidas conexões com as raízes que formam a diversificada identidade do brasileiro. Depois do distanciamento forçado no auge da pandemia da Covid-19, aos finais de semana resgatar a boa música entre familiares, ainda mais temperados com música de viola caipira, propicia a oportunidade de curtir um “calorzinho” a mais. E de graça é ainda melhor! Esta é a proposta da Picuá Produções Artísticas com as apresentações programadas para o 6º Viola de Feira – Circulação nos Centros Culturais, projeto que conta com recursos da Lei Municipal de Belo Horizonte (MG) de Incentivo à Cultura nº 2194/2021 e patrocínio do Instituto Hermes Pardini S/A.
O Viola de Feira é idealizado por Nilce Gomes e Wilson Dias. Neste ano as rodadas, presenciais, sempre a partir das 11 horas, começaram em 26 de março. Violeiros de Minas Gerais e de outros estados convidados pelo casal embalam a hora do almoço com concertos de música raiz em ambiente de feira livre como farão os próximos a subirem ao palco: Rodrigo Delage e Ivan Pestana, escalados para entreter a plateia no Centro de Referência e Cultura Popular Tradicional Lagoa do Nado, no domingo, 28 de maio. Conforme o formato dos concertos, as atrações se revezarão no palco com o intuito de conectar gerações, estilos, pesquisas e estudos que revelam sob a ótica de cada uma a versatilidade e a riqueza da viola caipira — instrumento que recentemente foi alçado a patrimônio cultural e imaterial de Minas Gerais.
Rodrigo Delage Delage (voz e viola caipira) estará acompanhado por Ricardo Cheib (percussão). Delage nasceu em Belo Horizonte e morou em algumas cidades do Interior de Minas Gerais, dentre as quais Pirapora, às margens do Rio São Francisco. Com quatro discos próprios lançados e músicas utilizadas em variados documentários e programas de televisão, é nome importante da viola brasileira contemporânea. Em 2003, gravou Viola Caipira Instrumental, com a participação dos violeiros Pena Branca (parceiro de Xavantinho) e Chico Lobo, eleito o melhor disco de viola do ano pelos organizadores do Prêmio Nacional de Excelência da Viola Caipira, de iniciativa da Revista Viola Caipira, publicação nacional sobre o gênero. A publicação também que conferiu a Delage o troféu de vencedor da categoria melhor violeiro. Seu mais recente álbum, Périplo – Viola Caipira, conta com direção musical de Geraldo Vianna e se destaca por belas composições, dentre as quais a canção na qual adaptou versos da obra do poeta mato-grossense Manoel de Barros, além de regravar composições de Tom Jobim e de Jorge Drexler. As faixas ainda incluem parcerias com João Evangelista Rodrigues, Mourão Martinez e Rafa Duarte, mais as participações especiais de Fernando Sodré e João Araújo.
Ivan Pestana é músico, cantor e compositor com berço em Minas Novas (MG), representante da música regional do Vale do Jequitinhonha com obra em dois discos acessíveis nas plataformas digitais. Ele direciona a carreira por meio do projeto Violas do Jequi para celebrar a beleza das cantigas de roda, jogos de versos e cantos folclóricos tradicionais da região. Em sua apresentação terá o auxílio do violonista Edu do Vale, conterrâneo de Turmalina (MG). A foto de Pestana utilizada nesta matéria é da Moovie Comunicações.
O Centro de Referência e Cultura Popular e Tradicional da Lagoa do Nado fica na rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã, Belo Horizonte. Para mais informações há o número de telefone 31 98515-7122.
Saibam mais sobre a música produzida em Minas Gerais e conteúdos a ela relacionados aqui no Barulho d’água Música ao visitar o link abaixo:
https://barulhodeagua.com/tag/minas-gerais/
SANTA AJUDA! Ajude o Barulho d’agua Música a se manter ativo: colabore, a partir de R$ 20, com nossa campanha pela Catarse em busca de assinantes! Ou envie um PIX de acordo com suas possibilidades!
O link da campanha é
https://www.catarse.me/barulhodeaguamusica